Ciência & Tecnologia

14 tipos de apps que podem prejudicar seu smartphone

Se o seu smartphone está com algum problema, como lentidão ou travamento, está na hora de analisar quais apps você tem baixado.

Você consegue viver sem seu smartphone? E sem os aplicativos que estão nele? Bom, se a resposta for negativa, é melhor você começar a pensar a se livrar de alguns dos mais populares apps para smartphones em nome da “saúde” do seu celular.

Pelo menos é isso que uma pesquisa, realizada pela fornecedora de softwares de segurança AVG, uma das mais famosas do mercado, concluiu. Conforme ela, depois de uma análise que levou em consideração os dados de mais de um milhão de usuários de aplicativos para smartphone, foi possível perceber o quanto alguns apps são prejudiciais para os aparelhos.

Conforme o levantamento, os problemas mais comuns em cada smartphone analisado eram a lentidão. Isso, claro, sem contar no algo consumo de bateria e de dados do smartphone.

No fim das contas, alguns aplicativos podem expor o seu smartphone a problemas como malwares, vírus e até mesmo vazamentos de dados. Entre os vilões, estão apps como aplicativos de antivírus fake, scanner de raio-x e os populares tradutores de animais. Não vai me dizer que caiu nessa, né?

Continua após a publicidade

Infelizmente, não adianta ficar bicudo. Se quiser seu smartphone funcionado em sua potência máxima, com uma duração maior da bateria e da memória, melhor mesmo se livrar dos aplicativos que você está prestes a conhecer.

14 tipos de apps de podem prejudicar ou colocar em risco seu smartphone

1 – Apps para calibrar a bateria do smartphone

15 tipos de apps que podem prejudicar seu smartphone

Continua após a publicidade

Inicialmente, calibrar a bateria pode até parecer uma ideia interessante, mas pode terminar como um verdadeiro pesadelo. Isso porque, apesar de parecer necessário, o app só vai excluir o arquivo batterystats.bin do Android, forçando o sistema a regenerá-lo. No fim das contas, além de ser nocivo para o seu aparelho, ele não vai conseguir calibrar a sua bateria. Enfim, não passa de uma falácia. Fuja de todas as centenas de variações desse aplicativo.

2 – APKs craqueados

15 tipos de apps que podem prejudicar seu smartphone

Continua após a publicidade

Se você é um hacker disfarçado, sabe que existe a possibilidade de baixar apps fora do Play Store no seu Android. Isso permite instalar no celular aplicativos craqueados, que são programas com código modificado. Esses aplicativos são compactados em formato APK e são instalados no Android manualmente, sem a intervenção da segurança da Play Store. Se você faz isso, precisa saber que esses aplicativos podem ser adulterados com facilidade por criminosos. Consequentemente, eles podem infectar o seu smartphone com malware. Quer segurança? Baixe aplicativos no seu telefone apenas pela Play Store.

3 – Apps para desfragmentação de armazenamento

15 tipos de apps que podem prejudicar seu smartphone

O seu smartphone é um PC compacto. A única diferença é que o seu desktop usa disco rígido para armazenar dados, mesmo que tenha um SSD (Solid State Drive) para expandir o espaço de armazenamento. Consequentemente, é preciso usar a desfragmentação, para que haja uma reorganização das unidades e uma melhoria no desempenho.

Já os smartphones com Android tem memória flash NAND de alta velocidade e armazenamento SSD com um controlador embutido. Usar apps de desfragmentação só diminui a vida útil da memória por causa dos ciclos de leitura e escrita desperdiçados. Ou seja, não use apps de desfragmentação.

Continua após a publicidade

4 – Apps para aumentar a memória RAM do seu smartphone

15 tipos de apps que podem prejudicar seu smartphone

Nenhum aplicativo consegue aumentar a memória RAM. Ponto. Na prática, apps que fazem essa promessa apenas simulam o que um PC faz para liberar RAM quando necessário. Mas a memória RAM de um sistema Windows é diferente da do Android. Ou seja, além de desnecessários, esses aplicativos podem comprometer as operações do dispositivo móvel.

5 – Aplicativos com período de testes abusivo

15 tipos de apps que podem prejudicar seu smartphone

Também chamados de Fleecewares, esses aplicativos com funções simples oferecem um período de teste grátis que libera funções extras do app para uso. Quando acaba o prazo de gratuidade, o aplicativo cobra o pagamento de uma assinatura cara. Em resumo, o fleeceware se aproveita do usuário que esquece de cancelar o cadastro antes do fim dos testes, lucrando com as cobranças abusivas. Meu amigo, preste atenção, isso não passa de golpe barato. Não caia nessa.

Continua após a publicidade

6 – Falsos apps antivírus

Antivírus em um PC ou Notebook é realmente necessário, mas em smartphones é discutível. Muitos especialistas acreditam que eles não fazem a mínima diferença em um celular. Sobretudo, é preciso entender que, ao baixá-los no seu telefone, existe uma quantidade gigante de informações que o app terá acesso na hora. Isso porque ele requer autorização de muitos dados do usuário, então fique atento a antivírus desconhecidos.

Dito isso, se mesmo assim você quiser baixar um antivírus no seu celular, escolha antivírus de fabricantes famosas do mercado, e confira as avaliações do aplicativo antes de realizar o download.

7 – Apps que recarregam “chacoalhando” o smartphone

15 tipos de apps que podem prejudicar seu smartphone

Continua após a publicidade

Não existe nenhuma maneira – nenhuma mesmo – de telefones celulares carregarem a bateria ao chacoalhar o dispositivo. Por isso, esse aplicativo é completamente inútil. Além de cansar o seu braço atoa, ele poderá trazer vírus indesejados para o seu aparelho.

8 – Aplicativos para ganhar dinheiro

Aplicativos para ganhar dinheiro podem até parecer atrativos – principalmente se você está com alguns boletos atrasados – mas podem apresentar sérios riscos ao usuário. Isso porque eles podem ter acesso a informações usadas para rastreamento, como localização e acesso à câmera e ao microfone do celular. Se eles cobrarem taxas, pode ter certeza que é golpe.

Também preste atenção em apps que pedem dados como números de cartões de crédito ou de contas bancárias para realizar os pagamentos. Enfim, não baixe esse tipo de aplicativo.

Continua após a publicidade

9 – Scanner de raio-x

15 tipos de apps que podem prejudicar seu smartphone

Se você acha que aplicativos de scanner de raio-x realmente capta o seu interior, me desculpe, mas você é muito ingênuo. Câmeras de celular não tem a capacidade de fazer algo nem perto disso. O que esses apps fazem, na verdade, é enviar imagens parecidas com o que seria o de uma chapa genérica. Então, no fim das contas, esses apps só querem distribuir vírus e pegar os seus dados. Cuidado!

10 – Aplicativos que prometem liberar memória

15 tipos de apps que podem prejudicar seu smartphone

Aplicativos que alegam liberar memória do dispositivo do usuário acabam excluindo aplicativos menos usados do smartphone. Só isso! O recomendado é que o usuário apague manualmente os aplicativos não essenciais, sem envolver terceiros, uma vez que eles podem ter intenções nada nobres para o seu dispositivo.

Continua após a publicidade

11 – Detectores de mentira

Se nem detectores de mentiras tradicionais não conseguem prometer 100% de certeza, por que você acha que um aplicativo de celular conseguiria fazer isso? Amigo, eles estão mentindo para você. Por mais bonita que a interface pareça e mesmo sendo gratuitos, esses aplicativos não são capazes de detectar se alguém está mentindo.

12 – Aplicativos de monitoramento de ciclo

15 tipos de apps que podem prejudicar seu smartphone

Aplicativos para monitoramento de ciclo menstrual precisam de muitas informações pessoais do usuário. Essas informações estarão nas mãos de uma empresa que você não conhece, e usadas só Deus sabe para que.

Continua após a publicidade

Em resumo, essas informações podem ser usadas para afunilar anúncios direcionados às mulheres, ou vendê-los para empresas farmacêuticas. Então é importante verificar as políticas de privacidade praticadas pelo aplicativo antes de baixá-lo. Mas o interessante mesmo, é não usá-lo.

13 – Tradutor da língua animal no celular

A tecnologia andou muito, mas não o suficiente para fazer você conversar o seu cachorro, nem ao menos entender o que ele quer dizer com cada latido. Então, vou repetir: nenhum software é capaz de interpretar gestos ou frequências de miados, latidos, urros, etc. Desculpa, mas não foi dessa vez que seu gato disse “eu te amo”.

14 – Turbinador de Internet

15 tipos de apps que podem prejudicar seu smartphone

Continua após a publicidade

Vou ser bem direto: os turbinadores de Internet pouco ou nada contribuem para sua velocidade de conexão. No fim das contas, eles funcionam apenas como placebos digitais. Então, você já sabe: fica longe e não baixa esse app.

Quais desses aplicativos nocivos você tem em seu smartphone? Então está na hora de fazer uma limpeza no seu aparelho! E, se mesmo assim, você for ficar com algum deles em seu smartphone, é melhor ler esse outro artigo nosso: 10 hacks escondidos no Snapchat que você vai amar.

Fontes: CanalTech e TechTudo

LEIA MAIS

Continua após a publicidade

Tiktok Now: conheça o app que incentiva as fotos sem filtros

WhatsApp: atualização permite esconder o status online no app

WhatsApp testa enquetes em sua próxima atualização

Rappi passa a oferecer HBO max por meio do plano Prime Plus

Continua após a publicidade

Como funciona o WhatsApp Web? Veja como usar a versão para PC

Como usar Whatsapp Web sem celular?

Próxima página »

Escolhidas para você