Curiosidades

Picada de marimbondo – O que fazer, sintomas e como aliviar a dor

O que fazer se alguém levar uma picada de marimbondo? Quais são os sintomas causados pelo veneno? Existem formas de aliviar a dor?

A má fama dos marimbondos certamente está ligada ao fato da sua ferroada ser bastante desconfortável. A picada de marimbondo causa inchaço e vermelhidão.

Além disso, a dor aguda é também uma das características mais memoráveis. Tais sintomas estão associados ao tamanho do ferrão, e não necessariamente com a intensidade do veneno.

Ao contrário das abelhas, quando você leva uma picada de marimbondo o ferrão não fica preso na sua pele. Consequentemente, não há necessidade de retirar nenhum ferrão para iniciar o tratamento.

Sintomas da picada de marimbondo

O que fazer com picada de marimbondo, quanto dura e sintomas

Continua após a publicidade

Primeiramente, os sintomas da picada variam de pessoa para pessoa. Algumas são mais sensíveis, enquanto outras são mais resistentes. Inicialmente, os sintomas são dor intensa no local da picada, inchaço e vermelhidão; Além disso também existe a sensação de queimação na picada e a dificuldade para movimentar o local da picada.

Em alguns casos pode surgir uma reação alérgica mais grave, conhecida como reação anafilática. Os sintomas são coceira muito intensa no local, inchaço dos lábios e rosto, sensação de bola na garganta ou dificuldade para respirar. Nessas situações, deve-se ir imediatamente ao hospital ou chamar a ajuda médica, para iniciar o tratamento com corticoides e antialérgicos.

Na maioria dos casos, a picada de marimbondo pode ser tratada em casa. Você deve ir para o hospital quando o inchaço demora mais de 1 semana para desaparecer ou pioram ao longo do tempo. Também deve-se ir quando existe muita dificuldade para movimentar o local da picada e existe dificuldade para respirar.

Como aliviar a dor?

O que fazer com picada de marimbondo, quanto dura e sintomas

Continua após a publicidade

Finalmente podemos contar que existem métodos para aliviar os sintomas. Primeiramente deve-se lavar o local com água e sabão, para evitar a entrada de micro-organismos pela picada, que podem piorar a reação da pele.

Também deve-se aplicar uma compressa gelada sobre o local da picada por 5 a 10 minutos. Para isso mergulhe uma compressa ou um pano limpo em água gelada, retire o excesso de água e coloque sobre o local. Além disso deve-se passar uma pomada anti-histamínica para picadas.

A aplicação da compressa gelada pode ser repetida várias vezes durante o dia, sempre que se sentir necessidade de aliviar o inchaço ou a dor. Já a pomada deve ser aplicada apenas 3 a 4 vezes por dia.

Na maioria das vezes, o marimbondo só pica quando se sente ameaçado, dessa forma, ninhos de marimbondo que estejam fora do alcance normalmente não causam qualquer problema.

Continua após a publicidade

Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Inseto no ouvido: o que fazer se isso acontecer com você?

Fonte: Tua Saúde

Imagens: Bugs For Bugs Riopilots MD Saúde

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você