Curiosidades

O que é ouro branco e como ele difere do ouro amarelo?

O ouro branco é um dos mais populares de todas as ligas de ouro, especialmente para anéis de noivado e alianças de casamento,

Em suma, o ouro branco é uma liga de ouro, ou seja, ele é feito de ouro amarelo puro, misturado a metais de liga de cor branco prateado, como paládio e prata.

Em todas as joias de ouro, o ouro puro deve ser misturado com metais mais duros para maior durabilidade e resistência. Isso ocorre porque, por si só, o ouro puro é um metal muito macio. Sem os metais de liga mais duros mantendo-o rígido, o ouro puro ficaria facilmente fora de forma – e isso não é bom em joias.

Este é o caso se a joia é feita de ouro amarelo, ouro rosa ou ouro branco, porque em qualquer uma dessas variações, o ouro por si só seria muito mole. Além disso, no ouro branco as ligas prateadas ajudam a criar a cor branca desejada.

Por que o ouro branco é revestido de ródio?

Fonte: Pexels

Além das ligas misturadas com o ouro puro, as joias de ouro branco também são revestidas por um metal precioso conhecido como ródio. O ródio vem da mesma família de metais da platina.

Com efeito, ele adiciona mais resistência e durabilidade e, mais importante, um brilho de superfície realmente brilhante – tornando-o o metal ideal para revestir e proteger joias.

Por que o ouro branco eventualmente começa a se parecer com ouro amarelo?

O que é ouro branco e como ele difere do ouro amarelo?
Fonte: Pexels

Com o tempo, o revestimento de ródio em suas joias de ouro branco se desgasta, revelando a cor do ouro amarelo por baixo. E isso é absolutamente normal.

Eventualmente, todas as joias de ouro branco começam a mostrar a cor do ouro amarelo. A rapidez com que isso acontece depende de muitos fatores, como o nível de pH da sua pele e com quais produtos de higiene pessoal ou produtos químicos domésticos as joias entram em contato.

Aliás, até mesmo fatores ambientais, como quanta poluição existe em sua área, podem influenciar a rapidez com que o ouro amarelo começa a aparecer.

Todavia, isso pode ser resolvido facilmente revestindo as joias com ródio de vez em quando. Isso pode ser feito facilmente na maioria dos joalheiros.

Diferença de cor entre ouro amarelo, ouro rosa e ouro branco

Fonte: Pexels

Ao revisar as configurações de ouro, você notará que há três opções: ouro branco, ouro rosa e ouro amarelo. Embora semelhantes, eles diferem principalmente em sua cor e composição.

A seleção do tipo de ouro para suas joias deve-se basear na preferência pessoal, embora a composição ou o preço possam desempenhar um pequeno papel na sua decisão.

Ouro Branco

O que é ouro branco e como ele difere do ouro amarelo?
Fonte: Pexels

Como você leu acima, o ouro branco é feito de uma mistura de ouro puro e metais brancos como níquel, prata e paládio, geralmente com revestimento de ródio. O ouro branco é real, mas não é inteiramente feito de ouro.

Os demais metais ajudam a fortalecer o ouro e aumentam sua durabilidade para joias. O valor do ouro branco depende do quilate (14k vs 18k) e de quanto metal foi usado para fazer o anel.

O custo depende do fornecedor, da quantidade de ouro branco usado e do design do seu anel.

Os prós do ouro branco incluem:

  • Mais acessível do que a platina.
  • Atualmente mais popular do que o ouro amarelo.
  • Com liga de metais mais fortes do que ouro amarelo, tornando-o mais durável e resistente a arranhões.
  • Complementa melhor os diamantes brancos do que o ouro amarelo – de acordo com alguns.
  • Complementa os tons de pele claros ou rosados.

Os contras do ouro branco incluem:

  • Precisa ser mergulhado a cada poucos anos para manter sua cor e brilho – e para substituir o banho de ródio. Este processo é barato e muitos joalheiros oferecem o serviço gratuitamente.
  • Muitas vezes contém níquel misturado a ele, o que causa reações alérgicas em alguns. Em outras palavras, o ouro branco não é hipoalergênico, a menos que seja misturado com ligas de metais diferentes do níquel.

Ouro amarelo

O que é ouro branco e como ele difere do ouro amarelo?
Fonte: Pexels

O ouro amarelo é feito de ouro puro misturado com ligas de metais como cobre e zinco. A quantidade de ouro puro na joalheria depende de sua quilate.

Uma quantidade maior de quilates significa um teor de ouro mais puro. No entanto, isso também significa um metal menos durável. Por esse motivo, geralmente ouro 14k ou 18k é usado para montar anéis de noivado e de casamento.

Os prós do ouro amarelo incluem:

  • O mais hipoalergênico de todas as três cores douradas.
  • Historicamente, o metal mais popular usado para eventos de casamento e noivado e, portanto, apropriado para configurações de estilo vintage.
  • A cor mais pura de todos os dourados.
  • O mais fácil de manter de todos os três tipos de cores douradas.
  • O mais maleável e mais fácil de manipular para os joalheiros.
  • Um complemento para tons de pele oliva e mais escuros.
  • Combinam facilmente com diamantes de um grau de cor inferior.

Os contras do ouro amarelo incluem:

  • Deve ser polido e limpo regularmente.
  • Está sujeito a amassados ​​e arranhões.

Ouro rosa

O que é ouro branco e como ele difere do ouro amarelo?
Fonte: Pexels

O ouro rosa é feito de ouro puro misturado com ligas de cobre e prata. O ouro rosa existe, mas não é inteiramente feito de ouro. O cobre e a prata ajudam a fortalecê-la e dar-lhe a sua cor rosa.

Assim, quanto mais cobre tiver, mais vermelho fica o ouro. Uma mistura comum – ou liga – para ouro rosa é 75% ouro e 25% cobre em massa (18k). Como o ouro branco, o ouro rosa é uma liga, então “ouro rosa puro” não existe para joias.

Ademais, o ouro rosa não mancha. Mas, assim como qualquer cor de ouro, as joias de ouro rosa precisam ser polidas e limpas regularmente.

Os prós do ouro rosa incluem:

  • Dá mais estilo para anéis masculinos e femininos.
  • Considerado por muitos como o metal mais romântico devido à sua cor vermelho-rosada.
  • Frequentemente mais acessível do que outros metais porque o cobre – a liga usada para fazer ouro rosa – custa menos.
  • Muito durável devido à força do cobre – tornando o ouro rosa mais resistente do que o ouro amarelo ou branco.
  • Por fim, um complemento para todos os tons de pele.

Os contras do ouro rosa incluem:

  • Pode causar reações alérgicas em alguns e não é um metal hipoalergênico.
  • Por fim, não está tão amplamente disponível quanto o ouro amarelo e branco, apesar de estar na moda.

Então, gostou de saber mais sobre os diferentes tipos de ouro? Pois, veja a seguir: Cientistas criam ouro em laboratório (mais resistente que o natural)

Fontes: Mega curioso, Bautz, Kit box club, Insightedex

Fotos: Pexels

Próxima página »

Escolhidas para você