Onde as aeromoças dormem nos aviões?

Todo mundo sabe que aviões não são as coisas mais confortáveis do mundo, não é mesmo? Mas, na hora do cansaço, especialmente em viagens longas, é precisa dar uma descansadinha. Isso vale até mesmo para as aeromoças e outros funcionários da tripulação, já que ninguém é de ferro.

Mas, afinal, onde as aeromoças dormem nos aviões? Normalmente eles não são tão espaçosos assim para uma ter quartos, não é mesmo? Mas, na verdade, eles têm sim: alguns modelos de aviões, especialmente os voltados a viagens internacionais, contam com quartos secretos, sabia?

Claro, os quartos das aeromoças não ficam visíveis aos passageiros. Como mostrou o site Business Insider, no Boing 777 os compartimentos secretos para as aeromoças costumam ficar acima das poltronas da primeira classe.

7

Nada de luxo para as aeromoças

No entanto, não vá achando que é nada luxuoso não. Como as aeromoças têm pouco tempo para descansar e, normalmente, revesam o tempo de serviços com os colegas, esses quartos nos aviões costumam ser bastantes pequenos. Aliás, para sermos sinceros, os quartinhos das aeromoças são claustrofóbicos.

3

O acesso a eles, claro, é por uma escada, que também fica escondidinha. As aeromoças sobem os degraus por meio de uma portinhola, que pode ser confundida com qualquer outro armário do avião.

1

Mas, se você estiver voando e a curiosidade apertar, não adianta procurar as escadas. Para abrir a porta das escadas é preciso uma senha.

Os quartos secretos

Bom, depois de se espremer entre os degraus da escadinha, você chega a um cômodo mais amplo, com até sete camas e sem nenhuma janela. No Boing 787 Dreamliner, como você vê na foto abaixo, cada leito tem luzes de leitura, ganchos e espelhos. Isso, claro, sem contar os cobertores e travesseiros.

2

Em outros modelos, no entanto, as cabines secretas podem ter até 10 beliches. Há armários para que todos guardem seus pertences pessoais e roupas mais confortáveis, caso queiram se trocar na hora de relaxar.

9

Mas, independente dos modelos de aviões, as camas das aeromoças não são muito largas. Elas têm, em média, 80 cm de largura e 1,80 m de comprimento. Cada uma das camas costuma ser separada por cortinas escuras e pesadas, para criar um ambiente mais escuro e sem ruídos, propício para o descanso, mesmo que rápido.

4

Variações

O problema, no caso das aeromoças, é que a sorte delas, ou melhor, o conforto, pode variar muito dependendo da companhia aérea em que trabalham. A pior das opções, como você pode ver, parece ser a Malaysian Air, onde as camas estão empilhadas em cubículos, bem ao estilo asiático.

5

Já, no caso do Airbus A380, as cabines secretas de descanso das aeromoças parecem ser muito melhores. Pelo menos elas são mais bonitas e menos claustrofóbicas, como mostra a imagem.

6

E então, você sabia dessas coisas sobre os aviões? Se não, você deveria conhecer também esses outros detalhes sobre eles: O segredo para sobreviver a um acidente de avião e 6 segredos que os pilotos de avião nunca contam.

Fonte: Uol, Business Insider