Ciência & Tecnologia

Paranormalidade – O que é, curiosidades e será que a ciência explica

Mesmo não sendo considerada um campo da ciência, a paranormalidade possui seu próprio estudo, assim como detém de vários fiéis.

Por Larissa Ariel Lima

Não há dúvidas de que a paranormalidade e o conhecimento cientifico sempre bateram de frente um com o outro. Afinal, por muito tempo a sociedade interpretava o mundo através das palavras de xamãs, bruxos ou profetas. A exemplo temos os seguidores de Jesus, que acreditavam em milagres mesmo sendo “coisas” não explicadas fisicamente.

Na Grécia antiga eles previam o futuro com o que chamavam de oráculos. Na França medieval a sociedade acreditava que alguns reis, sendo eles chamados de taumaturgos, podiam curar pessoas apenas com um toque. Bem como vivenciamos isso até hoje em comunidades indígenas, como xamãs e até no meio religioso protestante.

Em contraste vemos que na sociedade ocidental racional atual o que prevalece é o conhecimento por meio da ciência. Isso é porque a ciência tem um caráter comprovativo, e “preciso”. Ou seja, todo o seu conhecimento de mundo, bem como o que acontece nele, evolução, seleção dentre outras coisas é comprovado por meio de estudos.

Paranormalidade - o que é? A ciência explica? Curiosidades e mais
Sessão do Medo

Desta forma, sendo bem diferente da paranormalidade, que “atua” digamos por meio de uma crença ou fé. Assim, no meio do fogo cruzado entre céticos e a parapsicologia (estudos de fenômenos paranormais), muitas pesquisas já foram perdidas. Isso aconteceu por conta do caráter comprovativo dos estudos científicos, então, ruindo os estudos paranormais.

Mas o que é paranormalidade?

Paranormalidade - o que é? A ciência explica? Curiosidades e mais
Mega Curioso

A paranormalidade consiste na série de fenômenos não explicados cientificamente. Assim engloba vários tipos de acontecimentos, sendo alguns deles:

  • Fenômenos sobrenaturais (fantasmas e espíritos);
  • Milagres;
  • Telecinese;
  • Levitação;
  • Premonições;
  • Experiências pós vida;
  • Reencarnação;
  • Manifestação em corpos (quando espíritos se apossam de corpos);

Assim ele consiste em uma grande variedade de fenômenos que são “anormais e fora da explicação do conhecimento cientifico. Bem como alguns dos assuntos abordados pela paranormalidade são os estudos dos UFO’s, criptozoologia bem como outros casos não-psíquicos.

Estudos parapsicológicos

Paranormalidade - o que é? A ciência explica? Curiosidades e mais
Brasília Nova Era

Mesmo “perdendo” para os estudos científicos, a paranormalidade possui grandes devotos, bem como dispõe do seu próprio estudo, chamado parapsicologia. Ela também reúne parapsicólogos americanos em uma associação, que por coincidência é aliada desde a década de 70 a Associação Americana para o Avanço da Ciência.

E assim como outros ramos da ciência, a parapsicologia possui jornais especializados onde são postados seus estudos. Também prestam serviços ao governo, recebendo assim financiamentos públicos para pesquisas, mesmo sendo em menor quantidade.

Porém parapsicologia não analisa todos fenômenos paranormais, mas apenas três tipos deles: A percepção extra-sensorial, a telecinese e a sobrevivência da consciência sem o corpo.

Percepção extra-sensorial

Paranormalidade - o que é? A ciência explica? Curiosidades e mais
Info Escola

É a área que estuda os fenômenos de transmissão de informações sem nenhum meio físico, ou seja, nenhum dos sentidos humanos. Sendo eles de 3 tipos: a premonição, telepatia e a clarevidência. A premonição consiste no ato de receber informações do futuro.

Assim a telepatia é a forma de comunicação direta por meio da mente. E por fim a clarevidência, sendo a habilidade de assimilar informações sem usar os sentidos, nem mesmo outra pessoa envolvida.

Telecinese

Paranormalidade - o que é? A ciência explica? Curiosidades e mais
Cena do seriado Stranger Things – Youtube

A telecinese é a capacidade de um individuo em influenciar diretamente um corpo, por meio da mente. Ou seja, mover objetos sem toca-los, influenciar maquinas por meio da mente ou até mesmo curar somente com um toque de mãos.

Sobrevivência da consciência sem o corpo

Paranormalidade - o que é? A ciência explica? Curiosidades e mais
Desenho representativo sobre a reencarnação – Centro Espirita Estrela de Davi

O nome pode parecer um tanto quanto complexo, mas ele consiste basicamente no estudo das experiencias pós morte bem como a reencarnação. Sendo ela feita por meio de relatos de pessoas que já foram consideradas mortas, e voltaram a vida.

Desta forma podemos observar que a parapsicologia estuda fenômenos psíquicos, bem como a influência da consciência humana sobre o mundo real. Sendo então apenas uma das vertentes da paranormalidade, que envolve questões bem amplas, assim estando além do intuito dos estudos parapsicológicos.

Experimento de David Gallo e Stephen Gray

Muitas pessoas acreditam 100% em eventos paranormais, como clarevidência, reencarnação, espíritos, dentre outras coisas. Porém também existem pessoas que são totalmente céticas quanto a esses fenômenos. E foi a partir disso que o psicólogo David Gallo quis descobrir o que havia de diferente entre as pessoas desses diferentes tipos de pensamentos.

Assim juntamente com seu colega de profissão, Stephen Gray iniciaram uma série de estudos múltiplos. Bem como muitas teorias já havia proposto que existia diferenças cognitiva entre os que acreditavam em paranormalidades e os que eram céticos.

O estudo

Paranormalidade - o que é? A ciência explica? Curiosidades e mais
Abril

Seus estudos foram bem complexos, assim para chegar a uma melhor conclusão eles utilizaram 2 grupos de pessoas, sendo elas de alto nível de escolaridade. Assim comparavam seus desempenhos em diferentes tarefas cognitivas, como provas de logica, memória, linguagem e associação.

Também analisavam detalhadamente a memória episódica, que são lembranças precisas de experiências do passado. Pois pensavam que memórias poderiam ser a origem das “distorções” que geravam visões, como as de médiuns. Porém todos os experimentos constatavam que não havia grandes diferenças entre os dois grupos.

Então, a unica “diferença” encontrada foi que os que acreditavam em paranormalidades tiveram pior desempenho em testes de pensamento analítico e lógico. Ou seja, os crentes em atividades paranormais tendem a processar as informações de forma mais intuitiva.

Paranormalidade - o que é? A ciência explica? Curiosidades e mais
Cena do filme Atividade Paranormal – Dimensão Fantasma – Youtube

Bem como normalmente estão mais satisfeitos com suas vidas. Sendo um fator já observado por Gallo em seus estudos prévios. Ou seja, processas informações de maneira intuitiva é mais vantajoso, assim levando as pessoas a serem mais felizes e esperançosas.

O vidente Joe McMoneagle

Paranormalidade - o que é? A ciência explica? Curiosidades e mais
Pinterest

Dentro dos estudos patrocinados pelo governo americano uma pessoa se destacou. Joe McMoneagle era um vidente, que, dentre todas as cobaias dos estudos parapsicologismos possuía as mais altas taxas de acerto. Desta forma, o parapsicólogo e físico Dean Radin, que testava McMoneagle relatou vários episódios em seu livro Conscious Universe.

Um desses episódios aconteceu em 1979, quando militares americanos queriam saber o que havia dentro de um prédio que se encontrava na Rússia. Assim eles deram as coordenadas ao vidente, que conseguiu descreve-lo e desenha-lo. Posteriormente, recebeu uma foto do mesmo, então McMoneagle descreveu o que estava acontecendo no prédio.

Os russos que estavam construindo um enorme submarino. Porém, de primeira ninguém acreditou na visão, afinal um submarino sendo construído longe da beira mar soava um pouco estranho. Contudo, continuando a sua fala, o vidente afirmou que em quatro meses os soviéticos escavariam um canal para a saída do submarino.

E foi exatamente isso que aconteceu. Assim, quatro meses depois eles comprovaram a existência de um canal ligando o prédio água. Bem como um grande submarino, do estilo Tufão, saio de dentro do edifício. E por conta disso, durante os anos de 1970 a 1994, o Exercito, Marinha e a Nasa gastaram cerca de 20 milhões de dólares em clarevidência.

Registros paranormais feitos por câmeras

Confira também esses supostos fenômenos paranormais registrados por câmeras:

E ai, depois de tudo isso você acredita ou não em fenômenos sobrenaturais ou paranormais?

E se gostou do nosso post confira também: 10 melhores filmes de terror baseados em fatos reais

Atividade Paranormal, qual a ordem cronológica correta para assistir?

Fonte: El País, Info Escola e Super Interessante

Imagem destacada:  Aleteia

Próxima página »

Escolhidas para você