Pesquisador descobre códigos escondidos nos olhos de Mona Lisa, de Da Vinci

Há muito tempo, as obras de Leonardo Da Vinci despertam curiosidade e o que não faltam por aí são histórias envolvendo as criações do pintor/inventor italiano, como você já deve ter percebido pelos livros de Dan Brown. E, pela notícia de hoje, você vai ver que os boatos podem ser razão: novos códigos foram encontrados nos olhos de Mona Lisa, a pintura mais famosa de Da Vinci.

A descoberta foi feita pelo pesquisador italiano Silvano Vicenti. Segundo ele, é possível que o pintor tenha escondido a verdadeira identidade de Mona Lisa nos olhos da pintura. Aliás, quem conhece a filosofia do inventor, sabe que ele considerava os olhos a janela da alma. Logo, qual seria o melhor lugar para resguardar a verdadeira identidade da mulher misteriosa?

Nos olhos de Mona Lisa

O mais interessante de tudo é que os códigos nos olhos de Mona Lisa estão visíveis a olho nu (mas, claro, só é possível observá-los na pintura original). Na pupila direita da pintura, estão disfarçadas as letras “LV”, que seriam as iniciais do próprio pintor (Leonardo Da Vinci).

Já, na pupila esquerda, estão escondidas as letras “B” e “S”. Vicenti acredita que essas sejam as iniciais da moça retratada.

Mas, não é só isso. Os códigos “72” ou “L2” também foram identificados no arco da ponte, no fundo da direita da pintura. Isso, sem contar, o número 149 (acompanhado de um outro dígito apagado), que levanta a hipótese de que Mona Lisa tenha sido pintada em 1940, enquanto Da Vinci estava na corte do duque Ludovico Sforza, em Milão.

O que revelam os códigos?

E, mesmo que todas essas pistas sejam empolgantes (como os livros de Dan Brown), a verdade é que os códigos recém-descobertos precisam ser estudados mais a fundo para que façam sentido. Porém, Vicenti acredita que eles pairem a respeito de quem foi a moça do quadro Mona Lisa que, aliás, ele não acredita ser Lisa Gherardini, a esposa de um mercador da época.

Bate uma ansiedade em descobrir esse mistério, não? Agora, se tratando de Mona Lisa, esse não é o único segredo recém-descoberto, como você já viu aqui, nessa outra matéria: Há outro rosto por baixo de Mona Lisa!

Fonte: Hypescience, Gizmodo