História

Países com mais de uma capital – Quais são eles?

Alguns países ao redor do mundo como a Bolívia, dividem suas sedes administrativas, legislativas e judiciárias entre duas ou mais capitais.

Por Adelina Lima

A maioria dos países do mundo tem apenas uma capital que abriga a sede do governo. Por exemplo, capitais como Buenos Aires, Washington, Paris e Tóquio são as sedes administrativas de seus respectivos países, além disso, muitas vezes, algumas capitais também são as maiores cidades da nação.

Enquanto a maioria das capitais são escolhidas a partir de uma cidade existente, alguns países decidiram criar novas cidades para estabelecer suas capitais ali. Essas cidades são chamadas de “cidades planejadas”, como é o caso de Brasília, capital do Distrito Federal e do Brasil. Desse modo, a cidade foi projetada pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer, e tem um ar modernista que a levou a ser declarada Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em 1987.

Por outro lado, existem países que possuem mais de uma capital por diversas razões. Assim, eles dividem as sedes administrativas, legislativas e judiciárias entre duas ou mais cidades. Confira quais são eles, a seguir.

Países com mais de uma capital

África do Sul – único país com 3 capitais

Países com mais de uma capital: quais são eles?
Fonte: Pinterest

A África do Sul é o único país do mundo que tem três capitais oficiais: Cidade do Cabo, Bloemfontein e Pretória. Em vez de concentrar todas as partes do governo em uma cidade, o poder executivo sul-africano fica em Pretória, o judiciário em Bloemfontein e o legislativo na Cidade do Cabo. Portanto, essa divisão é feita em parte para acomodar os vários grupos étnicos que se distribuem por todo o país.

Bolívia

Fonte: Pinterest

Um exemplo de país com duas capitais é a Bolívia. Assim, La Paz e Sucre são duas cidades bolivianas que dividem as diferentes partes do governo entre si. Essa divisão remonta ao final do século XIX, quando facções políticas opostas tinham aspirações diferentes sobre como o país deveria governar o seu povo.

Chile

Países com mais de uma capital: quais são eles?
Fonte: Pinterest

Também na América do Sul, outro país que tem duas capitais é o Chile. Apesar de Santiago ser a sua capital oficial, além de sua maior cidade, a legislatura nacional foi transferida para Valparaíso em 1990. Nessa época, o país estava se recuperando do regime de Pinochet e procurando descentralizar o poder político.

Coreia do Sul

Fonte: Pinterest

Diferente das demais nações, a Coreia do Sul adotou o modelo de duas capitais recentemente em 2012. Portanto, Seul que é há muito tempo a capital oficial e o centro econômico e cultural do país, agora divide a sede administrativa com a cidade de Sejong. Esta segunda capital é onde muitas das agências mais importantes do governo estão localizadas. Dessa forma, a divisão de capitais foi realizada para desconcentrar o poder político de Seul.

Costa do Marfim e Benim

Países com mais de uma capital: quais são eles?
Fonte: Pinterest

A capital oficial da Costa do Marfim é Yamoussoukro, mas a sede do governo de fato é Abidjan. Todavia, ter uma sede de governo não significa que a cidade não é oficialmente a capital, mas desempenha todas as funções que um governo funcionaria. A mesma situação existe no Benim, país da África Ocidental, que tem uma capital oficial em Porto Novo e uma capital de fato em Cotonou. Em ambos os casos, a maior cidade funciona como a capital de fato, mas as funções oficiais do governo estão intencionalmente localizadas em outro lugar.

Geórgia

Fonte: Pinterest

Tbilisi é a capital oficial da Geórgia e onde reside o governo executivo. Enquanto o presidente e o gabinete estão na maior cidade do país, a capital legislativa do país é Kutaisi. Na Geórgia, as leis são elaboradas em uma parte do país, mas as funções executivas são desempenhadas em outra.

Honduras

Fonte: Pinterest

Diferente dos outros países, Honduras tem uma situação particular porque em vez de ter uma capital, tem uma entidade chamada Município do Distrito Central. Nesse distrito, fica a capital de fato Tegucigalpa, que também é a maior cidade do país. Mas também Comayagüela, que também é considerada capital constitucional juntamente com Tegucigalpa.

Malásia

Países com mais de uma capital: quais são eles?
Fonte: Pinterest

A capital oficial da Malásia é Kuala Lumpur. No entanto, como a cidade era muito populosa o governo decidiu planejar uma nova cidade que pudesse lidar com as funções administrativas do país em nível federal. Por este motivo, em 1999, o governo e o judiciário mudaram-se para a cidade de Putrajaia.

Montenegro

Fonte: Pinterest

Embora Podgorica seja a capital oficial de Montenegro, a cidade de Cetinje é uma capital honorária em homenagem a história do país. Em outras palavras, ela foi a antiga capital do país e ainda funciona como um importante centro cultural da nação.

Países Baixos

Fonte: Pinterest

Nos Países Baixos, a Holanda é outra nação que efetivamente possui duas capitais. De acordo com a constituição, Amsterdã é a capital, mas o parlamento e o governo holandês estão em Haia há centenas de anos, conferindo a esse local as funções de capital. Além disso, Haia também é a sede de muitas agências governamentais internacionais importantes, como o Tribunal Penal Internacional.

Saara Ocidental

Fonte: Pinterest

O Saara Ocidental é um território disputado na costa noroeste da África. Desse modo, existem duas entidades dentro do território que são reivindicadas por facções concorrentes e cada uma tem suas próprias capitais. Ou seja, Marrocos considera Laiune a capital, mas a República Árabe Saaraui Democrática considera Tifariti a capital do seu território autoproclamado.

Sri Lanka

Fonte: Pinterest

No Sri Lanka a capital oficial do país é Colombo, mas nas últimas quatro décadas a legislatura nacional residiu em um subúrbio próximo chamado Sri Jaiavardenepura-Kotte. Como costuma acontecer em países com uma cidade dominante, a mudança foi feita para aliviar o congestionamento em Colombo.

Suazilândia

Fonte: Pinterest

Ao contrário de alguns dos países que adotaram recentemente um sistema de duas capitais, a Suazilândia sempre teve duas capitais. Assim, Lobamba é onde residem os governantes de elite e é considerada a tradicional sede do poder no país, além de ser o local onde o Parlamento se reúne. Mbabne, no entanto, é a capital administrativa onde o restante das funções do governo são executadas.

Tanzânia

Países com mais de uma capital: quais são eles?
Fonte: Pinterest

Dar es Salaam ou Dar es Salã é a capital histórica e a maior cidade da Tanzânia. Todavia, a cidade de Dodoma está em uma localização mais central em relação ao resto do país. Por este motivo, em 1973 o governo transferiu a sede administrativa para Dodoma, embora muitas das agências governamentais e embaixadas estrangeiras na Tanzânia permaneçam em Dar es Salaam.

Quer saber outras curiosidades sobre outros países? Então, leia: Países ricos – Quais são os 29 países mais ricos do mundo

Fontes: Viagens Sapo, Cultura de Algibeira, Nova Escola

Fotos: Pinterest

Próxima página »

Escolhidas para você