MENU
Conheça os primeiros sintomas do HIV, o vírus da AIDS
O vírus do HIV, causador da AIDS, pode ser muito difícil de identificar. Por isso, reunimos um compilado de sintomas prováveis.
Por Toni Nascimento
Hoje, segundo dados de 2017 da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 36 milhões de pessoas pelo mundo convivem com o vírus do HIV. A doença, que ainda causa medo, é proveniente da última metade do século 20, e quem a possui ainda é alvo de preconceito e temor.
A AIDS é considerada uma doença crônica, uma vez que não tem cura. Quem convive com o vírus do HIV hoje em dia, sabe que dá para levar uma vida normal. Um dos problemas dela, ainda é o diagnóstico.
os sintomas do vírus do HIV não são simples de diagnosticar. Ainda hoje, a melhor forma de diagnosticar a doença é com o teste de HIV. Ele deve ser feito constantemente com quem tem uma vida sexual ativa, e deve ser feito quando a pessoa for exposta a uma relação sexual de risco.
Sintomas iniciais do HIV
Após o primeiro com o vírus, a maioria das pessoas são expostas a alguns sintomas iniciais. Eles costumam aparecer 2 semanas depois da infecção, e podem ser facilmente confundidos com uma gripe forte. Eles incluem:
- Dor de cabeça;
- Febre baixa;
- Cansaço excessivo;
- Ínguas inflamadas;
- Garganta inflamada;
- Dor nas articulações;
- Aftas na boca;
- Suores noturnos;
- Diarreia.
Esses sintomas iniciais também somem com o passar dos dias, e devem desaparecer com 2 duas semanas. A partir daí, o vírus ficará adormecido no organismo por tempo indeterminado. Ele pode ficar encubado por até 10 anos no organismo, atacando o sistema imunológico e desenvolvendo a AIDS.
Sintomas da AIDS
Após a fase de incubação, se a pessoa não descobriu que é portadora do vírus do HIV, a AIDS pode se desenvolver. Ai sintomas voltam a aparecer, porém, em mais agressivos e fortes. Elas são:
- Febre alta constante;
- Suores noturnos frequentes;
- Manchas vermelhas na pele, chamadas de Sarcoma de Kaposi;
- Dificuldade para respirar;
- Tosse persistente;
- Manchas brancas na língua e boca;
- Feridas na região genital;
- Perda de peso;
- Problemas de memória.
Nesse caso, será necessário medicamentos corretos para controlar a situação. Quando se chega nesse estágio, as vezes é necessário ficar um tempo internado para controlar infecções no corpo, causadas pela imunidade baixa da AIDS.
Gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa aqui: Pílula Azul: tudo sobre o comprimido que está parando o HIV
Fonte: Tua Saúde