Mesmo que você não seja católico, com certeza conhece os santos. Segundo o senso popular, eles são figuras de grande sabedoria, religiosidade e espiritualidade. Na maioria das vezes, eles vem acompanhados de grande desapego material. Para completar, eles dedicam a sua vida a ajudar o próximo e deixar o mundo um lugar melhor, levando o ser humano a uma evolução dentro do seu coração e da sua alma.
Apesar desse conceito muito forte presente na nossa mente, é muito complexo estabelecer o que seja, de fato, uma santidade. Isso por que, dentro do próprio cristianismo, não existe um livro de regras que defina isso. Apesar disso, nada impediu que muitos homens e mulheres tenham sido declarados santos ao longo da história.
Cada religião exibi de uma forma diferente aquilo que consideramos santos. Uma exceção se destaca, que no caso, são a dos protestantes. Para quem segue as doutrinas iniciadas pela reforma de Martinho Lutero, apenas Jesus Cristo foi o representante de Deus na terra.
Agora que você tem uma ideia do que são os santos, na prática, o Segredos do Mundo separou quatro religiões e a forma como cada um defini eles.
Confira como os santos são representados nessas quatro religiões
1 – Igreja ortodoxa
Até o ano de 1054, a igreja ortodoxa e a igreja católica e a ortodoxa eram uma só. Após uma série de divergências – como linguagem predominante e o poder dado ao papa -, elas se separaram. Devido a essa origem conjunta, a igreja ortodoxa também acredita nos santos, porém, sua canonização é mais criteriosa e demanda muito mais tempo.
O último czar da Rússia: Nicolau 2o, foi um dos últimos santos canonizados pela igreja ortodoxa. A esposa do mesmo, Alexandra, e os cinco filhos também.
2 – Judaísmo
Na igreja judaica existem, sim, indivíduos especias conhecidos como os “Justos”, que cultivam grande conhecimento e espiritualidade. Porém, eles não tem canonização e os únicos que levam esse título são alguns rabinos de grande renome por seus feitos no passado.
3 – Islamismo
No islamismo, o equivalente aos santos são os “Wali”, que em tradução livre é “amigo de Deus”. Eles teriam sido escolhidos para perpetuar o conhecimento do profeta Maomé. Em sua vida na Terra eles teria sido teólogos, ascetas, juízes e até poetas. Na cultura islâmica, toda vez que um Wali morre, outro nasce para guiar a próxima geração.
4 – Religiões africanas
O equivalente aos santos católicos nas religiões de matriz africana, pelo menos no Brasil, são os orixás. Seus maiores representantes são Xangô, deus do trovão e da justiça, Iansã, sua esposa e Ogum, o orixá da guerra.
Você gostou dessa matéria? Então você vai gostar dessa: Dia de Finados: o que significa e por que é celebrado em 2 de novembro?
Fonte: Super
Imagem: Perú Católico aeacd Alto Astral Beit Israel Exame
6 comentários em “O que é um santo? Santo existe em outras religiões além do catolicismo?”