Notícias

Pesquisa aponta que 48,7% das mulheres são chefes de família

Uma pesquisa feita pelo Grupo Globo mostrou que 48,7% das famílias no Brasil possuem mulheres como líderes da casa ou no trabalho.

Uma pesquisa feita pelo Grupo Globo mostrou que 48,7% das famílias no Brasil possuem mulheres como líderes da casa ou no trabalho. No entanto, o estudo revelou que mesmo a maioria delas com o ensino superior, o levantamento apontou que o desemprego também predomina. 

Sendo assim, 14,9% das mulheres no País não possuem emprego, contra 12% dos homens. Ou seja, a maioria delas que englobam os 48,7% estavam em alguma empresa e desistiram para ser empreendedoras do seu próprio negócio. 

Portanto, as mulheres que são líderes da casa ou no trabalho desenvolveram sua própria marca em linha de roupas, abriram um restaurante ou construíram um escritório, por exemplo. 

Mulheres chefe de família

Pesquisa aponta que 48,7% das mulheres são chefes de família

Continua após a publicidade

De acordo com dados do Cadastro Único, da Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social, mais de 3 mil mulheres em Venâncio Aires, no Rio Grande do Sul (RS), são chefes de família. Por isso, a maioria delas que estão nesses dados fazem parte do grupo de pessoas com direito ao auxílio emergencial do Governo Federal devido a pandemia da Covid-19.

Sendo assim, são as que têm o papel principal no sustento da casa. Vale ressaltar que as mulheres que são líderes da casa ou no trabalho integram 4,4% dos cidadãos de Venâncio Aires, no RS. Essa informação veio de um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Sobre a pesquisa

A economista de dados do Censo Demográfico, Cíntia Agostini, contou que houve uma melhoria na situação de mulheres independentes. Em 2010, por exemplo, 37% eram chefes de família. Além disso, 86,8% moravam sozinhas ou não tinham parceiros ou parceiras para auxiliar nas despesas. Ademais, 40,8% ganhavam até meio salário mínimo.

Continua após a publicidade

Portanto, a especialista ressalta ainda que mesmo os números do Censo Demográfico com o destaque da mulher no mercado de trabalho e dentro de casa, as mulheres ainda sofrem preconceito por conseguirem administrá-los sozinha.

 Confira também sobre Indianos realizam funeral para tigresa que teve 29 filhotes durante sua vida!

Próxima página »

Escolhidas para você