Curiosidades

Olhos vermelhos – 10 causas mais comuns do problema

De alergias a arranhões na córnea, passando por conjuntivites e um monte de outras infecções. Conheça as possíveis causas dos olhos vermelhos

Olhos vermelhos são mais comuns do que realmente parece. Primeiramente, o problema pode indicar uma irritação na região. Aliás, na maioria das vezes, ele acaba envolvendo o tempo seco ou uso de produtos que causam alergia.

Além disso, olhos vermelhos também podem indicar uma doença mais grave. Consequentemente, se o sintoma se torna muito frequente, é necessário procurar um médico.

Por fim, na maioria das vezes o uso de colírio adequado é suficiente para aliviar a vermelhidão e a irritação dos olhos. Apesar disso, o oftalmologista pode indicar óculos ou lentes para ajudar no problema.

Acima de tudo, existem diversas possibilidades de causas para os olhos vermelhos. Consequentemente, o Segredos do Mundo reuniu os 10 motivos mais comuns.

Confira 10 causas mais comuns dos olhos vermelhos

1 – Cisto no olho

Olhos vermelhos - 10 causas mais comuns do problema

Vermelhidão e irritação nos olhos podem ocorrer devido a um cisto, grão ou areia nos cílios que podem ter entrado nos olhos. Primeiramente, neste caso não deve-se coçar os olhos. Também não deve-se lavar os olhos com água na torneira. Isso por que tanto nos dedos quanto na água, pode haver micro-organismos que podem causar infecção.

Continua após a publicidade

Existem algumas opções neste caso. É bom lavar os olhos com o chá de camomila ou com lágrimas artificiais que se compra na farmácia pode ajudar a eliminar o corpo estranho. Além disso, isso irá aliviar a dor e o desconforto.

2 – Síndrome do olho seco

Olhos vermelhos - 10 causas mais comuns do problema

Pessoas que trabalham na frente do computador, passam horas assistindo televisão ou usam tablet ou o celular por mais tempo, tem mais chances de sofrer com a síndrome do olho seco.

Consequentemente, os olhos ficam vermelhos e irritados. Para lidar com isso, a recomendação é piscar mais vezes por minuto e pingar algumas gotas de colírio ou lágrimas artificiais nos olhos várias vezes ao dia.

3 – Alergias

Olhos vermelhos - 10 causas mais comuns do problema

Inicialmente, algumas pessoas estão mais propensas a ficar com olhos vermelhos. Muitas vezes, isso acontece devido a uma alergia a cremes e maquiagem. Além disso, sombras, delineador, lápis de olhos, rímel e até mesmo filtro solar próprio para o corpo pode causar alergia em algumas pessoas.

Continua após a publicidade

Lavar o rosto com água fria e remover completamente os vestígios de cremes e maquiagem e aplicar soro fisiológico nos olhos são uma boa saída. Colocar uma compressa gelada pode ajudar a desinchar os olhos e acalmar a irritação.

4 – Conjuntivite

Olhos vermelhos - 10 causas mais comuns do problema

A conjuntivite é a inflamação ou infecção da membrana que reveste as pálpebras e a superfície do olho. Os sintomas incluem dor, vermelhidão e irritação. Sensação de corpo estranho dentro do olho e sensibilidade à luz solar também costumam estar presentes.

Além disso, para lidar com o problema, pode-se optar pelo uso de colírios antibióticos no caso da conjuntivite bacteriana, mas nas virais basta usar colírios ou lágrimas artificiais e ter o cuidado de manter os olhos devidamente limpos. Além disso, usar óculos escuro ao sair de casa e quando estiver no computador, tablet, celular ou assistindo televisão.

5 – Arranhão na córnea

Olhos vermelhos - 10 causas mais comuns do problema

O arranhão na córnea pode deixar os olhos vermelhos e irritados. Isto pode acontecer das maneiras mais diversas, desde uma lente colocada do jeito errado até um gato agressivo te arranhando. Caso a pessoa tenha sofrido um arranhão na córnea, é recomendado lavar os olhos com água fria e esperar por alguns instantes até abrir o olho.

Continua após a publicidade

Além disso, é indicado colocar uma compressa com gelo e proteger os olhos usando óculos de sol e evitar entrar no mar ou na piscina. Também ir ao oftalmologista para que seja verificado .

6 – Pancada ou traumatismo nos olhos

Olhos vermelhos - 10 causas mais comuns do problema

Primeiramente, uma queda ou num acidente de trânsito pode provocar uma hemorragia subconjuntival devido a ruptura de pequenos vasos de sangue desta região. Consequentemente, fica uma marca muito vermelha no olho.

Neste caso, compressas frias podem aliviar o desconforto mas não é necessário nenhum tratamento específico porque a vermelhidão desaparece sozinha.

7 – Glaucoma

Olhos vermelhos - 10 causas mais comuns do problema

O glaucoma é uma doença ocular que pode deixar os olhos avermelhados. Além disso, também causa dor de cabeça e dor no fundo do olho.

Continua após a publicidade

Esta doença deve ser diagnosticada pelo oftalmologista. Para controlar a doença (sem cura) e diminuir o risco de cegueira deve-se utilizar os colírios indicados pelo médico diariamente.

8 – Blefarite

Olhos vermelhos - 10 causas mais comuns do problema

A blefarite é uma inflamação das pálpebras que deixa os olhos vermelhos e irritados. Além disso, é uma alteração comum e o seu tratamento pode ser demorado, especialmente quando é causada por uma alteração nas glândulas de Meibomius.

O tratamento da blefarite consiste em manter os olhos sempre limpos e por isso pode ser necessário lavar o rosto com um shampoo neutro de criança.

9 – Uveíte

Olhos vermelhos - 10 causas mais comuns do problema

A uveíte que a inflamação da úvea, uma parte do olho que é formada pela íris, o corpo ciliar e coroide. Esta relacionada a outras doenças como sarcoidose, espondilite anquilosante, psoríase e doença de Behçet.

Continua após a publicidade

Além disso, o tratamento para a uveíte consiste em diminuir a infamação e a formação de cicatrizes através de colírios glicocorticoides indicados pelo oftalmologista.

10 –  Ceratite

Olhos vermelhos - 10 causas mais comuns do problema

Primeiramente, os sintomas de ceratite manifestam-se através de uma pequena pele que recobre a pupila, além de dor, vermelhidão, irritação, sensação de corpo estranho e aumento de sensibilidade à luz.

Esta é uma infecção devido a entrada de fungos presente em folhas ou flores, por exemplo. O médico deverá receitar o uso de colírios e pomadas antibióticas para aplicar diariamente nos olhos.

Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Olho tremendo? Entenda as causas e como parar com o espasmo

Fonte: Tua Saúde

Continua após a publicidade

Imagens: RP10 Holhos Saúde Metrópoles O Globo Casa Saudável Portal da Visão, Gazeta do Povo

Próxima página »

Escolhidas para você