Por que os gatos enterram o cocô na areia?

Os cachorros são considerados os verdadeiros amigos do homem, mas são os gatos os bichos comportados e limpinhos que a maioria das pessoas quer vivendo em espaços pequenos, como apartamentos. Uma dos motivos para isso é que os gatos enterram o cocô na areia e evitam que aquela obra de arte fique exposta.

Mas, afinal, porque será que os gatos fazem isso? Você já parou para pensar sobre esse hábito, no mínimo engraçado dos bichanos?

Se você está pensando que isso tudo se trata mesmo de um asseio especial dos felinos, a verdade é que você está quase certo. Os gatos escondem o cocô, no jardim ou na caixinha de areia, basicamente, para esconder o cheiro das fezes, embora esse “produto” do organismo animal seja bem difícil de ser disfarçado.

1

Sinal de respeito

Mas, além de “abafar” a inhaca, os gatos escondem o cocô também como um sinal de respeito ao “comandante” da casa, sabia?

5

Na verdade, os bichanos não sabem muito bem o que você é, se um ser humano ou um grande gato, mas reconhecem em você a liderança do ambiente, por isso se mostram subordinados e enterram a merd@. Pelo menos é isso que explica o zoólogo Desmond Morris, no livro “Catlore”.

4

Aliás, se você for parar para pensar, é um motivo bem parecido com o que leva os cachorros a ficarem olhando para seus donos nesse mesmo “momento de fragilidade”. Você se lembra dessa outra matéria que publicamos aqui, no Segredos do Mundo?

Todos os gatos enterram o cocô?

Mas, claro, esse é um comportamento típico dos gatos domésticos. Ainda conforme o zoólogo, felinos selvagens, especialmente no caso dos leões e outros bichos de grande porte, têm outros métodos de reconhecer a liderança do grupo.

fluffy Persian kitten

Mesmo assim, é verdade que eles também se preocupam com o destino final de suas vezes. Nesse caso, no entanto, ao invés de enterrar o cocô, eles tentam escondê-lo e deixar em lugares fechados para evitar outros predadores, por exemplo.

3

Entendeu agora? E, se você é um dono de gato, com certeza, essa não é a única coisa que você precisa saber sobre eles, como você vai conferir nessa outra matéria: 20 fatos que os donos de gato precisam saber agora mesmo.

Fonte: Batanga