Ciência & Tecnologia

Podcast – O que é, para que serve e sites para ouvir

O podcast surgiu como uma programação de rádio na internet, mas como a rádio e a televisão, ele também funciona como canal informativo

Por Lucas Alves

-

Certamente, o meio digital está sendo muito utilizado por todo mundo que quer se manter atualizado. E, com isso, o impresso, o rádio e a televisão acabaram perdendo muito peso na sociedade. Portanto, de certa forma, ambos precisaram se adaptar ao meio digital. Assim surgiu o informativo podcast: uma programação de rádio na internet.

No entanto, as diferenças cruciais entre o podcast e o rádio são os conteúdos direcionados e as diferentes formas e horários para ouvir. Desse modo o conteúdo é sob demanda, ou seja, você ouve apenas o conteúdo que você gosta, no horário que você consegue e no local que você está. Certamente, a questão dos temas serem diversos também é um grande diferencial.

Sendo assim, conheça um pouco mais sobre podcasts e sites onde você poderá ouvir sobre diversos temas.

Para que serve o Podcast?

Podcast - Saiba o que é, para que serve e sites para ouvir
Fala Universidades

Compartilhar conteúdo

Esse é o principal objetivo do podcast. De fato, com um tema específico, é possível criar episódios para compartilhar com o público. E assim atrair um ouvinte fiel que realmente se interessa por aquele assunto.

Investimento em novas maneiras de entregar conhecimento

Com toda a certeza, o podcast é uma maneira prática, fácil e barata de entregar informação de qualidade e agregar conhecimento. Ao informar o público, você passa credibilidade e consegue conquistá-lo por essa rápida troca de informação.

Por que é uma boa opção?

As vantagens do podcast são muitas e não por menos, a cada dia que passa, vem conquistando novos adeptos. Ele pode ser ouvidos em qualquer lugar e horário. Assim você não precisa parar o que está fazendo. É possível fazer simultaneamente ou escolher quando e onde quer ouvir.

O podcast é gratuito e você não paga nada para escutá-lo. Além disso é bem divertido, seja pelo formato ou pelo fato de realmente estar ouvindo o que gosta e da maneira que ficou mais fácil para você.

Como criar um podcast?

Podcast - Saiba o que é, para que serve e sites para ouvir
Nova Escola de Marketing

Planejamento

Tudo que fazemos na vida é preciso planejamento. Assim, para criar um podcast não seria diferente. Então vamos dizer que essa é a etapa principal, pois aqui você delimita seu objetivo e determina o verdadeiro alcance que o seu material vai conseguir.

De fato, o objetivo é realmente informar e conquistar uma grande audiência. Então aqui no planejamento é importante você identificar o público-alvo; temas e assuntos a serem debatidos; concorrência; convidados; frequência (diário, semanal ou mensal), ações de marketing equipamentos necessários; quais informações você quer do seu público; como fazer para ele te procurar.

Gravação

Podcast - Saiba o que é, para que serve e sites para ouvir
Cross Host

Depois de planejar e ver que já está preparado para entrar no ar, chegou a hora de fazer a gravação. No entanto essa gravação também não pode ser de qualquer jeito. É importante que você esteja em um ambiente silencioso, com boa acústica e confortável.

Além dos detalhes acima, é necessário ter bons equipamentos para essa gravação, assim como bons softwares, por exemplo: MP3 Skype Recorder, Audacity, e MP3 Cut.

Edição

Em alguns casos o podcast não é ao vivo. Por isso, após a gravação é necessário realizar a edição. Com essa edição você consegue trabalhar melhor a qualidade do episódio, seja em termos de músicas, áudio e falas.

Publicação

Depois de passar por todas as etapas acima, o seu podcast está pronto para ser publicado. Se você ainda não tem a sua própria plataforma, não se preocupe. Você pode subir o seu podcast em outras plataformas de áudio, como por exemplo o Spotify e o SoundCloud. Verifique uma que seja mais acessível para o seu público.

Divulgação

Parabéns! Você teve o seu primeiro podcast publicado. Agora é preciso divulgar para conquistar sua audiência e não deixar seu trabalho ser esquecido. Aproveite a estratégia de marketing traçada no seu planejamento e já coloque-a em prática.

Sites para ouvir podcast

Agora vamos citar bons site para você ouvir podcast e procurar a temática que mais te agrada. Por exemplo: Spotify, Soundcloud, Youtube, Stitcher Radio, Castbox e Podbean.

E aí, curtiu a matéria? Dê uma olhada na próxima: Siri – O que é, história e como falar com o aplicativo inteligente.

Fontes: Mundo Podcast; Rock Content; Tech Tudo.

Imagem de Destaque: Wiggle.

Próxima página »

Escolhidas para você