O que são aquelas marcas roxas nos atletas da natação?

Eles são temidos por outros atletas da natação devido ao preparo e desempenho que apresentam durante as provas, mas, na verdade, o que está chamando a atenção da mídia e do público para os atletas americanos, especialmente os da natação, é um outro detalhes mais aparente: marcas roxas no atletas, por todo o corpo e em formas circulares. Você sabe o que é isso?

Conforme explicou o próprio nadador Michael Phelps, em seu Facebook, as tais marcas roxas que conseguiu pelo corpo são o resultado de um terapia milenar para ajudar no relaxamento e na recuperação do corpo dos atletas de alto rendimento. Além dele, também apareceram com o corpo marcado os americanos Caleb Dressel, Ryan Held e Natan Adrian.

5

De acordo com especialistas, o copping ou ventosaterapia é uma prática chinesa, que usa copos de vidro para criar sucção na pele. E, embora as marcas roxas nos atletas não seja nada bonitas de se ver, e até mesmo causem espanto no primeiro olhar, ao que tudo indica usar ventosas é bastante relaxante e indolor.

6

Como surgem as marcas roxas nos atletas?

Isso porque, quando em contato com a pele, estes copinhos circulares acabam pressurizados pelo calor, usando uma bomba de ar, fazendo com que o fluxo sanguíneo aumente na região trabalha e acelere o tempo de recuperação muscular. Além da sucção, o que deixa a pele manchada são pequenos vasos sanguíneos que acabam rompendo.

2

De acordo com o próprio treinador de Michael Phelps, Keenan Robinson, não há com o que se preocupar a respeito da técnica, apesar das marcas roxas nos atletas serem persistentes. Em entrevista ao New York Times ele explicou que “não há nada realmente especial sobre isso”.

1

Abaixo, você assiste um vídeo sobre os benefícios das ventosas e como a terapia funciona. Não deixe de ajustar as legendas para o português.

 

E você, teria coragem de enfrentar a ventosaterapia? Se a técnica for radical demais para seus padrões, existe uma outra forma de relaxar que não deixa marca em seu corpo, como você confere nessa outra matéria: O que acontece se você colocar gelo na nuca?

Fonte: BBC, Momento Curioso, JC Online, YouTube