Curiosidades

Pompeia, curiosidades e história da cidade romana destruída pelo Vesúvio

O que você sabe sobre Pompeia? Conheça a história da cidade (e de milhares de pessoas) que foram petrificadas pela lava do Vesúvio

A cidade de Pompeia é conhecida não pelos seus feitos, e sim, pelo seu fim. A antiga cidade romana, em 79 d.C,  foi enterrada sob as cinzas vulcânicas do Monte Vesúvio, na baía de Nápoles, na Itália. Para você ter uma ideia, cerca de duas mil pessoas morreram soterradas.

Contudo, Pompeia só veio a ser descoberta sob as pedras no ano de 1748 a.C. Basicamente, 1699 anos após a erupção. Apesar de toda a cinza e poeira que estava cobrindo a cidade antiga, tudo estava intacto, exatamente do jeito que ficou depois da tragédia.

Contudo, uma das partes mais curiosas da história é que quando a tragédia aconteceu, o vulcão estava inoperante há 1.800 anos. Por causa disso, a população não previa a erosão e quase ninguém se salvou.

Abaixo, como você vai ver, selecionamos algumas curiosidades sobre Pompeia.

Continua após a publicidade

Curiosidades sobre a cidade petrificada de Pompeia

1 – Gesso

7 curiosidades sobre a famosa antiga cidade de Pompeia

Giuseppe Fiorelli, no século 19, fez escavações em Pompeia. Basicamente, ele acabou descobrindo locais vazios com formato de corpos, porém, sem os corpos.

Isso aconteceu por que esse vazio era formado por camada de cinzas. Logo, ele deduziu que à medida que o corpo ia se deteriorando, um espaço vazio era deixado.

Aliás, Fiorelli desenvolveu a técnica de injetar gesso nesses espaços para recriar as formas das vítimas da tragédia.

Continua após a publicidade

2 – Gestos

7 curiosidades sobre a famosa antiga cidade de Pompeia

De forma geral, mais de 1000 moldes de gesso foram feitos dos mortos de Pompeia. Dentre elas, crianças, idosos, e famílias inteiras.

Isso porque muitas pessoas morreram juntas, abraçadas e provavelmente cientes do seu fim eminente.

3 – Cão

7 curiosidades sobre a famosa antiga cidade de Pompeia

Continua após a publicidade

Aliás, essas recriações são o principal motivo da popularidade de Pompeia hoje. Até porque não se tratam apenas de formas humanas.

Também foram descobertos em meio aos vestígios animais de estimação, como o cachorro da imagem. Basicamente, o cãozinho aparece se contorcendo.

4 – A erupção do Monte Vesúvio

De forma geral, a erupção do Monte Vesúvio foi incomum. O gás superaquecido que se estendeu pelo ar, naquela ocasião, foi a principal característica da erupção. Basicamente, ele apresentava 100 mil vezes mais energia térmica que o bombardeio de Hiroshima.

Além disso, a erupção durou dois dias. No segundo, houve uma gigante coluna de magma e cinzas de 27 quilômetros de altura. Horas depois, uma chuva de pedras superaquecidas começou a cair sobre a cidade.

Continua após a publicidade

5 – Vento

7 curiosidades sobre a famosa antiga cidade de Pompeia

Se aquela erupção tivesse acontecido em um outro dia, a cidade não teria sido atingida. Isso porque o vento normalmente soprava na direção sudoeste da cidade.

Como resultado, num dia comum, ele teria levado o gás e as pedras superaquecidas em direção a Baía de Nápoles. No entanto, naquele dia, o vento soprou na direção noroeste.

6 – Vulcão ativo

Com 17.000 anos, o Monte Vesúvio continua sendo o único vulcão ativo na Europa continental. E mais de 3 milhões de pessoas vivem em suas redondezas. Aliás, não é à toa que o Monte Vesúvio, é considerado o vulcão mais perigoso do mundo.

Continua após a publicidade

Os cientistas estimam que, até hoje, ele entrou em erupção cerca de 100 vezes. Aliás, a última erupção do Monte Vesúvio ocorreu em 1944, durante o auge da Segunda Guerra Mundial.

7 – Turismo

7 curiosidades sobre a famosa antiga cidade de Pompeia

Hoje, a cidade de Pompeia é um grande ponto turístico. A área total é de 67 hectares, sendo o maior sítio arqueológico do mundo aberto para visitações.

Ela fica nas proximidades de Nápoles, na Itália, sendo de fácil acesso para turistas. Sobre suas ruínas, são visitadas, em média, por 2,5 milhões de pessoas todos os anos. Isso faz de Pompeia um dos 10 pontos turísticos mais visitados da Itália.

Continua após a publicidade

Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: 7 invenções mais antigas do que você poderia imaginar

Fonte: Hiper Cultura

Imagem: RP10

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você