O Pombero é um personagem muito importante do folclore Guarani. Nas histórias, é comum descrevê-lo como uma criatura feia e bastante peluda, com poderes sobrenaturais que consegue passar despercebido pela. No entanto, ele também é acusado de pregar algumas peças nas pessoas.
Sendo assim, como forma de respeito, e também para conseguir a sua proteção, é muito comum que as famílias ofereçam alguns presentes para mantê-lo sempre por perto.
E aí, vamos saber mais sobre ele? Continue com a gente!
Quem é o Pombero?
O Pombero é um personagem do folclore Guarani, muito popular no Paraguai e em outras regiões da América do Sul. Ele é conhecido por aparecer durante a noite e descrevem ele como uma criatura baixa e feia, com mãos e pés peludos.
Seu pé peludo é capaz de abafar o som do seu caminhar, permitindo que ele passe despercebido. Ele também é associado a capacidade de imitar sons de várias criaturas, especialmente pássaros, e é considerado um protetor das aves.
Por fim, vale dizer que ele também é conhecido por seus poderes sobrenaturais, incluindo a capacidade de se tornar invisível e se espremer em espaços bem apertados. Muitos acusam o Pombero de cometer atos questionáveis, como roubar ovos, galinhas e mel, e de engravidar mulheres solteiras com apenas um toque de mão.
Quais são suas características?
Esse personagem do folclore Guarani é conhecido por sua habilidade de se mover rapidamente e sem ser visto, e também muitos o consideram o guardião ou protetor das florestas e da vida selvagem. Segundo a lenda, ele possui a capacidade de se transformar em diferentes formas, podendo aparecer como um animal ou assumir a forma de um humano.
Portanto, a sua figura na lenda é associada a um sentimento de respeito e temor, pois é considerado capaz de trazer sorte ou azar, dependendo de como é tratado pelas pessoas que entram em seu mundo.
Como é a lenda do Pombero?
Segundo a lenda, o Pombero é um ser pequeno e ágil, muito parecido com um gnomo ou duende, que habita as florestas da região. Ele é conhecido por suas habilidades, como a capacidade de se tornar invisível ou mudar de forma, muitas vezes aparecendo como um animal ou assumindo a forma de um humano, como a gente mencionou acima.
Ele é considerado um guardião das florestas e dos animais, protegendo contra intrusos ou caçadores. Além disso, ele é considerado um ser travesso e brincalhão, capaz de pregar peças nas pessoas que se aventuram em seu território. Também, as famílias oferecem, quase que obrigatoriamente, presentes para evitar problemas e confusões com o Pombero.
Portanto, é comum deixar presentes para ele, especialmente cigarros, mel e bebidas, tudo isso para conseguir em troca a sua proteção e alguns eventuais favores.
E aí, o que achou de saber um pouco mais sobre ele? Conta pra gente! Aproveite e leia também: Djinn: história que deu origem ao gênio da lâmpada
- Fonte: Teonanacatl, Fantasia Fandom