Ciência & Tecnologia

Quantos litros de sangue o corpo humano tem?

Descubra aqui quanto litros de sangue as pessoas podem ter no corpo e o que influi na quantidade de fluídos que cada um de nós pode contar.

Brancos, negros, indígenas e assim por diante. Independente da etnia das pessoas, a verdade é que aquele famoso líquido vermelho escuro, de cheiro forte e ferroso corre nas veias de todo mundo. Mas, será que dá para saber, pelo menos aproximadamente, quantos litros de sangue o corpo humano tem?

De acordo com especialistas, não dá para saber, exatamente, quantos litros de sangue o corpo humano tem. O que existe é uma média de sangue no organismo humano, que pode chegar entre 4 e 6 litros.

De forma geral, essa quantidade de sangue corresponde a até 7% do peso das pessoas. No entanto, a verdade mesmo é que esse volume costuma variar de acordo com o peso, o tamanho e a composição do corpo, por isso é tão difícil afirma, com exatidão quantos litros de sangue o corpo humano tem.

Fonte: Gospel Prime

Um homem de 1,82m e 90kg, por exemplo, tem cerca de 7 litros de sangue no corpo. Por outro lado, uma mulher de 1,52m e 45kg pode ter, aproximadamente, 3,5 litros de sangue em todo o organismo. Ou seja, embora não dê para precisar quantos litros de sangue o corpo humano tem, podemos dizer que as pessoas maiores têm um volume maior do fluído que as pessoas menores.

Mas a variação da quantidade de sangue não para por aí. Médicos afirmam ainda que a composição corporal também influi nessa relação. Isso porque o tecido adiposo, a famosa “camadinha” de gordura de nosso corpo, permite um fluxo muito menor de sangue que o tecido magro.

Mais uma vez lembramos que não dá para medir, ao certo, quantos litros de sangue o corpo humano tempo, mas  é possível que pessoas com o mesmo peso, mas com quantidades diferentes de gordura no corpo; apresentem volumes de sangue.

Continua após a publicidade
Quantos litros de sangue o corpo humano tem?
Fonte: Destaque 1

Composição do sangue

Agora, só para complementar a informação, o sangue é formado por 4 elementos: plaquetas, glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plasma. Cada uma delas desempenham uma função própria e diferente em nosso organismo.

Os glóbulos brancos são responsáveis, de forma geral, pelo sistema imunológico. São eles que livram nosso organismo das coisas que não pertencem a ele, como bactérias e vírus, que comprometem a integridade de nosso corpo. Já os glóbulos vermelhos levam oxigênio para todas as partes de nosso organismo e limpam o dióxido de carbono gerado pelas células.

Fonte: Ao Vivo de Brasília

As plaquetas, por sua vez, ajudam na coagulação do sangue, permitindo que o sangue líquido se solidifique e sele um ferimento, por exemplo. Já o plasma se trata de uma emaranhado de proteínas produzidas, em grande parte, no fígado. Esse último componente do sangue humano tem como função o transporte de nutrientes e outras substâncias dissolvidas, como os medicamentos; pelo corpo.

Quantos litros de sangue o corpo humano tem?

Quantos litros de sangue o corpo humano tem?
Fonte: Gazeta da Cidade

Em média, os seres humanos possuem 25 litros de sangue no corpo todo. No entanto, essa é apenas uma estimativa, isso porque, esses valores dependem de inú2meros fatores como o peso, por exemplo. Logo, cada 75 ml corresponde  a cada quilo do corpo humano.

Além disso, existe uma quantidade que não pode ser calculada, pois nem mesmo os médicos e a ciência conseguem quantificar. Apesar disso, a quantidade de sangue no organismo não influencia em nada.

Quanto líquido sanguíneo o corpo humano pode perder?

Fonte: Orla Notícias

Em casos de acidentes é comum que haja perda de sangue, por isso, é aceitável que se perca até 15% de sangue do organismo de forma abrupta. Apesar disso, é preciso repor os nutrientes de alguma forma, seja ingerindo muito liquido ou se alimentando bem.

Continua após a publicidade

Além disso, o fluxo de perda também deve ser considerado, isto é, se a perda de sangue for muito rápido maior é o impacto para o organismo.

O que pode acontecer caso haja muita perca de sangue?

Quantos litros de sangue o corpo humano tem?
Fonte: Folha do Literal

Quando acontece uma perda por algum acidente geralmente o próprio organismo tenta priorizar os órgãos nobres, como o coração. Por isso, os outros órgãos respondem muito rápido aos efeitos do bombeamento de sangue, causando assim sintomas evidentes.

Alguns sintomas como palidez, boca e olhos mais claros podem indicar hemorragia, por exemplo. Outro sintoma caracteristico da perca de sangue pode ser a ocorrência de tonturas. A tontura pode indicar a pressão baixa e a baixa oxigenação cerebral.

Interessante, não?

Ainda sobre seu corpo e seu sangue, você pode gostar de ler também: Quantos litros de sangue o corpo humano tem? e 6 órgãos humanos sem os quais você pode viver.

Fonte: Viva Bem, Hemocentro DF.

Continua após a publicidade

Imagens: Prefeitura de Caxias do Sul, Gospel Prime, Destaque 1, Ao Vivo de Brasília, Gazeta da Cidade, Orla Notícias, Folha do Literal.

Próxima página »

Escolhidas para você