Por que o leão é o símbolo do imposto de renda?

Você pode até não precisar declarar imposto de renda à Receita Federal, mas, muito provavelmente, já ouviu alguém se referir a essa declaração anual como “o leão”. Mas, será que você sabe por que o leão é o símbolo do imposto de renda? Ou desde quando isso acontece?

Basicamente, a resposta para essas perguntas é bem simples: o leão é o símbolo do imposto de renda devido a uma campanha publicitária muito bem sucedida, do início da década de 1980, desenvolvida pela equipe do publicitário Neil Ferreira, da agência DPZ, de São Paulo.

Por que o leão é o símbolo do imposto de renda

No comercial, a Receita Federal passava a mensagem de que o governo brasileiro não admitira sonegação de impostos. A imagem do leão, então, foi escolhida porque ele impõe respeito, é considerado um animal leal, justo, mas esperto.

A intenção era dizer que se você se comportasse bem e se fizesse tudo certinho, você não teria problemas com o fisco… ou com o leão. Uma das frases mais impactantes e emblemáticas do comercial, ilustrava bem esse objetivo, dizendo: “Não precisa ter medo. Ninguém quer te arrancar um pedaço”.

E, enfim, é por isso que o leão é o símbolo do imposto de renda até hoje.

Campanha publicitária

Os anúncios começaram a ser veiculados em 1980, mas as filmagens aconteceram em 1979. Ao todo, foram 38 esquetes, que foram divulgados durante 10 anos.

Uma última curiosidade sobre o assunto: o leão é o símbolo do imposto de renda no Brasil, mas o rei da selva que estrelou os comerciais da Receita Federal, cujo nome era Simba, era de um circo argentino!

Veja o comercial que fez o leão o símbolo do imposto de renda:

Agora, se você acha que está muito caro morar no Brasil e está pensando em se mudar, não deixe de conferir também: Conheça as cidades que pagam para você morar lá.

Fonte: Mundo Estranho