Curiosidades

12 remédios caseiros para aliviar a sinusite: chás e outras receitas

Inalação com cebola e limpeza nasal com soro caseiro são apenas algumas opções de remédios caseiros para sinusite que realmente funcionam.

Aquela dor entre os olhos e, até mesmo, uma certa pressão na cabeça, provavelmente pode ser sinusite. O problema de saúde causa a inflamação dos seios paranasais, que engloba os olhos, as maçãs do rosto e a testa. Apesar disso, você pode usar algum remédio caseiro para sinusite e amenizar os sintomas.

Independente se é aguda ou crônica, a sinusite requer tratamentos e, muitas vezes, podem estar relacionados com simples hábitos. Na forma aguda surge inesperadamente e pode ter curta duração. Apesar disso, no caso crônico pode se estender por períodos longos.

Contudo, alguns casos contribuem para o desenvolvimento da sinusite. Problemas como alergia respiratória, tabagismo ou exposição à gases tóxicos e poeira. Entre outros exemplos estão: gripe, redução de imunidade, infecção por bactérias, desvio de septo nasal, asma, fungos e etc.

Com relação aos sintomas pode-se destacar: irritação na garganta, tosse, redução do olfato, dores de cabeça, cansaço, dores musculares e congestão nasal. Contudo, em alguns casos também pode haver sangramento do nariz, febre e perda de apetite.

12 opções remédio caseiro para sinusite

1 – Limpeza nasal com água morna e sal

Ao misturar água morna e sal, cria-se uma composição efetiva para a limpeza das vias aéreas. Além disso, a solução tem efeito hidratante e descongestionante.

O ideal é dissolver 1 colher de sal em um copo d’água e, logo após, inserir o líquido no nariz com o auxílio de uma seringa, por exemplo. Com essa opção, será possível extrair a secreção que provoca o congestionamento nasal.

Continua após a publicidade

Por fim, você tem um ótimo remédio caseiro para sinusite.

2 – Soro fisiológico

Algumas gotas de soro fisiológico pode ser um aliado na limpeza nasal, já que é capaz de obstruir a sujeira e as secreções. Com isso, é mais fácil assoar o nariz para eliminar a congestão.

3 – Cloreto de magnésio

Similar a solução salina, o magnésio de cloreto atua como o soro fisiológico promovendo a limpeza e descongestionamento nasal.

4 – Inalação com cebola

Se é para o tratamento de sinusite, a cebola não serve apenas para tempero e é uma opção. Todavia, as suas propriedades antivirais e antibacterianas ajuda no alívio dos sintomas da sinusite. Lembre-se que não é uma cura, mas ameniza o quadro.

5 – Suco de espinafre

Não é só o Popeye que usufrui dos benefícios do espinafre. quem tem sinusite também. A verdura possui propriedades anti-inflamatórias e também atua na eliminação de secreção. No entanto, é uma alternativa para o alívio dos sintomas.

6 – Chá de camomila

Por ser antisséptica, anti-inflamatória, cicatrizante e analgésica, a camomila é uma opção para combater inflamação mucosa e da gargante, além também de amenizar a congestão nasal.

Continua após a publicidade

7 – Refeições mornas

Duas opções simples de refeições para desobstruir as vias aéreas são as sopas e caldos. Ou seja, ambos conseguem atenuar a dor e irritação nasal.

8 – Água, sal e eucalipto

Com ação expectorante o eucalipto entra na lista sendo usado por meio da nebulização, ou seja, será necessário inalar o vapor. Desta forma, ao adicionar água e sal o efeito do descongestionamento nasal pode ser potencializado.

9 – Umidifique o ar

Para umidificar o ar há dois métodos: primeiro, usando o aparelho específico e, segundo, colocando água morna em algum recipiente para ser colocado nos ambientes. Basicamente, essa alternativa evita que o local fique seco e mantém hidratada as vias aéreas.

10 – Vapor de ervas

Folhas e flores de camomila ou eucalipto também funciona como remédio caseiro para sinusite. Para isso, use um recipiente e adicione água quente e, depois junte as ervas. A inalação do vapor dessa solução ajuda contra a congestão nasal. Contudo, pode-se usar um pano quente e úmido sobre o rosto que ajudará na respiração.

11 – Beba mais água

Hidratar o corpo tem vários benefícios e, portanto, auxilia no tratamento da sinusite já que hidrata a mucosa nasal. Sendo assim, chás sem açúcar também podem ter o mesmo efeito.

12 – Descanso

Por fim, o repouso é um aliado contra a potencialização dos sintomas. Ademais, evitar esforços físicos e noites mal dormidas ajudam o corpo a se recuperar do cansaço. Entretanto, isso não significa que não possa fazer nenhum movimento. Nesse caso, é importante manter caminhadas leves, por exemplo, em locais arejados. Contudo, em caso de alergia, observe o ambiente.

Continua após a publicidade

Você gostou de algum remédio caseiro para sinusite indicado nesse artigo? Então veja sobre Dor de garganta: 10 remédios caseiros para curar sua garganta

Próxima página »

Escolhidas para você