O que fazer se você estiver no meio de um ataque terrorista?

Ninguém quer estar no meio de um ataque terrorista na vida, mas se isso acontecer, você sabe o que fazer? Esse é um tipo de pergunta que todo precisa se fazer, especialmente depois dos recentes ataques do Estado Islâmico à França e, mais recentemente, à Bélgica.

Embora muitos outros países vivam com medo do terror, esses acontecimentos acharam atenção por nos serem mais próximos e pela Europa ser uma parte do globo, há muito tempo, pacífica.

Pensando nisso, há alguns meses, o serviço de combate ao terrorismo do governo britânico divulgou um documento que instrui as pessoas, dentro e fora da Inglaterra, o jeito certo de proceder durante um ataque terrorista com armas de fogo.

4

Infelizmente, não há como se defender ou se prevenir em caso de um bombardeio. Se isso acontecer com você, é contar com a ajuda divina para ficar entre os sobreviventes.

No entanto, se for um tiroteio, o ideal é que as pessoas sejam o mais rápidas e silenciosas possível, e que tentem manter a calma. Isso porque, basicamente, três coisas são necessárias para sair vivo de um ataque terrorista: correr, se esconder e contar.

Ataque terrorista: 3 passos para sobreviver

1. Corra

1

A primeira coisa que dever ser feita, em caso de um ataque terrorista como o de Paris, por exemplo, é tentar escapar. Mas, para isso, você precisa manter o sangue frio e avaliar se existem chances de sobrevivência se você fizer isso.

Há como fazer isso sem colocar outras pessoas em risco? Quais as opções mais seguras de fuga? Ao esclarecer isso, corra, deixe seus pertencer para trás (para não fazerem peso) e leve com você o máximo de pessoas possível!

2. Esconda

2

Tenha em mente que se você pode ver o terrorista, ele também pode estar vendo você. Então, tente se esconder para se proteger dos tiros. Mantenha-se sempre próximo ao chão, já que os disparos podem atravessar vidros, tijolos, madeiras e metais. Então, o ideal é procurar alguma estrutura reforçada, como os balcões dos estabelecimentos comerciais, para se esconder.

Faça silêncio, mantenha o celular no silencioso e tente chamar a polícia quando for seguro. Se for possível, analise as saídas que você tiver e se elas oferecem oportunidade de fuga.

3. Conte

3

Quando a polícia chegar, tente não fazer movimentos bruscos e mantenha as mãos para cima. Como a situação é caótica, não dá para ter garantias de que a polícia sabe que você é uma vítima.

Outro dica é tentar manter a calma. Os policiais, muito provavelmente, vão precisar que você relate o que aconteceu e é bom que você possa ajudar relatando tudo o que viu.

Agora que você já sabe como agir se estiver em meio a um ataque terrorista, aprenda também Como sobreviver a esses 4 tipos de catástrofes.

Fontes: Exame, Mirror