Qual a diferença entre comida de pobre e comida de rico? Por mais que não seja possível ter certeza a “quantas andam” os cardápios pelo mundo a fora, dois fotógrafos, Henry Hargreaves e Caitlin Levin, decidiram pesquisar o assunto. Por causa disso, elas transformaram esse tema em um ensaio fotográfico, chamado Power Hungry (ou Fome de Poder, em português); capaz de nos fazer pensar sobre a desigualdade social planeta a fora.
Isso porque, juntos, os profissionais recriaram, uma forma de representar a base da comida de pobre e de rico, em locais diferentes do mundo, ao longo da história. Assim, em uma só mesa, dividida ao meio, eles colocaram o que as pessoas mais abastadas consumiam ou ainda consomem em suas refeições principais, frente aos pratos modestos e nada fartos, que a parcela menos favorecida da população tinha ou ainda costuma ter em seu dia-a-dia.
Em suma, as fotos funcionam como um grito de alerta à desigualdade social histórica e abrem também nossos olhos para a situação atual. Ou seja, será que mudamos alguma coisa? Afinal, quando tudo ficará igualado?
Confira, portanto, o ensaio fotográfico e perceba a discrepância entre o que ricos e pobres têm, ou tinham, à mesa. Ou seja, ao longo de diferentes momentos históricos mundiais.
Diferenças da comida de pobre e de rico pelo mundo e pela história
Atualmente, na Coréia do Norte – Ricos
Atualmente, na Coréia do Norte – Pobres
França pré-revolucionária – Ricos
França pré-revolucionária – Pobres
Antigo Egito – Ricos
Antigo Egito – Pobres
Império Romano – Ricos
Império Romano – Pobres
Atualmente nos Estados Unidos – Ricos
Atualmente nos Estados Unidos – Pobres
Atualmente na Síria – Ricos
Atualmente na Síria – Pobres
E então, já tinha parado para pensar no assunto?