O que acontece se você parar de usar xampu nos cabelos?

Você pode até não lavar seus cabelos todos os dias, mas, com certeza, sabe que é preciso manter os fios limpos para evitar a oleosidade e os odores desagradáveis. E, para limpar os cabelos, todo mundo usa xampu, de preferência daqueles que fazem muita espuma, não é mesmo?

Mas, e se por acaso você resolvesse parar de usar xampu, o que será que aconteceria? Será você conseguiria manter os cabelos limpos de alguma forma sem o produto convencional?

A pergunta parece estranha, a gente sabe, e a resposta é ainda mais bizarra: se você parar de usar xampu seu cabelo fica mais saudável! Pelo menos é isso o que a britânica Kayleigh Conay, de 28 anos, concluiu depois de ficar uma ano inteiro sem lavar os fios com o produto.

E, se você pensa que isso é tudo está completamente enganado. Kayleigh ficou famosa na internet também por ter abandonado os condicionadores. Segundo ela, depois do período de desintoxicação total dos fios, o cabelo ficou mais grosso, saudável e menos oleoso. Dá para acreditar?

Desintoxicação: o pior de parar de usar xampu

Mas, ao contrário do que possa parecer, não foi fácil conseguir se libertar dos produtos. Kayleigh conta que, nas primeiras oito semanas, os fios ficaram pesados e extremamente oleosos.

Mesmo assim, a moça não desistiu de se libertar da química destes cosméticos e continuou decidida a parar de usar xampu. Ao longo desse tempo, na hora do banho, ela tentou substituir o xampu por vários produtos alternativos, com menos química, como vinagre, bicarbonato de sódio, argilas, dentre outros.

Depois de alguns meses, no entanto, quando Kayleigh já havia se livrado de todos os resíduos químicos dos xampus e condicionadores, as transformações positivas nos fios começaram a aparecer. Ao invés da oleosidade excessiva, seus cabelos ficaram saudáveis, brilhantes, com mais volume e começaram até mesmo a crescer mais rapidamente.

É bom ou ruim?

E, se você acha que isso pode danificar os fios de alguma forma, fique sabendo que a mudança de hábitos é bem vista pelos especialistas. Dermatologistas, por exemplo, dizem que o xampu foi feito para o couro cabelo e não traz benefícios para os fios, especialmente pelo excesso de componentes químicos em suas fórmulas.

Já, sobre a experiência de Kayleigh, a ideia de parar de usar xampu não é algo que tenha partido dela. Existe um movimento que está se tornando bastante popular na Europa, chamado “No Poo” (sem xampu, em português), que prega que as pessoas deveriam parar de usar xampu pela saúde dos cabelos, pela preservação do meio ambiente e, claro, para economizar.

E você, teria coragem de radicalizar assim? Se você já tiver tentado aderir ao movimento ou conhecer alguém que faça parte dele não deixe de nos contar nos comentários.

E, agora que você já sabe o que acontece se você parar de usar xampu, que tal resolver um outro mistério também bastante curioso? Leia também: O que acontece se você parar de tomar banho?

Fonte: Área de Mulher