História

Os maiores gângsteres da história: 20 grandes mafiosos das Américas

Alguns dos maiores chefões da máfia de todos os tempos incluem Al Capone, Frank Costello, Don Carlo Gambino ou Charlie "Lucky" Luciano.

Em suma, os gângsteres são membros de organizações criminosas conhecidas por suas atividades ilegais, principalmente o contrabando de drogas, jogos de azar e assassinatos. Há décadas, esses grupos atuam em diversos países, principalmente na Europa, Ásia, Estados Unidos e América Latina. Então, quais foram os maiores gângsteres da história?

Antes de conferir a lista, é preciso saber que a máfia americana, originária da Sicília, na Itália, chegou ao poder durante a década de 20. Com efeito, suas operações floresceram principalmente em Chicago e Nova York e começaram a se diversificar em jogos ilegais, bem como empréstimos e tráfico de drogas, entre muitas outras atividades criminosas.

Portanto, a maioria dos gângsteres ficou famosa pela gravidade de seus crimes: as drogas, as fortunas que acumularam e seus assassinatos implacáveis, que muitas vezes ocorriam em plena luz do dia.

Na primeira metade do século 20, quando a máfia reinava na sociedade e era um grampo das manchetes da mídia, os assassinatos de alto perfil eram muito mais comuns e igualmente gráficos.

Continua após a publicidade

Sociedades de crime organizado

Após a década de 1930, o crime organizado deixou de ser representado pelas atividades de pequenas gangues itinerantes a um negócio dirigido por patrões notórios por sua crueldade.

Desse modo, os icônicos Bonnie e Clyde foram substituídos por criminosos com poucas chances de serem homicidas. Ademais, o roubo a banco foi substituído pelo roubo de cidadãos por meio de empréstimos, jogos de azar, drogas, prostituição, corrupção corporativa e sindical.

Continua após a publicidade

Os personagens desta lista são de diferentes países, todavia, todos tem em comum a forma como são reconhecidos: traficantes de drogas e chefes do crime, pessoas infames que influenciaram as melhores biografias de mafiosos e os melhores filmes de gângster dos anos 1990. Confira!

Os maiores gângsteres da história

1. Abraham “Kid Twist” Reles

Os maiores gângsteres da história: 20 grandes mafiosos das Américas
Fonte: Terra

O mafioso Abraham “Kid Twist” Reles, de Nova York, um dos mais temidos de todos os assassinos, era conhecido por matar suas vítimas com um furador de gelo que enfiava brutalmente no ouvido de sua vítima e direto em seu cérebro.

Continua após a publicidade

Ele finalmente apresentou a prova do estado e mandou muitos de seus ex-colegas para a cadeira elétrica. O próprio Reles morreu em 1941 enquanto estava sob custódia da polícia após cair de uma janela. Ademais, ele parecia estar tentando escapar, mas alguns afirmam que ele foi morto pela máfia.

2. Abner “Longie” Zwillman

Fonte: Terra

Muitos o chamavam de “Al Capone de Nova Jersey”, mas seu verdadeiro nome era Abner Zwillman. Ele comandou operações de contrabando e jogos de azar, embora tentasse desesperadamente fazer seus negócios parecerem o mais legítimos possível.

Assim, ele fez coisas como doar para instituições de caridade e oferecer uma recompensa generosa pelo bebê Lindbergh sequestrado. Por fim, em 1959, Zwillman foi encontrado enforcado em sua casa em Nova Jersey. A morte foi considerada suicídio, mas hematomas vistos nos pulsos de Zwillman sugeriam um crime.

3. Albert Anastasia

Os maiores gângsteres da história: 20 grandes mafiosos das Américas
Fonte: Terra

Conhecido como “o Chapeleiro Maluco” e “Lorde Alto Executor”, Albert Anastasia era um assassino da Máfia e líder de gangue que também estava envolvido em várias operações de jogo.

Continua após a publicidade

Assim, como um líder do braço de repressão da Máfia conhecido como Murder, Inc. , Anastasia executou e ordenou incontáveis ​​assassinatos em Nova York antes de morrer nas mãos de assassinos não identificados como parte de uma luta pelo poder da Máfia em 1957.

4. Al Capone

Os maiores gângsteres da história: 20 grandes mafiosos das Américas
Fonte: Terra

Ele foi chamado de ‘Snorky‘ enquanto crescia, graças à sua tendência a transbordar para a violência com pouca provocação e evidente falta de consciência.

Um dos maiores nomes da máfia, Al Capone morreu depois que a sífilis não tratada causou sua morte cerebral. Na época, ele estava cumprindo uma pena por sonegação de impostos que tornou o intocável Eliot Ness famoso.

5. Pablo Escobar

Fonte: Terra

O chefão da cocaína, Escobar também foi um dos maiores gângsteres da história. Aliás, ele sozinho aumentou a taxa de criminalidade na Colômbia e nos Estados Unidos devido ao seu império de golpe.

Continua após a publicidade

Dessa forma, importar pólvora boliviana para os Estados Unidos e ordenar ataques a vários policiais que buscavam sua captura, tornou Escobar uma celebridade mortal que causava igual a respeito e medo.

6. John Dillinger

Os maiores gângsteres da história: 20 grandes mafiosos das Américas
Fonte: Terra

Um trapaceiro charmoso que provavelmente foi a primeira celebridade criminosa real, Dillinger foi principalmente um ladrão de banco, mas também um assassino de pessoas em Indiana. Famoso durante a Grande Depressão, Dillinger foi morto por sua namorada, que o levou a uma emboscada policial fora de um teatro.

7. Bonnie Parker

Fonte: Terra

A metade inteligente, interessante e atraente da dupla Bonnie e Clyde, o prazer de Parker incluía assalto a banco, tiroteios e batalhas de pistola com policiais que terminavam em morte.

Embora ela tivesse apenas 23 anos quando foi baleada, ela ainda carrega um legado para as mulheres de que tudo que os homens podem fazer, as gângsteres podem fazer melhor usando salto alto e saia.

Continua após a publicidade

8. Ellsworth Johnson

Os maiores gângsteres da história: 20 grandes mafiosos das Américas
Fonte: Terra

Conhecido como ‘Bumpy’, Ellsworth está competindo com Capone por gângsteres durões que recebem nomes de nascimento terríveis e apelidos ridículos.

Ele ajudou a quebrar a barreira racial no crime durante os anos 30 como um dos mais infames mafiosos afro-americanos por comandar jogos, drogas, armas e qualquer outra coisa que você pudesse imaginar. Com efeito, Johnson estabeleceu o padrão para assassinos suaves e charmosos e era um dos maiores inimigos públicos.

9. James Bulger

Fonte: Pinterest

Bulger não era apenas um chefe da máfia de Boston, mas um informante do FBI que passava grande parte do tempo fugindo dos federais. Ele teria sido o chefe da lista dos Mais Procurados, não fosse por um certo sujeito de nome Osama bin Laden.

Entretanto, depois de anos na clandestinidade, ele foi preso em 2011 aos 81 anos, provando a habilidade dos investigadores criminais modernos para capturar octogenários.

Continua após a publicidade

10. Jesse James

Os maiores gângsteres da história: 20 grandes mafiosos das Américas
Fonte: Pinterest

Um herói folclórico confederado do século 19, James foi frequentemente comparado a Robin Hood em sua tendência de roubar apenas bancos e trens onde os imerecidamente ricos guardavam seu dinheiro, muitas vezes transferindo muito de seu lucro para indivíduos que sofriam sob o jugo da pobreza e exploração financeira.

11. Stephanie St. Clair

=
Fonte: Pinterest

“Queenie” para muitos na maravilhosa ilha de Manhattan, esta senhora elegante trouxe uma sensação de refinamento francês e sabedoria africana para o submundo.

Embora ela mesma fosse uma criminosa no Harlem, ela costumava derrubar policiais corruptos usando o sistema a seu favor. Uma adversária mortal, ela manteve muitos chefes do crime de mente menor fora do Harlem com táticas brilhantes e brutais e seu executor, Bumpy.

12. John Joseph Gotti, Jr.

Os maiores gângsteres da história: 20 grandes mafiosos das Américas
Fonte: Pinterest

O “Dapper Don” ou “Teflon Don”, Gotti deu tudo de si para se tornar o chefe da família do crime Gambino quando matou Paul Castellano. Um operador sério cujos gostos caros e sorriso fácil lhe renderam amigos tanto quanto influência. Todavia, nos anos 90 ele recebeu sentença de prisão perpétua, ou seja, para passar o resto da vida atrás das grades.

Continua após a publicidade

13. Griselda Blanco

Fonte: Pinterest

Dos humildes primórdios da prostituição e dos carteiristas, Blanco acabou empenhando sua mente perversa para criar um comércio de cocaína em alta em Miami com a ajuda de seus contatos na Colômbia. Ganhando o nome de Madrinha da Cocaína, mesmo quando encarcerada ela dirigia uma máfia de cocaína em expansão.

14. Carlo Gambino

Os maiores gângsteres da história: 20 grandes mafiosos das Américas
Fonte: Pinterest

Um prodígio do crime infantil da Sicília e um dos maiores gângsteres da história, Gambino sabia manusear armas de fogo antes mesmo de saber andar. Desse modo, ele revelou sua habilidade como pistoleiro ainda na adolescência.

Quando Mussolini ganhou poder na Itália, Gambino foi para a cidade de Nova York , onde alugou uma arma de aluguel antes de fundar seu próprio clube da máfia.

15. Charles Luciano

Fonte: Pinterest

O pai da máfia nos Estados Unidos, Luciano era um siciliano que cresceu com alguns dos criminosos mais famosos dessa lista como seus amigos. Como resultado, ele inventou maneiras novas e fascinantes de infringir a lei, com extorsão, prostituição, bem como drogas, assassinato e uma lista inteira de crimes supervisionados por sua organização mafiosa.

Continua após a publicidade

16. George Clarence

=
Fonte: Pinterest

George “Baby Face” Nelson foi o principal rival de Capone, e um monstro sádico. Ele foi um dos maiores gângsteres da história, também chamado de ‘Bugsy’ graças ao seu comportamento imprevisível e temível. Seus hobbies incluíam abertamente atirar em rivais, bem como em cidadãos comuns.

Aliás, uma vez sequestrou um guarda-costas de Capone que ele então castrou, pendurou de cabeça para baixo, queimou seus olhos, torturou e depois enviou o que restava para Capone.

Além disso, Nelson tornou-se o inimigo público número um pelo FBI após a morte de seu rival. Em 1934, com apenas 25 anos ele morreu após um tiroteio com o FBI durante o qual foi atingido por 17 balas.

17. Helen Wawrzyniak

Os maiores gângsteres da história: 20 grandes mafiosos das Américas
Fonte: Pinterest

A noiva de Lester Gillis, a Sra. Wawrzyniak se tornou a versão feminina de Baby Face Nelson. Uma cúmplice inteligente e astuta, que ao invés de cometer seus crimes abertamente, ela ajudava a facilitar os danos causados ​​por seu marido no gatilho. Além disso, ela o abrigou depois de muitos de seus horríveis tiroteios, dando a ela o posto de Chefa da Máfia Suprema.

Continua após a publicidade

18. Benjamin Siegel

Os maiores gângsteres da história: 20 grandes mafiosos das Américas
Fonte: Pinterest

O segundo ‘Bugsy’ desta lista, Bugsy Siegel amava tanto o jogo ilegal que conseguiu legitimá-lo na forma de Sin City, em Las Vegas. Então, ele e seus comparsas mafiosos roubaram turistas durante anos antes de seu assassinato por mafiosos rivais.

19. Frank Lucas

Fonte: Pinterest

Frank Lucas também foi um dos maiores gângsteres da história. Em suma, ele era um traficante de heroína inteligente que começou sua própria máfia, onde era tão adorado e respeitado por aqueles em sua vizinhança que não era incomum para ele executar pessoas na rua em plena luz do dia, sem que ninguém decidisse testemunhar contra ele.

Ademais, Lucas demonstrou verdadeira honra entre os ladrões e é famoso tanto por sua bondade, sinceridade e gentileza quanto por suas práticas criminosas intransigentes.

20. Homer Van Meter

Os maiores gângsteres da história: 20 grandes mafiosos das Américas
Fonte: Pinterest

Por fim, associado de John Dillinger e “Baby Face” Nelson, o ladrão de bancos Homer Van Meter juntou-se aos seus compatriotas perto do topo da lista dos mais procurados pelas autoridades no início dos anos 1930. Assim como Dillinger e os outros, Van Meter acabou sendo morto a tiros pela polícia. Alguns até dizem que foi Nelson, com quem Van Meter vinha discutindo, que avisou os policiais.

Continua após a publicidade

Então, curtiu essa lista? Pois, veja tabém: Yakuza: 10 fatos sobre a organização japonesa e maior máfia do mundo

Fontes: Estilo Gângster, Aventuras na História, Manual do Homem Moderno

Fotos: Terra, Prime Video, Pinterest

Continua após a publicidade

Próxima página »

Escolhidas para você