Curiosidades

Tédio – 7 curiosidades sobre esse estado de espírito deplorável

Afinal de contas, o que o tédio significa? Por que algumas pessoas ficam mais entendiadas que outras? Como vencer esse estado de espírito?

A priori, se sentir entediado uma vez ou outra é normal. Porém, existem pessoas que se caem no tédio com muito mais frequência.

Se você não sabe a qual desses grupos você pertence, comece a fazer uma retrospectiva. Você, por exemplo, sofre com com tédio em feriados e finais de semana pouco agitados? Não consegue nem sentar para ler um livro e quase morre de tédio assistindo a TV?

Se disse sim para essas perguntas, ou para a maioria delas, o resultado é simples. Com certeza, você é do time que precisa se informar mais sobre esse estado de espírito, digamos assim.

Mas, claro, vale a pena ressaltar que se sentir entediado de vez enquanto pode ser algo positivo. Basicamente, o tédio pode fazer com que você desenvolva mais sua criatividade, procure coisas interessantes, novas e excitantes para fazer.

Agora, seu no seu caso, o tédio passou de um impulso saudável para uma situação agonizante, então você precisa mesmo conferir esse post. Abaixo, como você vai ver, selecionamos várias informações que explicam no que o tédio consiste, como ele pode ser um sinal de alerta e, claro, como lidar com situações tediosas no dia a dia.

7 curiosidades sobre o tédio

1. Tédio é diferente de apatia

Você sente tédio com frequência? Então se liga nessas curiosidades

Primeiramente, apatia é você estar com um estado emocional de muita indiferença e sem emoção. Já o tédio é algo considerado extremamente insatisfatório. Basicamente, uma pessoa entediada se encontra motivada, porém não encontra nenhuma atividade que satisfaça suas necessidades.

Portanto, ao contrário do que muitas pessoas pensam, tédio e apatia são bem diferentes um do outro.

2. O tédio pode estar ligado a lesões cerebrais

Você sente tédio com frequência? Então se liga nessas curiosidades

Após alguns estudos científicos, foi comprovado que pessoas que sentem tédio com mais frequência podem estar propensos a terem lesões no córtex frontal.

Basicamente, essa parte é a que desempenha uma importante função no autocontrole.

3. É possível morrer de tédio

Você sente tédio com frequência? Então se liga nessas curiosidades

A priori, mesmo você não acreditando, é possível morrer entediado. Pelo menos é isso que dizem os estudos da University College London, no Reino Unido, a respeito do assunto.

Segundo os estudiosos, a ligação entre o tédio e as maiores taxas de mortalidades se dá devido a problemas psicológicos. A depressão, aliás, é um bom exemplo.

Para chegar a tal conclusão, os cientistas entrevistaram 7 mil funcionários públicos britânicos, entre os anos de 1985 e 1988. Naquela época, os entrevistados tinham entre 35 e 55 anos.

Anos mais tarde, mais exatamente em 2009, um novo grupo de estudiosos voltaram a entrevistar os mesmos funcionários.

Basicamente, foi constatado que as pessoas que afirmaram se sentir mais entediadas tiveram mais chances de já ter falecido que as demais. Aliás, a probabilidade específica constatada foi de 37%.

4. Coisas muito difíceis podem causar tédio

Você sente tédio com frequência? Então se liga nessas curiosidades

Primeiramente, essa afirmação foi constatada após estudos realizados no ano de 2012. Nesses estudos, cientistas analisaram o comportamento de mais de 150 estudantes.

Basicamente, eles ofereceram enigmas fáceis e difíceis para esses estudantes. Com isso, analisaram o nível de tédio de cada um deles.

Como resultado disso, os estudiosos concluíram que as tarefas fáceis levaram a uma situação geral de tédio, enquanto as difíceis, deixaram os voluntários ainda mais entediados.

Isso aconteceu porque as pessoas tinham que focar um pouco mais nas tarefa difíceis de serem concluídas, o que acabava desmotivando depois de um tempo. Ou seja, alunos que são mais pressionados na escola podem acabar se sentindo mais entediados que o restante.

5. O tédio pode atrapalhar o tratamento da depressão

Você sente tédio com frequência? Então se liga nessas curiosidades

Como já dissemos, o fato de você se sentir entediado com muita frequência pode acarretar maiores problemas de saúde. Portanto, o tédio frequente pode acabar interferindo negativamente no tratamento contra a depressão, por exemplo.

Alguns estudos, por exemplo, mostraram esse ponto de vista com a terapia de ativação comportamental. Para quem não sabe, esse método procura encorajar os seus pacientes a fazerem atividades mais prazerosas. No entanto, com as pessoas que relatavam mais tédio no decorrer dos dias, a ativação não funcionava muito bem.

6. Não há ligação comprovada entre o tédio e a tecnologia

Você sente tédio com frequência? Então se liga nessas curiosidades

Basicamente, não há possibilidades de comprovar essa relação. Até porque é impossível fazer a conexão do tempo passado com o do presente.

Portanto, não existem possibilidades e nem como analisar se quem não tinha um iPhone, por exemplo, era mais ou menos propenso se sentir entediado que os demais.

Enfim, ainda não há comprovações de que o fácil acesso a diversas tecnologias torna as pessoas mais entediadas.

7. Não há uma cura para o tédio, mas você pode treinar o seu cérebro

Você sente tédio com frequência? Então se liga nessas curiosidades

Primeiramente, quando uma pessoa se sente entendiado, a primeira coisa que ela faz é procurar alguma coisa para fazer. Nesses casos, aliás, a melhor maneira de sair do limbo do tédio, digamos assim, é se aprofundando na atividade, ao invés de fazê-la superficialmente.

Basicamente, alguns estudiosos afirmaram que antes de desempenhar qualquer atividade que pareça maçante, é preciso treinar o seu cérebro. Isso vai permitir, por exemplo, que você mergulhe de uma forma mais profunda no significado daquela tarefa, ao invés de ficar apenas na superfície.

Isso vale para quanto tiver que estudar aquela matéria que você tem mais dificuldade, ou até mesmo para realizar aquela tarefa doméstica que você odeia. Aliás, para manter a concentração e ter maior rentabilidade em seus afazeres, existe uma técnica muito eficiente, chamada Pomodoro, como já contamos nesse outro link.

Agora quando se sentir entendiado, lembre sempre dessas 7 curiosidades que lhe mostramos.

Venha conferir mais uma matéria nossa: Hobbies, 44 dicas para você aproveitar seu tempo livre

Fontes: Mega curioso, Significados, Nerd pai

Imagens: Nerd pai, Produzindo, Mega curioso, Rafael Berard, Igor Rocha, Diário de bordo da Shao

Próxima página »

Escolhidas para você