O que realmente acontece se você beber sangue?

Há um tempo, as histórias, filmes e séries sobre vampiros estão em alta e eles deixaram de ser completos vilões para se tornarem mocinhos de romance. A popularidade desses personagens ficou tão grande que muita gente por aí passou a cogitar a possibilidade de beber sangue. Algumas, inclusive, não ficaram só na vontade.

Mas, será que beber sangue pode fazer mal? O que será que a Ciência diz sobre isso?

 

A primeira coisa que você precisa saber é que sangue pode ter uma série de doenças. É nele que ficam alojados vírus como o da Aids, entre outros problemas comuns dos seres humanos e dos animais.

Mas, se for um sangue livre de doenças infectocontagiosas, os especialistas garantem que o consumo mínimo não faz mal algum à saúde, embora não tenha benefícios representativos para o corpo humano. Mas, é preciso saber que consumo mínimo é mínimo mesmo: poucas colheres de chá de sangue, por exemplo.

Beber sangue x consequências

Beber sangue em maiores quantidades, por outro lado, pode ser perigoso. Isso porque o sangue é rico em ferro, nutriente que nosso organismo tem dificuldade em expelir se consumido em excesso ao contrário de outros animais, como algumas espécies de morcego, que são programados para se alimentar de sangue.

A alta concentração de ferro pode acarretar hemocromatose, que deixa o fígado em risco, diminui a pressão artesanal e causa desidratação. E não é só isso: excesso de ferro no sangue pode fazer com que líquido se acumule nos pulmões, e seu sistema nervoso pode entrar em desequilíbrio. Aliás, é possível sofrer até mesmo uma overdose de ferro, que pode matar!

Vampiro da vira real

Mas, claro, existem malucos por aí que contradizem as recomendações médicas. Uma americana de Lancaster, na Califórnia, identificada como Michele garante que tem o costume de beber sangue há anos e isso nunca lhe fez mal. Aos 30 anos de idade, ela calcula que já deve ter bebido mais de 4 mil litros de sangue de porco e garante que se a alta quantidade de oxigênio enriquecido com ferro é revigorante.

Dá para acreditar em tanta doideira? O melhor mesmo é se alimentar como uma pessoa normal e deixar o sangue somente para os vampiros da ficção, não acha?

Agora, falando em sangue, descubra também: Quantos litros de sangue o corpo humano tem?

Fonte: Mega Curioso, Diário de Biologia