Ficar em casa, para muitos é uma bênção por oportunidade de tempo livre, mas para outros é sinônimo de muito tédio. Nessas horas, o desejo encontrar o que fazer pode ser um verdadeiro desafio.
Especialmente em situações em que somos forçados a ficar em casa ou não saímos do lar nem mesmo para trabalhar, o ócio pode ser ainda mais irritante. Isso porque a permanência prolongada no mesmo espaço faz com que o estresse seja elevado. Nesses casos, encontrar opções variadas para o que fazer fica ainda mais complexo e limitado.
Apesar disso, existem várias opções de lazer, diversão e até mesmo produtividade que podem ser feitas em casa.
O que fazer para acabar com o tédio
Dedique um tempo a você mesmo
Um tempo sozinho em casa pode significar tempo de autoconhecimento. Isso porque você dedicar as horas sem obrigações para pensar sobre o que quer e definir prioridades. Uma das maneiras de fazer isso é criar listas com suas qualidades, seus defeitos, suas vontades.
Além disso, utilizar um diário para falar sobre você, consigo mesmo, pode ajudar a clarear os pensamentos, sentimentos e ideias. Entre os temas, você pode falar coisas pelas quais é grato, coisas que deseja e coisas que pode mudar em si.
Aprenda coisas novas
O acesso a tecnologia facilita o aprendizado na era em que vivemos. Cursos onlines são facilmente encontrados sobre conteúdos diversos na internet. Você pode começar a busca por sites mais genéricos, assim como o YouTube. Assim, vai descobrir cursos e tutoriais e pode evoluir para plataformas específicas. Além disso, as redes sociais também oferecem espaços de discussão e aprendizado.
Esse tempo livre pode ser o que você precisava para aprender uma língua nova ou um instrumento, por exemplo.
Veja filmes variados
Assistir filmes é uma boa opção de diversão, mas também de conforto e aprendizado. Por exemplo, você pode escolher assistir a filmes que carregam mensagens de vida importantes, assim como A Cabana; Homens de Honra; Uma Lição de Vida, Click; Até o Limite da Honra, entre outros.
Por outro lado, os filmes também podem ser utilizados para se informar, se você optar por documentários. Para momentos mais leves, entretanto, você pode optar por rever seus filmes favoritos e revisitar memórias e lembranças confortáveis.
Organize a casa
Se você está se sentindo ansioso por passar muio tempo em casa, uma boa solução pode ser criar transformações dentro dela. Mudar móveis de lugar, organizar itens de decoração ou até mesmo realizar pequenas reformas e reparos pode ajudar.
Além de organizar o espaço, você também pode encontrar o que fazer com organização nos ambientes fechados. Dessa maneira, você pode organizar roupas e outros pertences para se livrar do que não precisa. A ação vai te fazer sentir mais leve e mais confortável dentro de casa.
Reorganize a vida financeira
Organizar a vida financeira também é uma ótima alternativa. Isso porque, muitas vezes, essas responsabilidades são deixadas de lado. Com esse foco, você pode redefinir suas prioridades e redirecionar seus gastos. Existe uma grande chance de você estar contratando serviços que não utiliza ou mantendo gastos desnecessários
Experimente receitas na cozinha
Há quanto tempo você não testa uma receita nova? Se você tem pouco tempo para apostar em novos pratos, o momento de ócio pode ser utilizado para isso. Por outro lado, se você nunca cozinhou, agora é uma boa hora para aprender.
Além disso, pode ser uma boa ideia rever seu plano alimentar. Será que você está se alimentando da melhor maneira? Rever o que você consome pode contribuir para a qualidade de vida e até mesmo melhorar a vida financeira.
Exercite o corpo
Muita gente relaciona exercícios físicos com atividades fora de casa. Entretanto, se você não pode estar ao ar livre, ainda pode se exercitar. Experimente assistir a aulas de dança ou yoga na internet, por exemplo. Outra alternativa é apostar nos aplicativos fitness que montam planos de treino de acordo com as suas necessidades.
Estimule o cérebro
Além de exercitar o corpo, você também não pode esquecer de exercitar o cérebro. Sendo assim, é importante apostar em passatempos como quebra-cabeças, caça-palavras, palavras cruzadas, sudoku, xadrez (caso tenha companhia), entre outros. Se não tiver acesso a essas alternativas de forma física, é possível encontrá-las na internet.
Faça viagens virtuais
Alguns sites e aplicativos oferecem a possibilidade de visitar lugares ao redor do mundo sem sair de casa. Por meio do celular, por exemplo, é possível acessar passeios por diversas cidades.
Além disso, alguns museus disponibilizam passeios virtuais de graça. Entre eles, estão Louvre (Paris), British Museum (Londres), MET (Nova Iorque) e Museu do Prado (Espanha).
Mantenha o contato com amigos e familiares
Ter tempo livre pode significar ter tempo para se relacionar melhor com outras pessoas. Ao invés de ficar sozinho, tente interagir com as pessoas que moram em sua casa com conversas ou jogos. Mesmo que more sozinho, pode utilizar mensageiros ou recursos de chamada de vídeo.
Se você estiver distante de amigos e familiares e não puder se aproximar deles, outra opção é criar círculos sociais em comunidades virtuais. Grupos de Facebook ou Reddit, por exemplo, são ótimos para discutir e conhecer pessoas.
Atualize sua lista de leitura
Se você costuma comprar livros, existe uma grande possibilidade de você ter alguns acumulados na pilha de leitura. Com tempo livre, você pode diminuir essa pilha e colocar a leitura em dia. Por outro lado, se você não tem o hábito de leitura, esse pode ser um ótimo momento para começar.
Para se motivar a ler, tente criar um grupo de leitura com amigos ou encontrar um grupo online.
Se divirta com músicas e podcasts
Cantar é uma maneira bem eficaz de passar o tempo e aliviar a ansiedade. Ainda que você não seja cantor, se entregar às suas músicas favoritas ajuda a relaxar. Se você quiser ir além, pode apostar nos vídeos de karaokê do YouTube, por exemplo.
Para quem não quer se aventurar numa performance vocal, ouvir podcasts é uma boa pedida. Eles podem servir para te fazer companhia, ensinar novos assuntos ou até mesmo ajudar a achar o que fazer com dicas de conteúdos.
Embarque num projeto novo
Por outro lado, você pode utilizar o tempo livre para produzir seu próprio conteúdo. Se você tem uma ideia parada há muito tempo, utilize o ócio para colocá-la em prática. Você pode começar com coisas simples, publicando conteúdos nas redes sociais, por exemplo.
Também pode ser uma boa ideia investir em novas produções, como trabalhos manuais. Além de ser uma boa forma de ocupar o tempo, ajuda a exercer a criatividade e livrar a ansiedade.
Não faça nada
Se você realmente não sabe o que fazer, pode ficar sem fazer nada. Pode parecer paradoxal, mas não fazer nada também pode ser positivo. Aproveite o tédio e o tempo livre para observar a paisagem e se livrar de outros pensamentos ou obrigações. Nem sempre ter o que fazer é sinônimo de algo positivo e você pode ficar bem utilizando seu tempo livre para ser… livre.
Fontes: IBC Coaching, 3D Lab, Contabilizei, Resolvvi
Imagens: Reader’s Digest