O que você deve fazer se você cair no trilho do metrô?

Esse não é tipo de acidente que aconteça todos os dias, mas você sabe o que fazer se, um dia, você cair no trilho do metrô? Embora a maioria das pessoas pensem em sair por conta própria da via, a resposta certa está longe de ser esta.

Como você vai ver na matéria abaixo, esse é o tipo de acidente que pode ser fatal de muitas maneiras, embora o próprio trem seja o risco mais iminente. E você, com certeza, não vai querer virar patê, não é mesmo?

Portanto, se você um dia cair no trilho do metrô algum dia, é melhor que tenha lido essa matéria até o final e entendido bem os riscos envolvidos em cada ação. Como você vai perceber ao longo da lista, esse post pode, literalmente, salvar sua vida ou permitir que você salve a vida de alguém algum dia.

Descubra o que fazer se você cair no trilho do metrô:

1. Não tente sair sozinho

Embora pareça a coisa mais sensata a se fazer, sair sozinho dos trilhos pode ser fatal. Isso porque, justamente, embaixo da plataforma passa um trilho que pode dar uma descarga elétrica fatal.

2. Se um trem não estiver vindo, corra

Se não houver nenhum trem se aproximando, levante o mais rápido possível e comece a correr até a parada do primeiro vagão. Nesses locais, costumam ter uma marca em preto e branco, essa é sua melhor chance de escapar do metrô. Enquanto você estiver em disparada, grite para que as pessoas na plataforma notem você e avisem o segurança imediatamente.

3. Se o trem vier, deite-se

Se você não pode tentar sair sozinho e se não dá para tentar correr, deite-se imediatamente, no meio da via (onde existe um buraco entre os dois trilhos), com a cabeça na direção do trem, e proteja a cabeça com as mãos. Mas, concentre-se e não faça movimentos brucos de forma alguma, já que a altura desse espaço é de 0,5 m.

4. E se alguém estiver caído na via, o que fazer?

Você sabe o que fazer se, um dia, você cair no trilho do metrô, mas e se uma outra pessoa estiver nessa situação? Se uma outra pessoa estiver na linha do trem, a única coisa que você pode fazer por ela é chamar a segurança da plataforma o mais rápido possível, pessoalmente ou usando os telefones amarelos que existem nas estações.

Dê as instruções acima descritas e NUNCA salte para ajudar a pessoa, já eu você já conhece os riscos envolvidos. Agora, se você não conseguir falar com os funcionários do metrô e o trem estiver vindo, você pode tentar fazer o sinal de “Pare” com um movimento circular das mãos, desde a plataforma. Essa é a melhor da chances do maquinista ver você e conseguir parar a tempo.

5. Se objetos caírem na via

Diante de tudo que já explicamos sobre os riscos de tentar sair sozinho dos trilhos e das poucas chances de sair ileso se um trem estiver se aproximando, o mais sensato a se fazer é nunca tentar recuperar objetos caídos na via por conta própria. Chame um funcionário do metrô e ele vai ajudar você.

E, por falar em como se safar de acidentes que podem ser fatais, não deixe de aprender também: O que fazer em caso de vazamento de gás.

Fonte: Incrível, Bright Side, GentSide, The Light Media