Também conhecido como Micose de Praia, o pano branco causa diversas manchas na pele do portador que podem ser brancas, beges, marrons e até mesmo rosa. Ela é uma das doenças causada por fungos, os quais são estruturas simples que sempre estão em contato com a pele. Eventualmente, em situações propícias, o fungo pode penetrar em nossa pele causando as famosas micoses.
O fungo que causa o Tínea versicolor ou Pitiríase versicolor (nomes científicos para a doença) se chama Malassezia furfur. Logo que ele consegue penetrar na pele humana, ele produz ácido azeláico, o que impede a produção de melanina por aquela região. Desse modo, mas manchas surgem causando um certo incômodo e coceira para quem as possui.
Felizmente, essa doença não é muito é grave, podendo ser detectada de uma forma fácil. Além disso o tratamento é bem simples na maioria das vezes. Confira:
Causas do pano branco
O fungo Malassezia furfur está presente na pele e pode ser inofensivo desde que não existam fatores externos e internos para que fungo penetre e cause infecção. Em suma, confira abaixo as principais situações que deixam a pele mais suscetível a micose de praia:
- Má higiene da pele
- Excesso de sudorese
- Imunodepressão
- Excesso de oleosidade
- Predisposição a doença.
Calor e umidade também pode agravar todos esses sintomas, por isso o nome ligado a praia. Conforme o aparecimento dessas manchas, a pele bronzeada acaba as destacando.
Também existem alguns fatores internos que podem ajudar no surgimento dessas manchas. De acordo com a dermatologista Lívia Luna, desnutrição, uso de anticoncepcionais, corticoides e imunossupressores, podem facilitar com que o fungo penetre na pele.
Sintomas do pano branco
Dentre os principais lugares onde as manchas aparecem estão: tronco, pescoço, adomem, costas e até mesmo na face. Todas essas partes do corpo sempre recebem muita incidência do sol, o que ajuda o fungo a se proliferar. Confira em seguida alguns dos principais sintomas do pano branco:
- Manchas brancas, salmão, marrom ou rosa na pele que aumentam lentamente
- Descamação da pele
- Coceira intensa onde existem manchas
Como prevenir
Como as principais causas estão ligadas a higiene pessoal, a maioria dos itens de prevenção estarão ligados a mesma. Desse modo, cuidados devem ser redobrados caso você já tenha sofrido com o pano branco em algum momento da sua vida, já que uma das causas para o desenvolvimento do fungo é a predisposição do seu organismo.
- Durante o verão utilize roupas frescas (de preferência de algodão)
- Higienização com sabonetes queratolíticos (limpando com mais intensidade a parte mais externa da pele)
- Se acaso for usar filtros, opte pelos filtros solares com toque seco e menos oleosos podem ser uma melhor opção
- Evitar cremes oleosos nas partes mais propensas a manchas durante o verão ou dias quentes
- Sempre higienizar a pele e secar bem após atividades físicas
- Utilizar produtos que controlam a população de leveduras na pele durante o verão e dias quentes
Tratamento do pano branco
Em resumo o tratamento da micose de praia é feita como a maioria das micoses: pomadas antifúngicas. Dentre as principais utilizadas para o tratamento dessa doença estão:
- Econazol
- Cetoconazol
- Terbinafina
Essas pomadas devem ser aplicadas antes de dormir e o tratamento pode variar de 3 a 21 dias, de acordo com todas as recomendações do seu dermatologista.
Embora as pomadas resolverem a maioria dos casos, podem existir casos mais sérios. O médico pode indicar medicamentos via oral como Itraconazol e Fluconazol.
Quando o tratamento já estiver em andamento, deve se tomar alguns cuidados para acelerar os resultados, isto é:
- Não deixe os locais afetados pela doença úmidos
- Evite cremes e óleos na região afetada
- Sobretudo, evite a exposição solar da mancha durante o tratamento
E aí, gostou da matéria? Se a resposta for sim, é provável que você também vai gostar dessa: Dermatose – o que é, principais tipos e sintomas
Fonte: Tua Saúde, Derma Club, Manual MSD
Imagem Destacada: Remédio Caseiro