Por que cachorros olham para o dono na hora de fazer cocô?

A situação não é muito confortável, mas quem tem um companheiro canino como bicho de estimação sabe que a hora de fazer cocô pode ser bem estranha. Isso porque, em algumas raças, é comum que os cachorros olhem bem no fundo dos olhos de seus donos quando precisam fazer o número dois.

Mas, por que será que isso acontece? Essa deve ser a pergunta que todos os donos de cães devem se fazer, assim que recebem aquele olhar inquisidor de seus pets na hora de fazer cocô. A boa notícia é que a Ciência já tem uma vaga noção de porque isso acontece.

Parece até brincadeira, mas a hora de fazer cocô dos cachorros virou até mesmo um estudo científico, publicado no jornal científico Hormones and Behavier. A primeira das possíveis explicações, conforme o artigo, é de que o cachorro acha que você é a mãe dele. Pelo menos foi isso que os cientistas perceberam a partir das respostas psicológicas dos animais na hora de fazer cocô.

1

Olhares x a hora de fazer cocô

Há ainda a hipótese de que o cachorro fica olhando para o dono na hora de fazer cocô em busca de uma recompensa pela escolha do lugar para se “aliviar”. Isso porque, embora você já tenha esquecido enquanto dono, os cachorros se lembram bem de que foram treinados para não fazer cocô dentro de casa e, assim, tenta reforçar que está fazendo as coisas do jeito certo.

2

Os pesquisadores que estudaram o assunto disseram também que esse olhar insistente de seu cãozinho na hora de fazer cocô pode ser como um pedido de apoio moral. Isso porque ele pode estar desconfortável por não estar fazendo cocô no lugar de sempre e está vendo se você aprova, como o líder, o local que ele escolheu.

Melhor explicação?

Acha que tudo isso é loucura? Então vai aí uma última possível explicação, muito mais sensata, aliás. O olhar de seu cachorro para você pode ser um herança do comportamento dos ancestrais dele (os lobos, no caso), que se sentiam desprotegidos nesse posição propícia ao número dois. Assim, olhando para você, que é uma autoridade para ele, o cachorro podem estar certificando de que estão seguros nesses momentos íntimos.

3

Fantástico, não? Agora você já pode escolher qual das explicações parecem mais propícias para você e seu cãozinho. Mas, claro, sempre pode tentar pensar que, na verdade, tudo que o coitado do cachorro quer é um pouco de privacidade na hora de fazer cocô!

E, por falar em cachorros, leia também: 5 coisas que o cachorros pressentem antes de acontecer.

Fonte: Revista Galileu