O karma é um conceito presente em algumas religiões e filosofias orientais, ligado ao ciclo de vida, morte e renascimento dos seres. Seus princípios são fundamentais entre religiões do oriente, como hinduísmo, budismo e jainismo, por exemplo.
De acordo com os valores, a lei cármica diz que todas as ações surgem por causas e consequências de outras ações. Sendo assim, todas as coisas estão entrelaçadas por conexões de causa e efeito, o que significa que nada é aleatório.
No Ocidente, o conceito acabou sendo incorporado a visões da Sociedade Teosófica e da Nova Era. Além disso, a percepção científica relaciona-se ao conceito a partir da Terceira Lei de Newton, que diz que “Para toda ação existe uma reação de força equivalente em sentido contrário”.
O que é karma
Em sânscrito, karma quer dizer ato deliberado, mas origem da palavra tem significado de força ou movimento. A literatura pós-védica, no entanto, interpreta o termo no sentido de lei e ordem, ou mesmo em referência a uma lei de conservação de força maior.
Essa conservação, portanto, consiste no equilíbrio que cada pessoa colhe de suas ações. Ainda que religiões indianas não tenham a noção de culpa em suas construções, o karma atua como um lembrete do peso de cada comportamento individual.
Sendo assim, a lei cármica diz que todo o bem ou mal feito durante uma vida irá proporcionar consequências igualmente boas ou más. Porém é importante lembrar que o conceito considera a existência de vários ciclos de vida, o que significa que a colheita pode vir numa próxima existência.
Karma e religiões
Budismo
No budismo, o conceito do karma diz que uma ação positiva gera mais ações positivas, enquanto uma ação negativa provoca ações negativas. Por outro lado, o budismo também reconhece a existência do karma responsável por levar à iluminação espiritual.
Hinduísmo
O karma do hinduísmo está ligado aos princípios de caminho (Sara) e libertação (Moksha). Segundo as crenças, são eles que conduzem a libertação, a partir da prática do dharma.
Jainismo
O jainismo considera que as ações e emoções na vida provocam efeitos nas encarnações futuros, a partir de uma relação de causas e consequências com as escolhas tomadas. As impurezas do karma, portanto, podem ser eliminadas a partir da adoção de posturas corretas.
Karma e yoga
O texto fundamental do yoga clássico, Patanjali Yoga Sutra, menciona o karma a partir da influência dos estados de sofrimento (Klesha). São eles a ignorância espiritual (Avidya), o ego (Asmita), o apego (Raga), a aversão (Dvesha) e o apego pela vida (Abhinivesha).
É pela busca da eliminação dessa dor, que o yoga atua na libertação de sofrimento e do karma negativo.
Física e ciência
Apesar da ciência não mencionar diretamente o conceito de karma, parte de seus valores estão presentes na percepção científica.
O Prêmio Nobel de Física de 1984, Carlo Rubbia, reconhece que “olhando para a natureza, se descobre que existe uma ordem precisa que não pode ser fruto do acaso. Mas acho que é mais evidente em nós do que nos outros, a existência de uma ordem pré-estabelecida nas coisas”.
Da mesma maneira, a Terceira Lei de Newton fala sobre efeitos de ação e reação. Ela diz que toda força aplicada sobre um corpo (uma ação), provoca uma força igual na direção oposta (reação).
Assim como na visão filosófica ou religiosa, a física compreende que a força surgida é resultado da combinação de ação e reação, ou seja, causa e consequência.
Dharma
O Dharma, ou darma, representa a lei moral e religiosa das religiões que compreendem o karma. No hinduísmo, por exemplo, é o dharma que regula o comportamento de cada indivíduo, bem como apresenta seu propósito de vida.
Já no budismo, o conceito compõe o triplo tesouro, ao lado de Buda e sangha (a comunidade). Dessa maneira, é encarado como bênção oferecida diante dos bons atos praticados.
O jainismo, por outro lado, enxerga o dharma como o elemento eterno que permite a dinâmica de movimentação de todos os outros seres.
Fontes: Terra, Yogateria, Significados, Personare
Imagens: iQuilíbrio, Law of Attraction, rebloggy, World Pranic Healing Foundation, India A2Z, Vale Solaris, Fundação Vanzolini, Learn Religions