Curiosidades

Prêmio Nobel 2022: veja quais são os ganhadores

De 3 a 10 de outubro, os Prêmios Nobel foram anunciados em seis categorias concedidas pela 'The Nobel Foundation'. Conheça os ganhadores!

Neste mês de outubro, as academias sueca e norueguesa anunciaram os ganhadores dos Prêmios Nobel de 2022, que são concedidos anualmente pela Fundação Nobel nas categorias de física, química, medicina, bem como literatura, paz e economia.

Os prestigiosos prêmios serão entregues em galas em Estocolmo e na Suécia em dezembro. Os vencedores recebem 10 milhões de coroas suecas, pouco menos de um milhão de euros.

Conheça a seguir os vitoriosos de todas as categorias.

Quais são os ganhadores do Prêmio Nobel 2022?

Ganhadores do Nobel de Física 2022

Alain Aspect, John F. Clauser e Anton Zeilinger por experimentos com fótons emaranhados, estabelecendo a violação das desigualdades de Bell e sendo pioneira na ciência da informação quântica.

Continua após a publicidade

Ganhadores do Nobel de Química 2022

Carolyn R. Bertozzi, Morten Meldal e K. Barry Sharpless pelo desenvolvimento da química do clique e da química bioortogonal.

Ganhadores do Nobel de Medicina 2022

Svante Pääbo por suas descobertas sobre os genomas de hominídeos extintos e a evolução humana.

Ganhadores do Nobel de Literatura 2022

Annie Ernaux “pela coragem e perspicácia clínica com que ela descobre as raízes coletivas, estranhamentos e restrições da memória pessoal.”

Ganhadores do Nobel de Economia 2022

Ben S. Bernanke, Douglas W. Diamond e Philip H. Dybvig pela pesquisa sobre bancos e crises financeiras.

Continua após a publicidade

Ganhadores do Nobel da Paz 2022

Ales Bialiatski, Memorial e Centro de Liberdades Civis. Os laureados com o Prêmio da Paz representam a sociedade civil em seus países de origem. Em suma, eles promoveram o direito de criticar o poder e proteger os direitos fundamentais dos cidadãos, documentando crimes de guerra, abusos de direitos humanos e abuso de poder.

O que os vencedores ganham?

Cada prêmio consiste em uma medalha, um diploma pessoal e uma quantia em dinheiro. Assim, o valor do prêmio Nobel de 2022 será de 10 milhões de coroas suecas (US$ 921.000) para cada categoria de premiação.

História do prêmio

O Prêmio Nobel é um reconhecimento internacional que distingue mulheres e homens que contribuem com seu talento para enriquecer o conhecimento em diferentes áreas científicas e humanísticas.

O Prêmio Nobel recebeu o nome do químico e inventor sueco Alfred Nobel (1833-1896), inventor da dinamite e de 355 outras patentes. Em seu testamento, Nobel dedicou 95% de sua imensa fortuna à criação dos prêmios, como forma de estimular os aspectos mais positivos da inventividade humana.

Continua após a publicidade

Além disso, ele quis limpar seu próprio nome, associado à criação de canhões e outras armas de guerra. Por este motivo, o prêmio é entregue todo dia 10 de dezembro, aniversário da morte de Alfred Nobel.

5 curiosidades sobre o prêmio mais famoso do mundo

1. Atualmente existem seis categorias nos Prêmios Nobel: Física, Química, Medicina, Literatura, Ciências Econômicas e Prêmio da Paz.

2. A lista de indicações para cada prêmio começa em setembro de cada ano, ninguém pode se indicar.

3. Os responsáveis ​​pela lista de indicações são membros das academias, professores universitários, cientistas, ex-ganhadores do Prêmio Nobel e parlamentares, entre outros.

Continua após a publicidade

4. Após receber todas as indicações, os comitês das seis categorias se encarregam de selecionar o vencedor.

5. Por fim, como requisito básico, os selecionados devem ter contribuído com pesquisas ou descobertas em benefício de uma comunidade ou do mundo como um todo.

Fontes: Nobel Prize, Exame, Brasil Escola, Isto é dinheiro

Leia também:

Continua após a publicidade

Conheça o ganhador do premio Nobel mais velho da história

Quem é Maryam Mirzakhani, 1ª mulher a ganhar o Nobel da Matemática?

10 fatos sobre Mikhail Gorbachev, o último líder da União Soviética

As 15 pessoas mais famosas do mundo

Continua após a publicidade

Quem foi Mileva Marić, a esquecida esposa de Einstein?

Max Planck: biografia e fatos sobre o pai da física quântica

Próxima página »

Escolhidas para você