Quais são os significados dos 10 sonhos mais comuns?

Os sonhos, desde os primórdios dos estudos psíquicos são a fundo estudados. O renomado neurologista e pai da psicanálise, Sigmund Freud, dedicou anos de sua vida ao estudo sobre as interpretações dos sonhos.

Para ele o que sonhávamos era a conjuntura dos nossos desejos mais íntimos, com flashs do nosso subconsciente. Com o passar dos anos, a ciência concluiu que para nós ainda é cientificamente impossível, determinarmos o que são os sonhos e seus possíveis significados.

Apesar disso, as interpretações são diversas. Há quem diga que os sonhos podem nos revelar através de metáforas o que irá acontecer no nosso futuro. Outros relacionam os filmes noturnos a revelações religiosas.

Apesar de nada poder ser considerado conclusivo sobre o assunto, é fato que saber quais seriam os possíveis significados dos sonhos, não deixa de ser uma tarefa interessante.

Recentemente o a revista digital americana Mental Floss, reuniu quatro nomes renomados que são autores de obras sobre o assunto – Lauri Loewenberg, Russell Grant, Lauren Lawrence e Ian Wallace.

Juntos eles revelaram quais são suas impressões e interpretações dos 10 tipos de sonhos mais comuns.

Confira só qual foi o resultado:

1- Sonhar que está caindo

Um dos sonhos considerado mais comum, é o sonho de queda livre. Aquele mesmo que geralmente acordamos segundos antes do momento que supostamente encontraríamos o chão.
Segundo as análises de Loewenberg e Grant, esse tipo de sonho indica uma grande quantidade de estresse.

Para eles, esse tipo de sonho ocorre para quem está com muitos problemas, independente da área da vida que seja.

2- Sonhar que os dentes estão moles ou caindo

Apesar de popularmente muita gente relacionar a interpretação desse sonho a presságios de morte. As interpretações dos autores discordam disso.

Para Wallace os dentes equivalem a um símbolo de poder e confiança. Por isso que sonha que está os perdendo, pode estar com a autoestima abalada.

Já o autor Grant vai ainda mais fundo na sua interpretação. Para ele os dentes significam maus presságios.

E sonhar que seus dentes estão moles ou caindo, pode significar que você está com medo de que algo ruim aconteça. Como o fim de um relacionamento ou uma demissão no trabalho por exemplo.

3- Andar nu em público

Entre todos os autores Wallace foi o que mais se aprofundou e realizou pesquisas sobre esse tipo de sonho em específico. Segundo sua pesquisa: “Esse tipo de sonho é comum às pessoas que aceitaram uma promoção, foram para um novo emprego ou que precisam falar em público”.

Ambos os autores entraram em concordância. E por isso podemos concluir que sonhar que se está nu em algum lugar, indica medo e insegurança em si mesmo, perante responsabilidades que envolvem outras pessoas ou públicos.

4- Sonhar que está fazendo uma prova

Sonhar que está fazendo um exame também é outro sonho relativamente comum. Esse sonho segundo os autores é mais comum entre pessoas perfeccionistas, que sempre se colocam sobre extrema pressão.

No caso de adultos, o sonho também está intimamente relacionado ao trabalho. Pessoas que estão sobre muito estresse na área profissional estão mais suscetíveis a ter sonhos como esse.

5- Sonhar com a morte

Sonhar que está morrendo ou que alguém próximo morreu não necessariamente é algo ruim. A interpretação é que quem sonha com isso deseja fortemente que algo se encerre em sua vida.

O sonho também é um sinal de motivação, afinal essa pessoa anseia embarcar em coisas novas, e abandonar aquilo que lhe incomoda em seu presente.

6- Sonhar com celebridades

Segundo os autores, esse é o sonho mais comum entre os seus clientes. No sonho, a celebridade que aparece diz muito sobre o sonhador. Afinal, isso indica quais são os talentos e dons que essa pessoa mais valoriza.

Na prática o sonho com pessoas famosas, indica que o sonhador tem uma necessidade pessoal de ser mais reconhecida.

7- Sonhar que está sendo perseguido

Apesar da sensação do sonho soar como um pesadelo, os autores reforçam que o seu significado é positivo.

O sonho nesse caso, serve para incentivar quem sonha a enfrentar aquilo que está lhe afligindo em vida.

Outro detalhe interessante é que esse sonho é ainda mais comum para mulheres do que para homens.

8- Sonhar que está sendo traído

Muitas pessoas que sonham com essa situação, interpretam o sonho como uma espécie de premonição.

Mas os autores alertam que isso não deve ser tomado como verdade. Segundo Loewenberg: “O sonho de estar sendo traído acontece quando seu companheiro está gastando uma maior parte do seu tempo e atenção com algo que não envolve você”.

Outra informação relevante sobre a interpretação desse sonho em específico é que ele é mais frequente entre pessoas que vivem relacionamentos sem confiança.

9- Sonhar que está atrasado

Quem nunca sonhou que estava atrasado para a escola ou para o trabalho, não é mesmo?

Os especialistas alegam que sonhar com atraso significa que quem sonha mesmo que inconscientemente está se sentindo sobrecarregado. Quem promete mais do que pode cumprir, é mais suscetível a sonhar com atrasos.

10- Sonhar que está voando

Para alguns a sensação é de liberdade e relaxamento, para outros agonia e aflição. Sonhar que está voando sem dúvida é um sonho comum. Mas a sua interpretação é mais tranquila do que muitos imaginam.

Para Wallace, um sonho como esse indica que o sonhador precisa “deixar que as coisas caiam naturalmente em seu devido lugar”. Que tudo se organize e flua naturalmente como deve ser.

Mas e então queridos leitores, teve algum desses sonhos recentemente? Conta isso e muito mais aqui embaixo pelos comentários!

Se você se interessou por esse assunto, descubra também “Quais são os 5 sonhos que toda pessoa ansiosa tem, e o que eles significam”. 

Fontes: MentalFloss