O que acontece se você não deixar o celular em modo avião no voo?

Todo mundo sabe das exigências das companhias aéreas e nem adianta tentar arrumar confusão quando a aeromoça pede para deixar o celular desligado ou em modo avião durante o voo. Mas, o que realmente pode acontecer se você ou qualquer outro passageiro esquecer o celular ligado? E se atender uma ligação, será que o avião pode cair?

Muito mitos e boatos giram em torno desse assunto desde quando os celulares (e os aviões) se tornaram coisas comuns a nós. Há até histórias que foram relatadas pela imprensa, ligando o fato de um passageiro atender uma ligação no momento do pouso e, fatalmente, um acidente acontecer e matar todos os que estava na aeronave.

Mas, a dúvida que fica é: será que o assunto é mesmo tão drástico? Será que um único celular que não esteja em modo avião é mesmo capaz de causar algo tão grandioso quanto a queda de uma aeronave?

2

Modo avião x boatos

Conforme especialistas em aviação, a resposta para todas essas perguntas é simples: não! Um avião não vai cair porque o celular ficou ligado. Mas há possibilidades das ondas eletromagnéticas de celulares e eletrônicos, fora do modo avião, interferirem na comunicação do avião com a torre de comando e até mesmo de intervirem nos instrumentos da aeronave.

6

O problema, no entanto, é que isso tudo também não passa de uma tese. A hipótese é bem remota e, para a loucura dos que adoram contestar as ordens do “modo avião”, nunca foi comprovada por qualquer tipo de estudo.

Conforme pilotos e estudiosos do assunto, a única coisa que pode acontecer comprovadamente, embora também seja uma raridade, é um desconforto sonoro causado pelo aparelho celular ligado. Dizem que é possível que o celular fora do modo avião cause um barulho agudo e irritante como o causado pela microfonia. Sabe como é?

1

Nesse caso, durante momentos críticos do voo, como decolagem e pouso, esse som poderia atrapalhar, distraindo os pilotos ou mesmo impossibilitando que eles ouçam os comandos da torre. Esse é o grande risco.

Modo avião pouco confiável

Mesmo que a tecnologia dos eletrônicos esteja cada vez mais avançada e torne essa possibilidade de interferência sonora cada vez menor, não dá para garantir que o problema não acontecerá. É por isso que o modo avião é solicitado aos que estão dentro da aeronave.

7

No entanto, o professor do Departamento de Engenharia Aeronáutica da Escola de Engenharia de São Carlos, James Waterhouse, comenta que apesar de todas as especulações, a verdade é que o modo avião dos celulares não é muito confiável. Isso porque os equipamentos domésticos não são testados de forma tão rigorosa quanto os dos aviões e é por esse motivo que em decolagens e pousos o mais aconselhável mesmo é desligar celulares, tablets, notebooks e outros eletrônicos.

Entendeu? Pelo sim, pelo não, melhor mesmo é seguir as instruções da companhia aérea e evitar transtornos.

5

Agora, se você ainda não estiver cansado de assuntos polêmicos com relação aos aviões, você também pode conferir essa outra matéria e se preparar para ficar chocado com a diferença da comida servida na classe executiva e na classe econômica. Interessante, não?

Fontes: UOL, Superinteressante, Metro