Por que seu celular esquenta tanto?

Você pode até não ter um smartphone, mas com certeza já ouviu falar que eles esquentam muito, não é mesmo? Muita gente chega a ficar preocupada com a quantidade que o celular esquenta e chega até mesmo apela para formas alternativas de baixar a temperatura do aparelho, colocando ele em frente ao ar condicionado e assim por diante.

Mas, afinal, por que seu celular esquenta tanto? Essa é uma pergunta que você, provavelmente já se fez e não conseguiu pensar em uma respostar plausível, especialmente no caso das marcas mais badaladas, que parecem esquentar ainda mais.

Segundo os especialistas no assunto, apesar de parecer uma coisa muito ruim, se seu celular esquenta, acredite, isso é algo completamente normal hoje em dia. Isso porque os smartphones são, na verdade, uma versão em miniatura de computadores potentes, que oferecem inúmeras funcionalidades (e velocidade também) ao mesmo tempo.

2

Só que, ao contrário dos computadores comuns, o celular esquenta porque não conta com um sistema de refrigeração próprio. É por isso que quando o celular esquenta, ao estar em pleno uso, não se trata de nenhum fenômeno absurdo ou realmente perigoso para o usuário. Pelo menos não hoje em dia.

Alguns smartphones modernos, aliás, podem atingir até 5o graus centígrados facilmente, durante o uso. No entanto, ao invés de pegar fogo, como muita gente imagina, quando o celular esquenta, termômetros internos trabalham para não deixar o aparelho ultrapassar a temperatura limite segura. Caso isso aconteça, o próprio aparelho desliga automaticamente.

Por que, então, o celular esquenta?

Mas, afinal, existe uma resposta exata para explicar porque o celular esquenta tanto? Existe sim. Aliás, são dois fatores decisivos que trabalham na variação da temperatura dos smartphones.

O primeiro deles é eletrônica do aparelho. Isso porque os celulares contam com até 40 milhões de transmissores em seu interior, que funcionam como uma espécie de interruptores que ligam e desligam as funções que utilizamos. Então, à medida que fazemos um uso intenso de suas funções, esses interruptores acabam liberando calor e o celular esquenta.

4

O segundo motivo pelo qual o celular esquenta são as baterias. Isso porque todos os processos de carga e descarga dos smartphones liberam calor, que também é um tipo de energia.

3

O que fazer quando o celular esquenta?

Ao contrário de muitos malucos por aí, que chegam a colocar o aparelho na geladeira quando o celular esquenta, o ideal é mesmo não tomar nenhuma decisão drástica. Isso porque o funcionamento de seu smartphone pode ficar comprometido.

1

No entanto, se você estiver muito incomodado e não conseguir ficar de braços cruzados, o melhor mesmo é fechar alguns aplicativos que não estão sendo usados no momento. E, em último caso, você também pode desligar o celular por alguns instantes, desligando, assim, os transmissores e forçando a temperatura cair.

Mas, só para reforçar, não vá inventar muito. Ok?

E, falando em smartphones, talvez seja a hora de você descobrir também: 10 apps que estão prejudicando seu smartphone agora mesmo.

Fonte: Olhar Digital, BBC