Todo mundo sabe que aviões não são as coisas mais confortáveis do mundo, não é mesmo? Mas, na hora do cansaço, especialmente em viagens longas, é precisa dar uma descansadinha. Isso vale até mesmo para as aeromoças e outros funcionários da tripulação, já que ninguém é de ferro.
Mas, afinal, onde as aeromoças dormem nos aviões? Normalmente eles não são tão espaçosos assim para uma ter quartos, não é mesmo? Mas, na verdade, eles têm sim: alguns modelos de aviões, especialmente os voltados a viagens internacionais, contam com quartos secretos, sabia?
Claro, os quartos das aeromoças não ficam visíveis aos passageiros. Como mostrou o site Business Insider, no Boing 777 os compartimentos secretos para as aeromoças costumam ficar acima das poltronas da primeira classe.
Nada de luxo para as aeromoças
No entanto, não vá achando que é nada luxuoso não. Como as aeromoças têm pouco tempo para descansar e, normalmente, revesam o tempo de serviços com os colegas, esses quartos nos aviões costumam ser bastantes pequenos. Aliás, para sermos sinceros, os quartinhos das aeromoças são claustrofóbicos.
O acesso a eles, claro, é por uma escada, que também fica escondidinha. As aeromoças sobem os degraus por meio de uma portinhola, que pode ser confundida com qualquer outro armário do avião.
Mas, se você estiver voando e a curiosidade apertar, não adianta procurar as escadas. Para abrir a porta das escadas é preciso uma senha.
Os quartos secretos
Bom, depois de se espremer entre os degraus da escadinha, você chega a um cômodo mais amplo, com até sete camas e sem nenhuma janela. No Boing 787 Dreamliner, como você vê na foto abaixo, cada leito tem luzes de leitura, ganchos e espelhos. Isso, claro, sem contar os cobertores e travesseiros.
Em outros modelos, no entanto, as cabines secretas podem ter até 10 beliches. Há armários para que todos guardem seus pertences pessoais e roupas mais confortáveis, caso queiram se trocar na hora de relaxar.
Mas, independente dos modelos de aviões, as camas das aeromoças não são muito largas. Elas têm, em média, 80 cm de largura e 1,80 m de comprimento. Cada uma das camas costuma ser separada por cortinas escuras e pesadas, para criar um ambiente mais escuro e sem ruídos, propício para o descanso, mesmo que rápido.
Variações
O problema, no caso das aeromoças, é que a sorte delas, ou melhor, o conforto, pode variar muito dependendo da companhia aérea em que trabalham. A pior das opções, como você pode ver, parece ser a Malaysian Air, onde as camas estão empilhadas em cubículos, bem ao estilo asiático.
Já, no caso do Airbus A380, as cabines secretas de descanso das aeromoças parecem ser muito melhores. Pelo menos elas são mais bonitas e menos claustrofóbicas, como mostra a imagem.
E então, você sabia dessas coisas sobre os aviões? Se não, você deveria conhecer também esses outros detalhes sobre eles: O segredo para sobreviver a um acidente de avião e 6 segredos que os pilotos de avião nunca contam.
Fonte: Uol, Business Insider