Curiosidades

O que é foie gras? Como é feito e porque é tão polêmico

Para quem não sabe o que é foie gras, trata-se de uma espécie de patê de fígado de pato. Muito apreciado na culinária francesa e muito polêmico também.

Os admiradores da culinária francesa conhecem ou já ouviram falar do foie gras. Mas, você sabe o que é foie gras? Em suma, trata-se de fígado de pato ou ganso. Iguaria muito utilizada na culinária francesa. Normalmente, é servido como patê com pães e torradas. Apesar de calórico, é considerado um alimento saudável. Pois, é cheio de nutrientes. Tais como, vitamina B12, vitamina A, cobre e ferro. Além disso, contém gordura monoinsaturada anti-inflamatória.

Contudo, o foie gras está na lista dos 10 alimentos mais caros do mundo. Onde o quilo custa cerca de R$300 reais. Ademais, o termo foie gras significa fígado gordo. No entanto, essa iguaria francesa gera muita polêmica em todo o mundo. Principalmente, com entidades protetoras de animais. Pois, o método de produção do foie gras é considerado cruel. Devido à forma que é obtida a iguaria, através da hipertrofia do órgão do pato ou ganso.

Durante o processo de produção, o animal é alimentado a força. De forma que quantidades significativas de gordura se acumulem em seu fígado. E todo esse processo pode durar entre 12 a 15 dias. Por isso, em algumas regiões do mundo, o uso do foie gras vem sendo proibido.

Origem da iguaria

Vegazeta

Apesar de a França ser o maior produtor e consumidor do foie gras, sua origem é mais antiga. De acordo com registros, os antigos egípcios já sabiam o que é foie gras. Pois, engordavam as aves através da alimentação forçada. Dessa forma, a prática logo se espalhou pela Europa. Sendo adotada primeiramente pelos gregos e romanos.

Posteriormente, já na França, os fazendeiros descobriram que o fígado de pato gordo era muito delicioso e mais atrativo. Pois, costuma colocar mais ovos do que os gansos. Além de serem mais fáceis de engordar, podendo ser abatidos antes. Devido a essa facilidade, o foie gras feito de fígado de pato é significativamente mais barato do que o feito com fígado de ganso.

O que é foie gras?

Olhar Animal

Para quem não sabe o que é foie gras, trata-se de iguaria de luxo francesa. E um dos alimentos mais caros do mundo. Mas, o que chama a atenção é a forma cruel como é obtido. Em suma, para a indústria de foie gras apenas os patos ou gansos machos são rentáveis. Dessa forma, as fêmeas são sacrificadas, assim que nascem.

Então, quando o pato ou ganso completa quatro semanas de vida, ele passa por um racionamento de alimentos. Dessa forma, por estarem famintos, eles devoram rapidamente o pouco de alimento que lhe é entregue. Isso é feito para que o estômago do animal comece a dilatar.

Com quatro meses começa a alimentação forçada. Primeiramente, o animal é trancado em gaiolas individuais ou em grupos. Ademais, são alimentados através de um tubo de metal de 30 cm, inserido na garganta. Então, a alimentação forçada é feita duas a três vezes por dia. Após duas semanas, a dose é aumentada até atingir 2 quilos de pasta de milho. Que o animal ingere por dia. Pois, o objetivo é que o fígado do pato ou ganso inche e aumente em até 50% seu nível de gordura.

Enfim, este processo é conhecido como gavage e, é feito durante 12 ou 15 dias, antes do abate do animal. Durante esse processo, muitos sofrem ferimentos esofágicos, infecções ou falta de ar. Podendo morrer antes de chegar a hora do abate. Portanto, mesmo que não sejam abatidos, os animais morreriam de qualquer forma. Afinal, seus corpos não suportariam as complicações causadas por esse processo cruel.

O que é foie gras: proibição

Veja

Devido à forma cruel como a iguaria foie gras é produzida, atualmente, é proibido em 22 países. Incluindo a Alemanha, Dinamarca, Noruega, Índia e Austrália. Ademais, nesses países a produção de foie gras é ilegal devido a crueldade do processo de alimentação forçada. Inclusive, em alguns desses países, a importação e consumo do produto é proibida.

Na cidade de São Paulo, a produção dessa iguaria da culinária francesa foi proibida em 2015. Entretanto, a proibição não durou muito. Dessa forma, o Tribunal de Justiça de São Paulo liberou a produção e comercialização do foie gras. Pois, apesar de toda luta realizada pelos ativistas na defesa desses animais. Que passam por esse processo cruel. Muitas pessoas não abrem mão da iguaria, que conquistou o paladar de muitas pessoas pelo mundo. Mesmo sendo um produto caro e envolto em polêmica.

Então, você já sabia o que é foie gras? Se você gostou dessa matéria, também pode gostar dessa: Comidas estranhas: os pratos mais exóticos do mundo.

Fontes: Hipercultura, Notícias ao Minuto, Animale Quality

Imagens:

Próxima página »

Escolhidas para você