França, Estados Unidos e Itália certamente são alguns dos países que mais recebem turistas ao longo do ano. Mas você sabe quais os países e territórios ultramarinos são os menos visitados do mundo? Antes de listá-los é preciso entender que o turismo impacta positivamente várias áreas como mercado, a economia, a segurança, a proteção ambiental e a preservação cultural.
Todavia, em alguns países o número de chegadas de turistas internacionais quase não teve crescimento como por exemplo pequenas nações da África, Ásia, Oceania e até mesmo da Europa. Os dados para organização deste ranking são apontados pela Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas (UNWTO, na sigla em inglês). A UNWTO divulga anualmente um levantamento listado quais países são os menos visitados por turistas estrangeiros no planeta.
Países menos visitados da Europa
San Marino
A nação menos visitada da Europa é San Marino. Apesar de suas belezas e atrativos naturais o país recebe menos de 100 mil visitantes por ano. Todavia, vale destacar seus encantos que incluem um centro histórico, que remonta ao século XIII, com torres de fortificação, muros, portões e bastiões. Ademais, outras atrações são a basílica neoclássica do século XIX e a Piazza della Libertà, ambos declarados como Patrimônios da Humanidade pela UNESCO em 2008, junto com o Monte Titano, sobre o qual estão assentados.
Liechtenstein
O segundo país menos visitado da Europa de acordo com a Organização das Nações Unidas para o Turismo (OMT), é Liechtenstein. O país localizado em faixa alemã entre a Áustria e a Suíça tem paisagens montanhosas estonteantes, adequadas para caminhadas, mountain bike e esportes de inverno, além do Castelo de Vaduz, uma fortaleza do século XII. Ademais, a capital homônima tem uma bela galeria de arte contemporânea e um museu postal.
Moldávia
A Moldávia foi considerada o terceiro país menos visitado da Europa. Assim, esta antiga república soviética localizada entre a Romênia e a Ucrânia, cuja capital é Chișinău, tem fortalezas medievais, fortificações romanas e um sítio arqueológico com escavações que mostram edifícios que datam da era paleolítica.
Países menos visitados da Ásia
Bangladesh
Apesar de ser um dos países mais densamente povoados, Bangladesh é um dos menos visitados do mundo. Frequentemente atingindo por inundações, Bangladesh sofre de grande pobreza, mas o turismo de pequena escala existe na forma de caminhadas e visitas às suas plantações de chá. Ademais, os poucos turistas também visitam o lar do Budista Vihara (mosteiro), Patrimônio Mundial da UNESCO, em Paharpur.
Brunei
Brunei é um pequeno país na ilha de Bornéu é o lar de uma exuberante floresta tropical, incluindo o Parque Nacional Ulu Temburong, onde animais exóticos podem ser vistos. Ademais, o país é também o lar de uma arquitetura islâmica surpreendente, incluindo a mesquita do sultão Omar Ali Saifuddin.
Butão
O Butão é considerado o país da felicidade, ou seja, é o único país do mundo que mede a produção pela Felicidade Interna Bruta, onde mais de 90% de sua população afirma estar contente. Além dessa característica curiosa, a nação é cercada por vales e campos onde as plantações ainda são cultivadas por arados, bois e foices.
Seu baixo número de visitantes pode ser devido à dificuldade de acesso (apenas alguns pilotos são qualificados para pousar em seu aeroporto precariamente localizado), bem como a uma infraestrutura relativamente subdesenvolvida.
Países menos visitados da Oceania
Ilhas Marshall
Com cerca de 6.000 visitantes por ano, as Ilhas Marshall estão em sétimo lugar na lista dos países menos visitados do mundo. A fim de proteger a vida no oceano, em 2011 o governo da República da Ilha Marshall declarou uma parcela de território marítimo será destinado para o santuário de tubarões, tornando-se o maior santuário de tubarões do mundo.
Kiribati
Kiribati é uma nação extremamente isolada geograficamente que recebe cerca de 4000 visitantes por ano. Assim, o Kiribati ocupa o quarto lugar na lista dos países menos visitados do mundo.
A população local de Kiribati é extremamente extrovertida e amigável por natureza. Você pode ter a oportunidade de participar de algumas atividades culturais locais e vivenciar a vida do Kiribati. Todavia, o local tem forte herança cultural além de uma população bastante acolhedora. Ademais, o Kiribati é conhecido pelo maior ilha de coral do mundo e um dos destinos dos sonhos para mergulhadores de alto mar.
Nauru (ilha no Oceano Pacífico)
Antigamente conhecida como Ilha Pleasant e oficialmente chamada de República de Nauru, este é um dos menores países situado no meio do oceano pacífico, além de ser um dos menos visitados do mundo
Com uma população de aproximadamente 10.800 habitantes, Nauru possui o título de terceiro menor país do mundo depois da Cidade do Vaticano e de Mônaco. Após a Segunda Guerra Mundial, o Japão ocupou Nauru, que se tornou independente em 1968.
O país já foi conhecido por seus depósitos de fosfato, mas atualmente as reservas estão quase esgotadas. Ademais, Nauru tem uma taxa de alfabetização de 96%, contudo o país tem o nível mais alto de diabetes tipo 2 do mundo, com mais de 40% da população afetada, além de serem uma das nações com maior número de obesos do planeta.
Tuvalu
Tuvalu é outro país da Oceania extremamente remoto, localizado no oceano Pacífico entre o Havaí e a Austrália. De acordo com a OMT, Tuvalu recebe cerca de 2.000 turistas anualmente e coloca-se no Top 5 do ranking de países menos visitados do mundo. Acredita-se que a localização e a acessibilidade limitada do país são os principais motivos para obter um baixo desenvolvimento no turismo.
Países menos visitados da África
Somália
Oficialmente conhecido como República Federal da Somália, o país era muito receptivo ao turista até o início da guerra civil no início dos anos 1990. Contudo, muitos alertas têm sido emitidos aos turistas, de tempos em tempos, devido a conflitos armados entre o governo e os grupos terroristas ativos. Dessa forma, com menos de 1000 turistas por ano, a Somália é também um dos países menos visitados do mundo.
Apesar disso, a Somália é conhecida por seus locais históricos, inúmeras praias, enormes cachoeiras, cadeias de montanhas e parques nacionais. O país também abriga o litoral, um dos mais longos do continente africano.
Sudão do Sul
O Sudão do Sul é o mais novo país do mundo, que foi separado do Sudão em 2011, sendo Juba sua maior cidade e também a capital desta nação. Com quase 6000 visitantes por ano, o Sudão do Sul também integra a lista dos países menos visitados do mundo.
Desse modo, o território é o lar de pessoas de diferentes religiões (incluindo muçulmanos, cristãos e animistas). Embora o Sudão do Sul tenha sofrido por muitos anos com violentas guerras civis, juntamente com algumas políticas pobres, ele é bastante elogiado por sua hospitalidade.
Guiné Equatorial
Com uma população de pouco mais de um milhão de habitantes, a Guiné Equatorial é o único estado africano que tem o espanhol como língua oficial. Assim, de acordo com a OMT país registra cerca de 5.500 visitantes por ano.
O país está dividido em região insular e região continental. Desse modo, a região insular consiste em uma das ilhas mais populares de Bioko e uma ilha vulcânica chamada Annobon. No entanto, a indústria do turismo neste estado africano está em grande parte subdesenvolvida, pois o país passou muitos anos de isolamento internacional.
Países menos visitados das Américas
Dominica (ilha no Mar do Caribe)
Umas das ilhas mais esquecidas do mundo fica localizada na América do Norte e conta com nove vulcões ativos. No entanto, apesar da paisagem vulcânica atrair muitos viajantes aventureiros nos últimos anos, o território é considerado um dos menos visitados do mundo.
Guiana Francesa
O destino menos visitado na América do Sul, à frente da Guiana e do Suriname é este Território Ultramarino Francês. Sua capital, Caiena, é reconhecidamente francesa em sua cultura de café e culinária, mas a gastronomia vietnamita e chinesa também são oferecidas no local. A arquitetura da cidade também é atrativa com muitos edifícios de madeira ainda de pé.
São Vicente e Granadinas
Da mesma cadeia de ilhas de Aruba, Antígua e Barbados, este arquipélago é um atrativo turístico completo com sol, areia e salsa. Apesar das paisagens incríveis, essas ilhas foram negligenciadas por muito tempo e por este motivo faz parte da lista de países menos visitados do mundo. Todavia, o turismo deficiente também resulta em um recanto intocado raro nesta faixa de mar.
Se gostou de saber quais os países menos visitados do mundo, leia mais sobre a Tailândia, o que você precisa saber? O que evitar e ilhas populares
Fontes: Volta ao Mundo, Uol, Skyscanner