Na maioria das vezes, a barata morre de barriga para cima. A imagem contrasta um pouco com a ameaça do inseto quando surge, por exemplo, voando de forma aterrorizante dentro um ambiente.
No entanto, esse tipo de posição após a morte não é algo aleatório. Isso ocorre por conta das formas que as baratas costumam morrer dentro dos ambientes domésticas, o tipo desses espaços e o próprio formato da barata.
Enquanto na natureza os insetos são mortos pela ação de outros predadores, no ambientes domésticos é comum que os venenos sejam as principais causas.
Por que a barata morre de barriga para cima
De forma resumida, as baratas morrem de barriga para cima por conta de dificuldade de recuperação após a ingestão de venenos. Quando funcionam normalmente, os inseticidas atuam na inibição da colinesterase.
A enzima é responsável por decompor alguns dos neurotransmissores naturais das baratas, como a acetilcolina, por exemplo. A partir daí, os insetos sofrem efeitos devastadores, que incluem espasmos musculares no abdômen e nas patas.
Com o efeito do veneno no corpo e a falta de coordenação motora provocada pela fraqueza dos neurotransmissores, a barata morre de barriga para cima, sem conseguir se recompor.
Influência do ambiente
O formato do corpo das baratas também tem influência na posição de morte. Isso porque o lombo curvado e uma série de outros detalhes anatômicos fazem com que seu centro de gravidade seja considerado alto para o tamanho do corpo. Ou seja, assim que fica de barriga para cima, o inseto tem dificuldade de se recuperar.
Na natureza, onde o terreno é irregular e tomado por vegetação, as coisas funcionam de outra forma. É comum por exemplo, que as baratas utilizem-se de pequenos ramos e vegetações locais para se apoiar e voltar a caminhar normalmente.
Já nos ambientes domésticos, onde os ambientes costumam ser construídos sólidos e planos, não existem essas irregularidades. Da mesma maneira, quando sofrem o efeito das inseticidas na parede, a queda provavelmente irá posicionar a barata de barriga para cima, levando à sua morte.
Respiração de barriga para cima
A atuação do veneno e as formas naturais do inseto são fatores importantes a se considerar, mas outras teorias são apontadas para explicar porque a barata morre de barriga para cima.
De acordo com departamento técnico da fabricante de inseticidas Reckitt Benckiser, a posição é uma estratégia dos próprios animais para tentar sobreviver aos efeitos dos venenos.
A fim de buscar respirar melhor e se recuperar dos efeitos tóxicos, as baratas podem escolher expor a o abdômen. Uma vez que essa parte do corpo tem a abertura dos órgãos respiratórios, a técnica poderia ajudar na respiração e recuperação dos animais contaminados com veneno.
Fontes: Mundo Educação, By Control, Vix
Imagens: Vecteezy, Pragas e Eventos, freepik, Significado de Sonhar