Provavelmente você escuta desde criança o quanto é importante evitar uma picada de escorpião. Infelizmente, nada disso é um exagero.
Esse pequeno invertebrado com corpo, quatro pares de pernas, cauda com bolsas de veneno e um ferrão na ponta pode ser extremamente mortal.
Entretanto, existem diversas espécies de escorpiões. Portanto alguns deles não possuem um veneno forte ao ponto de trazer graves problemas para quem for picado.
No Brasil, esses animais podem ser encontrados em qualquer lugar. Ou seja, eles estão nas áreas rurais e urbanas. Além disso, eles possuem hábitos noturnos, chegando até a se esconder da luz.
A picada do escorpião
O mais comum é encontrar escorpiões em locais escuros. Portanto, tenha cuidado com pedras, lenhas, entulhos, encanamentos e materiais de construção. Aliás, eles também podem se esconder dentro de sapatos, roupas e na própria casa da pessoa, local em que mais ocorre acidentes.
O escorpião é um animal resistente. Ou seja, ele consegue passar vários dias sem água ou comida. Contudo, sua alimentação consiste em insetos, principalmente baratas. Além disso, eles também comem cupins e grilos. Os ataques ocorrem quase sempre quando o escorpião se sente ameaçado.
Ou seja, quando for calçar um sapato, verifique se não tem nenhum animal lá dentro. Uma simples proximidade não intencional pode ser o suficiente para que o animal ataque. Por fim, os maiores grupos de risco são donas de casa, crianças e pessoas que trabalham em construção civil ou que manipulam produtos.
Sintomas da picada
Os sintomas mais comuns da picada de escorpião são:
- Sensação de ardência;
- Sensação de agulhada;
- Dor discreta a intensa.
Contudo, quadros moderados acabam apresentando alguns sintomas a mais. São eles:
- Náuseas;
- Enjoos;
- Vômito;
- Sudorese;
- Aumento da frequência cardíaca;
- Queda de pressão;
- Dificuldade para respirar.
Por outro lado, quando a picada de escorpião apresenta um quadro grave, ainda mais se for com uma criança, a pessoa pode apresentar suor e vômito em excesso. Além disso podem ter outros sintomas como:
- Movimentação descoordenada;
- Agitação;
- Sonolência;
- Dificuldade para andar;
- Tremores;
- Confusão mental;
- Espasmos.
Como cuidar
Primeiramente, é importante lavar a área com água e sabão, colocar uma compressa morna na área e tomar analgésicos para reduzir a dor. Além disso, a pessoa machucada deve ficar em repouso e ser levada ao médico. Aliás, é importante que o animal que a picou seja levado, se for possível. Se não, uma foto já ajuda.
Isso serve para identificar qual espécie acabou atacando o indivíduo. Assim, o antídoto será administrado de forma mais rápida e certeira. Por exemplo, o escorpião amarelo é super tóxico e seu veneno precisa ser tratado rapidamente para que não se torne um caso grave.
Não faça
Na TV e nos filmes, é possível ver as pessoas tratando picadas de escorpiões, ou de aranhas, de formas erradas. Fique atento para o que você não deve fazer caso seja atacado por um escorpião:
- Amarrar ou fazer torniquete na região machucada;
- Colocar qualquer substância ou receita caseira no local;
- Fazer curativos (isso pode aumentar o risco de infecção);
- Ingerir bebida alcoólica com a intenção de cortar o efeito do veneno (além de não funcionar, pode piorar o quadro causando uma intoxicação);
- Cortar, furar ou queimar o local.
Como evitar a picada de escorpião
- Mantenha tudo limpo. Ou seja, casa, jardim, quintal e afins precisam estar sempre organizados e sem objetos que possam se tornar um refúgio para o animal;
- Balance roupas e sapatos antes de colocá-los;
- Vede as frestas das portas, além de instalar telas nos mesmos locais e nas janelas;
- Quando for mexer em algum lugar que possa ser um esconderijo do animal, use sempre botas de cano longo, luvas e mangas compridas;
- Procure um médico caso seja picado por um escorpião. Você nunca saberá com certeza se o animal que o atacou é altamente venenoso ou não;
- Além disso, evite deixar suas roupas secando em muros, cercas ou até no chão;
- Aliás, terrenos baldios próximos à casa também precisam ser limpados com frequente;
- O mesmo serve para a grama de casa, ou seja, sempre a deixe bem aparada;
- Assim como as roupas, verifique os lençóis antes de se deitar na cama;
- Por fim, coloque berços e camas afastados por, no mínimo, 10 cm das paredes.
Enfim, gostou da matéria? Em seguida a leia: Picada de marimbondo – O que fazer, sintomas e como aliviar a dor
Imagens: Diariocachoeirinha, Agenciabrasil, Gizmodo, Meionorte, Bebeabril, Portaldacidade e Fazfacil
Fontes: Drauziovarella, Laboratoriosobrinho, Uol e Msdmanuals