MENU
Quais são os explosivos mais perigosos inventados até hoje?
Os explosivos mais letais criados pelo homem podem fazer um estrago que talvez você não tenha nem noção. Vem conhecer alguns.
Por Toni Nascimento
O homem vive em guerra desde sempre, lutando uns contra os outros. Se é um instinto natural, maldade incumbida ou simplesmente estupidez sem limites, não sabemos exatamente.
Um fato nós temos certeza, tantos conflitos levaram o ser humano a aperfeiçoar cada vez mais suas armas. Isso inclui as armas explosivas.
Nós criamos algumas substâncias químicas altamente explosivas, com um poder de destruição altíssimo. O Segredos do Mundo reuniu as 5 substâncias químicas mais explosivas que nós já criamos.
Quais são os explosivos já criados pelo homem?
1 – TNT
O trinitrotolueno, ou TNT, é um dos explosivos mais populares e poderosos que existem. O químico alemão chamado Carl Häussermann descobriu que o material era explosivo 30 anos depois do ser humano desenvolver ele.
Ele não explode naturalmente, sendo que precisa ser acionado para explodir. Ele é o mais usado em detonações programadas, por ser um dos explosivos mais fáceis de manusear.
2 – RDX
Ciclotrimetilenotrinitramina, ou RDX, é um explosivo baseado na interação de ligações entre átomos de nitrogênio. Quanto mais dessas ligações instáveis, maior o poder de explosão. Ele é mais potente que o TNT, porém, também é muito usado em explosões controladas.
3 -TATP
Triperóxido de triacetona, ou TATP, é uma explosão potente advinda das ligações de átomos de oxigênio fracos e instáveis. Diferente dos demais, ele pode detonar sozinho, tudo vai depender se acontecer alguma pancada nele ou algo do tipo. Ele é tão perigoso, que tem o apelido de “Mãe de Satã”.
4 – PETN
O PETN, ou tetranitrato de pentaeritrina, possui uma grande quantidade de nitroglicerina (também usado para dinamite). Ele é um explosivo mais raro de ser usado, uma vez, que seu material é mais raro e caro.
Ele foi bastante usado durante a Segunda Guerra Mundial, e hoje, em explosões nucleares (testes).
5 – Aziroazida azida
Aziroazida azida é a substância explosiva mais potente já criada pelo homem. Ele possui 14 átomos de nitrogênio, ligados entre si e muito instáveis. Esse tipo de substância não é encontrada na natureza, sendo exclusivamente criada pelo homem.
Ele é tão perigoso, que qualquer contato com ele pode causar uma grande explosão. Por isso, são usadas pequenas quantidades apenas para testes, e com muito cuidado.
Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Como fazer fogo usando uma pilha
Fonte: The Conversation
Imagem: TriCurioso Mercado Livre Guia do Geek