Saúde

Afinal, qual é a função do apêndice?

A função do apêndice tem sido um mistério, por isso diversos pesquisadores buscam uma resposta sobre o seu papel no corpo humano.

Com cerca de 8 centímetros de comprimento por 4 a 8 milímetros de diâmetro, o apêndice é um órgão em forma de dedo que se projeta do intestino grosso próximo ao ponto onde se une ao intestino delgado, ou ceco.

A função desse órgão vestigial é imunológica, pois faz parte do sistema linfático, uma rede de linfonodos ligados a vasos especiais que transportam a linfa. Este é um líquido rico em glóbulos brancos que ajuda a água e certas proteínas a retornar à corrente sanguínea.

Historicamente, muitas pessoas acreditavam que o apêndice era inútil dentro do corpo, e só servia para causar apendicite.

No entanto, os pesquisadores estão aprendendo que o apêndice pode desempenhar um papel fundamental na saúde. E eles também estão desenvolvendo formas menos invasivas de tratar infecções do apêndice.

Continua após a publicidade

Para que serve o apêndice?

1. Auxilia no sistema imunológico

Nos últimos anos, pesquisas mostraram que o apêndice humano possui células linfóides, que ajudam o corpo a combater infecções. Isso significa que ele desempenha um papel no sistema imunológico.

Desse modo, acredita-se que esteja envolvido em respostas imunes mediadas por células T e células B de origem extratímica. Além disso, diz-se também que produz defesas precoces que ajudam a prevenir infecções graves em humanos.

2. Auxilia no sistema digestivo

De acordo com pesquisadores do Duke University Medical Center, o apêndice tem uma função fundamental: produz e armazena bons micróbios para o intestino humano.

A equipe de cientistas, formada por imunologistas, afirma que nosso sistema digestivo é rico em bactérias que não são apenas inofensivas, mas também nos ajudam na digestão dos alimentos que comemos.

Continua após a publicidade

Esses bons micróbios são frequentemente eliminados do corpo quando sofremos de doenças, como disenteria ou cólera, perturbando assim o sistema digestivo.

Assim, é quando nosso apêndice libera seu reservatório de boas bactérias e “reinicia” nosso sistema digestivo, de acordo com os cientistas.

O que é apendicite?

Quando o apêndice fica inflamado, ocorre uma condição chamada apendicite. Pode levar a peritonite ou ruptura, de modo que a vida da pessoa pode estar em perigo.

Com efeito, a febre é talvez o principal sintoma de quando este órgão está  inflamado. Outro sintomas característicos são: dor muito intensa na parte inferior direita do abdômen, nausea e vômito. Em crianças, a dor pode ser generalizada.

Continua após a publicidade

Como prevenir a apendicite?

A apendicite geralmente não pode ser prevenida; no entanto, há uma série de recomendações e hábitos que podem reduzir o risco de seu aparecimento, principalmente se a pessoa costuma ter dores de estômago, náuseas, etc.

Algumas dessas recomendações são: seguir uma dieta rica em fibras, evitar gorduras trans e animais, açúcares refinados e derivados, álcool, carne vermelha e alimentos processados; praticar exercício físico de forma regular, pelo menos 45 minutos por dia; e incluir na dieta alimentos e sucos naturais, grãos integrais, leite vegetal, limão e laranja ou sementes.

Quando tirar o apêndice?

O diagnóstico da apendicite é clínico, baseado na história clínica e no exame físico do paciente, complementado por exames laboratoriais.

Em caso de dúvida, indica-se o uso de ultrassom e em casos mais difíceis ou se a dúvida persistir, é realizada uma tomografia computadorizada.

Continua após a publicidade

O tratamento da apendicite aguda é cirúrgico: uma apendicectomia de emergência, que pode ser por cirurgia laparoscópica ou aberta e que em ambas as ocasiões consiste na remoção do apêndice cecal, que é a causa desta infecção.

As pessoas podem viver sem apêndice cecal, o que não afeta seu modo e qualidade de vida. No entanto, o atraso no diagnóstico e tratamento pode levar a complicações graves ou resultados fatais.

Bibliografia

MAYO CLINIC. Appendicitis. Disponível em: <https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/appendicitis/symptoms-causes/syc-20369543>.
HEALTHLINE. Everything You Need to Know About Appendicitis. Disponível em: <https://www.healthline.com/health/appendicitis>.
NHS. Appendicitis. Disponível em: <https://www.nhs.uk/conditions/appendicitis/>.

Fontes: Tua Saúde, Ecomax, Toda Matéria

Continua após a publicidade

Leia também:

Onde fica o apêndice? De qual lado do seu corpo ele está?

Pedra na vesícula – O que causa, riscos, sintomas, tratamento, prevenção

10 sinais e sintomas de pedra nos rins

Continua após a publicidade

Pedra nos rins – O que é, causas, sintomas e tratamentos

Por que o intestino é considerado o segundo cérebro? Entenda!

Próxima página »

Escolhidas para você