Curiosidades

O que é tabu? Origem, significado e alguns exemplos

Você sabe o que é tabu? Temas proibidos e polêmicos existem desde a antiguidade, geralmente são regras que apesar do tempo, podem vir a ser quebradas

Você sabe o que é tabu? Os tabus são temas polêmicos profundamente enraizados no meio social. E sobretudo em tempos de crise, eles se tornam mais visíveis e evidencia o quão ignorante e retrógado pode ser o pensamento humano frente a algumas questões.

Um tabu é algo que é proibido por razões morais, étnicas, religiosas ou culturais. A palavra ‘tapu’ vem da Polinésia e significa proibido, restrito. Nenhum tabu é universal, ou seja, igual para todo o mundo. Em outras palavras, coisas que são impensáveis ​​em uma cultura são permitidas em outra. Um exemplo disso é a ‘eutanásia‘ que é proibida no Brasil, mas autorizada em países como Holanda e Bélgica.

temas polêmicos
Fonte: Unsplash

Em alguns países, os tabus são impostos por leis, como por exemplo as regras de vestuário em países muçulmanos, no qual a principal vestimenta das mulheres é a burca. E nesses lugares de códigos extremamente restritos, quebrar esses tabus pode gerar consequências severas como banimento ou até mesmo a morte.

Tabus antigos e atuais

Os tabus marcam a história de cada cultura. Por exemplo, um tabu comum antigamente é que não era aceitável que uma viúva se casasse após a morte do seu marido. Entretanto, isso não se aplica aos dias atuais, ao menos nas sociedades modernas do Ocidente. Essa situação que antes, era a causa de constrangimento e vergonha perante a sociedade, hoje é símbolo de uma conquista da luta pelos direitos das mulheres.

Ao passo que a sociedade evolui, certos tabus são quebrado e outros permanecem. Outro exemplo é a doença Aids. Antes o HIV era tido como uma sentença de morte, e ainda por cima estava relacionado a homossexualidade. Hoje em dia, as pessoas já não têm medo de expor a doença e principalmente buscar ajuda e tratamentos médicos. Mas ainda assim, e em função deste tabu reproduzido ao longo do tempo, ainda é possível que portadores de HIV sintam-se ameaçados ou excluídos socialmente.

regras quebradas
Fonte: Freepik

Um outro tabu social muito comum antigamente era sobre as tatuagens. Em países como o Reino Unido, por exemplo, quem fazia tatuagem era visto com total desprezo e até mesmo desconfiança. Em outras palavras, as tatuagens eram exemplos de estigma social.

Continua após a publicidade

Por fim, questões relacionadas à sexualidade permanecem sendo consideradas tabus. Isso envolve polêmicas como direitos dos homossexuais, aborto, incesto, prostituição, zoofilia entre outros temas.

Quebrando o tabu

tabu, regras, proibição
Fonte: Freepik

Como a própria história nos mostra, algumas regras, proibições e assuntos são construídos e desconstruídos ao longo do tempo. Isso quer dizer, que a cada dia o ser humano busca uma sociedade para melhor, mais justa e iluminada pelo conhecimento. Por outro lado, um tabu não é um assunto intocável e engessado.

Diversas questões vem sendo discutidas e problematizadas, tornando o acesso ao debate um meio importante para que a vida social seja mais igualitária e inclusiva para todos.

Quer conferir outros temas relacionados aos tabus? Então clique neste matéria: Modelo com síndrome rara quebra tabus e faz sucesso no mundo da moda

Fontes: Toda Matéria, Café com Sociologia, Concursos no Brasil

Fotos: Unsplash, Freepik

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você