Por que as portas dos banheiros públicos são cortadas embaixo?

Usar o banheiro público não costuma ser uma experiência muito agradável devido à quase infalível ausência de papel higiênico, às péssimas condições de limpeza que já são uma regra e aos outros probleminhas que a gente só supera na hora do aperto. Entretanto, talvez um dos maiores desconfortos sejam as portas dos banheiros públicos, cortadas embaixo, que costumam deixar as pessoas um tanto desconfortáveis. Não é verdade?

Mas, será que essa abertura nas portas dos banheiros públicos são realmente necessárias? Para que elas servem? Se essa pergunta também já fez você ficar “matutando”, fique sabendo que hoje vamos desvendar mais esse mistério.

Portas dos banheiros públicos x segurança

E a resposta, aliás, vem de gente que entende do assunto. Em entrevista à revista Superinteressante, o agente de fiscalização do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (RS) explicou que, apesar da sensação de exposição, a abertura inferior nas portas dos banheiros públicos garantem a segurança dos usuários.

Conforme o especialista, essa pequena passagem, supostamente, permite que o usuário passe por baixo da porta, caso fique trancado. Além disso, a abertura está totalmente ligada à higiene das cabines, uma vez que facilita na hora da limpeza e auxilia na ventilação dos boxes. E, de quebra, as portas dos banheiros públicos, com aquele corte embaixo, facilitam que as pessoas do lado de fora saibam se a privada está sendo usada ou não.

Interessante, não? Aposto que você já desconfiava disso! No entanto, temos outra notícia aqui sobre banheiros da qual, com certeza, você não suspeitava: Para onde vai a “sujeira” dos banheiros dos aviões?

Fonte: Superinteressante