Pense duas vezes antes de comprar carne moída de novo

Carne moída é uma presença constante na mesa dos brasileiros. No entanto, existe um lado obscuro por trás dessa “queridinha” de todo mundo.

Há alguns anos atrás a rede de fast food McDonald’s se viu em maus lençóis quando foi revelado ao público que seus hambúrgueres eram fabricados com carne moída de centenas de vacas diferentes.

Infelizmente, essa prática não é exclusiva dos restaurantes fast food. Muitas redes de supermercados utilizam grandes distribuidores de carnes, onde meio quilo de carne pode ter vindo de mais de mil vacas diferentes.

Fotos aterrorizantes mostram frutas e outros vegetais brotando antes da hora

Origem incerta

O grande problema dessa prática é incapacidade de se rastrear a origem exata da carne vendida ao consumidor. Na industria alimentícia, saber a origem dos alimentos é extremamente importante para conter surtos de infecções e outras doenças devido a contaminações.

Quando um supermercado compra de um distribuidor um saco cheio de carne moída, é praticamente impossível descobrir a origem exata dessa carne. Além disso, é comum também que os funcionários de um supermercado moam outra vez a carne recebida, piorando ainda mais as coisas.

Você vai preferir não saber como realmente é suja uma esponja de cozinha

O que fazer?

A recomendação dos especialistas é procurar um bom açougue que trabalhe com animais inteiros, fazendo os cortes das carnes no próprio estabelecimento. Nesses locais o consumidor pode escolher o corte e pedir para moer na hora. Dessa maneira, o estabelecimento e o consumidor sabem exatamente de onde aquela carne veio.

Outra dica é moer a carne em sua própria casa. Existem diversos modelos de moedores residenciais disponíveis no mercado. Essa é a única forma de saber com exatidão a origem da carne.

Fonte: Yahoo

Imagens: Reprodução

Outras postagens