Curiosidades

Pé frio pode ser coisa séria? Possíveis causas, sintomas e tratamentos

Apesar de estar associado a uma expressão popular, o pé frio pode ser um quadro relacionado a alguma anormalidade do corpo.

Você já ouviu falar que fulano é pé frio? Pois bem, essa é uma expressão comum para se referir àquela pessoa azarada, ou seja, sem sorte. Como efeito deste senso comum, algumas pessoas não se sentem confortáveis com a presença de um pé frio, pois acreditam que possa trazer azar. Em contrapartida, o pé quente é um termo designado à pessoa sortuda, ou seja, que possui muitas situações favoráveis.  

Indo além da expressão popular, é comum os pés ficarem frios durante o inverno, porém algumas pessoas permanecem com essa condição independente da estação do ano. Ou seja, até em climas quentes, o pé frio é característico.

Essa situação pode ser um incômodo e, muitas vezes, é preciso estar atento à algum desequilíbrio do corpo. Além disso, pode representar problemas de saúde ou reações emocionais.  

Pé frio - possíveis causas, sintomas e tratamentos
Imagem: O Almonda

7 situações que podem estar relacionadas ao pé frio  

Hipotireoidismo 

Mediante esse quadro, a tireoide não produz hormônios o suficiente para manter o funcionamento corporal. Em suma, os sintomas são: fadiga, ganho de peso e problemas de memória.

Continua após a publicidade

Em contraste, esses sintomas também estão associados ao stress e envelhecimento, ou seja, podem ser confundidos. Além do pé, a pele pode ficar fria, seca e com coceiras. Ademais, o diagnóstico é feito pelo exame de sangue e o tratamento, com reposição hormonal. 

Pé frio - possíveis causas, sintomas e tratamentos
Imagem: Vestibulando Web

Doença de Raynaud 

Antes de mais nada, nessa situação, o paciente sente tanto os dedos das mãos, quanto dos pés gelados e dormentes. Logo, durante o frio, a situação se intensifica. Além disso, situações estressantes também contribuem com o quadro.

Sendo assim, o pé frio ocorre, basicamente, pelo estreitamento de artérias. Assim, interfere na circulação sanguínea de algumas partes do corpo.

Contudo, é mais comum em mulheres e em regiões frias. Em síntese, é recomendado o uso de medicamento para circulação sanguínea.  

Continua após a publicidade
Pé frio - possíveis causas, sintomas e tratamentos
Imagem: Convivendo com DMTC

Tabagismo 

Não obstante, fumar afeta a circulação. Ou seja, irá contribuir com o pé frio, além de outras extremidades do corpo. Sendo assim, nos fumantes, ocorre o estreitamento dos vasos sanguíneos, que facilita a formação de coágulos. Além do pé frio, o tabagismo pode contribuir com doenças de pele, feridas, úlceras e gangrenas. 

Pé frio - possíveis causas, sintomas e tratamentos
Imagem: UFSM

Anemia 

O pé frio, portanto, também pode estar relacionado com a anemia. Diante disso, a falta de glóbulos vermelhos no sangue compromete o fluxo de oxigênio no corpo.

Sensações de fraqueza e cansaço, dores de cabeça, palidez, tontura e, inclusive, pés e mãos gelados, estão entre os sintomas mais comuns. Entre os tratamentos, constam a reposição de ferro, ácido fólico, vitamina C e vitamina B12. 

Pé frio - possíveis causas, sintomas e tratamentos
Imagem: Uol

Danos neurais em diabéticos 

Os diabéticos podem apresentar a neuropatia diabética periférica, apresentando os seguintes sintomas: dormência, formigamento, dores e frio nos pés, nas pernas e nas mãos. Sendo assim, a prática de exercícios físicos e acompanhamento médico podem amenizar o quadro.  

Continua após a publicidade
Pé frio - possíveis causas, sintomas e tratamentos
Imagem: Dr. Hong Jin Pai

Outros tipos de neuropatias 

Logo, lesões e outras condições médicas, como deficiências de vitaminas, doenças renais e do fígado, disfunções metabólicas e contato com alguma substância tóxica, contribuem com neuropatias.  

Pé frio - possíveis causas, sintomas e tratamentos
Imagem: Reddy Care

Alguns tratamentos para pé frio

Medicamento para circulação sanguínea 

É importante ressaltar que não é adequado fazer a automedicação. Portanto, se a pessoa perceber alguns sintomas ou anormalidade é necessário buscar o auxílio médico. Sendo assim, ele irá prescrever o melhor remédio para circulação com o intuito de melhorar o fluxo do sangue e o alargamento das artérias. 

Reposição hormonal 

Em síntese, há organismos que não produzem hormônios suficientes para o funcionamento. Com isso, o hipotireoidismo, problema que acomete a glândula tireoide, é mais recorrente nessa situação.  Ademais, nesse quadro, a reposição hormonal, mediante consulta médica, é indicado.  

Prática de exercícios físicos 

Os exercícios físicos são uma fonte de tratamento, pois, o hábito faz com que artérias e veias se dilatem. Ou seja, melhora o fluxo do sangue. Além disso, é capaz de revigorar o metabolismo e fortalecer o corpo.  

Continua após a publicidade

Dieta balanceada 

Outro tratamento para amenizar o pé frio é uma alimentação saudável e balanceada. Com isso, é possível fortalecer o sangue e, consequentemente, restaurar o sistema circulatório.

Frutas, legumes e grãos integrais são indicados. Em contrapartida, é preciso evitar alimentos industrializados e ricos em sódio.  

Ficou interessado nesse tipo de informação? Então leia mais sobre Remédio caseiro para sinusite – 12 opções para aliviar os sintomas

Fontes: Doctor Shoes Mega Curioso Dicionário Popular

Continua após a publicidade

Imagens: Dicionário Popular O Almonda

Uol UFSM Vestibulando Web Convivendo com DMTC Dr. Hong Jin Pai Reddy Care

Próxima página »

Escolhidas para você