Curiosidades

O que é superstição: definição, origem e exemplos

As origens de muitas superstições são desconhecidas; outras ocorreram em épocas específicas da história, mas afinal o que é superstição?

Você é supersticioso? Cada cultura ao redor do mundo tem superstições. Por exemplos, em algumas localidades asiáticas, as pessoas acreditam que varrer o chão após o pôr do sol traz azar e que é uma maldição deixar os pauzinhos em uma tigela de arroz.

Outras pessoas entram em pânico se acidentalmente passam embaixo de uma escada ou veem um gato preto cruzar seu caminho. Além disso, muitos edifícios altos não rotulam seu 13º andar como tal por causa da associação desse número com o azar. Mas, afinal o que é superstição?

Do latim “superstitio”, superstição a aquilo que acreditamos a partir do conhecimento popular. Aliás, a psicologia social estuda as várias maneiras pelas quais as pessoas influenciam umas às outras, com efeito a superstição surge quando grupos geram crenças que são puras “construções sociais” sem necessariamente ter qualquer base na realidade.

Qual a origem da superstição?

O que é superstição: definição, origem e exemplos

As origens de muitas superstições são desconhecidas. Outras podem ser rastreadas em momentos específicos da história. Dessa forma, uma superstição que tem entre 2.000 e 2.700 anos é aquela que afirma que quebrar um espelho traz sete anos de azar.

Acontece que tanto na Grécia antiga quanto no Império Romano, o reflexo da imagem tinha poderes misteriosos. É provável que a partir dessa época, a superstição do espelho quebrado tenha começado sua popularidade.

Continua após a publicidade

Como a psicologia explica esse fenômeno?

A mente humana é rápida em fazer conexões causais entre crenças e eventos. Por exemplo, se alguém acredita que a sexta-feira 13 oferece algum perigo e algo infeliz acontece naquele dia, isso reforça fortemente a superstição.

Todavia, a conexão causal não precisa ser entre uma crença supersticiosa e algo ruim acontecendo. A tendência humana de fazer conexões causais ajuda a explicar outro poderoso fator motivador nisso. Ou seja, as pessoas se sentem melhor se tiverem um senso de controle sobre os eventos.

Além disso, nosso cérebro infere padrões de causa e efeito que não são reais. Suponha que um amigo lhe dê uma “moeda da sorte”. Você inicialmente não acredita, mas alguns dias se passam e acontece algo muito próspero com você.

Embora seja apenas uma coincidência, seu cérebro ainda pode inferir um padrão e você pode começar a acreditar que a moeda foi a responsável pela sua boa sorte. Assim, uma superstição nasce.

Superstições comuns no Brasil

O que é superstição: definição, origem e exemplos

Continua após a publicidade

Devido ao fato de o Brasil ter uma história religiosa profundamente enraizada, as superstições em nosso país são abundantes.

Apesar de algumas, como a ideia de que comer manga com leite pode matar, perderam sua credibilidade, mas outras ainda permanecem firmes entre as gerações mais velhas.

Veja a seguir alguns exemplos de superstições brasileiras que muitas pessoas acreditam:

Vassoura atrás da porta

Se você quer evitar a visita ou fazer com que um visitante indesejado vá embora, a superstição brasileira diz que colocar uma vassoura atrás da porta fará com que ele saia.

Entrar e sair pela mesma porta

Se você entrar em uma casa, certifique-se de sair pela mesma porta por onde entrou. Sair de uma casa por uma porta diferente aparentemente traz azar.

Manga com leite mata

Comer manga e depois beber leite é como um ‘veneno’ que pode matá-lo.

Continua após a publicidade

Andar descalço causa resfriado

Andar descalço pela casa vai fazer você pegar um resfriado. É comum que os brasileiros, principalmente a geração mais velha, incentivem você a usar chinelos enquanto caminha pela casa.

Bater na madeira afasta o azar

Se você bater três vezes na madeira, acredita-se que isso afasta a má sorte.

Usar branco traz boa sorte

As comemorações do Ano Novo são cercadas de superstições, como por exemplo vestir roupas brancas para começar o ano com boa sorte. Além do branco, existem outras cores que você também pode usar para trazer diferentes virtudes positivas, como amarelo para dinheiro e vermelho para amor.

Varrer o pé afasta casamento

Se alguém varrer seus pés com uma vassoura, você provavelmente terá azar e nunca se casará.

Passar por baixo de escada dá azar

Uma superstição popular enraizada na cultura brasileira até mesmo nas gerações mais jovens diz que andar por baixo de uma escada traz azar.

Coceira na mão é sinal de dinheiro

Se você tiver uma coceira na mão esquerda, receberá algum dinheiro extra.

Continua após a publicidade

Orelha quente indica fofoca

Desconfie se suas orelhas começarem a queimar pois, segundo a superstição, isso significa que alguém está falando mal de você.

Agora que você sabe o que é superstição, leia também: Espelho quebrado – Origem da superstição e o que fazer com os cacos

Próxima página »

Escolhidas para você