Para que serve o buraquinho misterioso na pia do banheiro?

Como você já deve ter visto aqui, no Segredos do Mundo, a utilidade de vários furinhos polêmicos já foram desvendadas ao mundo, incluindo aquele buraquinho no corpo das canetas BIC e até mesmo a função do nosso umbigo. Hoje, mais um buraquinho misterioso, aquele furinho superior na pia do banheiro, que sempre atormentou sua criatividade, vai ser “desencantado”.

Aliás, quem nunca ficou curioso sobre esse buraquinho da pia do banheiro? Embora aparentemente sem função, ele sempre esteve lá, na maioria das pias que você já viu pelo mundo, desde sua infância. Não é mesmo?

5

Inclusive, colocar o dedo, ou pelo menos tentar, nesse tal buraquinho misterioso da pia sempre foi o seu esporte preferido. Acertamos?

Mas, apesar de aparentemente vazio e sem função, o buraquinho na pia do banheiro tem sim uma utilidade. Aliás, ele tem até mesmo um nome e um apelido só para si. Oficialmente, o buraquinho da pia é chamado de extravasor de água e, para os íntimos, é mais conhecido como “ladrão”.

Sobre sua função, o misterioso buraquinho da pia do banheiro serve como uma saída alternativa da água. Ele é um recurso para que a água escoe, caso o ralo estiver obstruído, e seu banheiro não vire uma completa lagoa.

Algumas pias mais atuais não têm mais esse buraquinho misterioso ou, às vezes, eles não ficam tão aparentes. No entanto, eles ainda existem por aí, em vários modelos e tamanhos.

1 2

Nas banheiras, inclusive, o mesmo buraquinho misterioso da pia do banheiro também pode ser encontrado. E, como no caso da pia do banheiro, eles tem a mesma junção de escoar água, caso o nível da água no recipiente passe do “ponto” e ameace molhar toda sua cerâmica.

3

E então, mistério resolvido?