Qual é o máximo tempo de vida de um ser humano?

Se você pensa que o máximo tempo de vida dos seres humanos é o 100 anos, fique sabendo que nossa existência pode ser estender por, pelo menos, mais 22 ou 25 anos. Pelo menos é isso que garante um estudo realizado, recentemente, nos Estados Unidos.

Conforme dados demográficos de mais de 40 países levados em consideração no estudo, o limite máximo o tempo de vida humana em curso há anos foi atingido na década de 90. Uma senhora francesa, chamada Jeanne Calment viveu 122 anos e um pouco mais de 160 dias.

De acordo com o estudo, a tendência, naquela década, é de que as pessoas mais velhas do mundo não ultrapassassem os 115 anos. A explicação para isso, segundo os pesquisadores, é que as pessoas não estão envelhecendo mais como antes, devido ao acesso facilitado a assistência médica, à nutrição e às melhores condições de vida. Estes fatores, aliás, devem continuar aumentando o tempo de vida das pessoas nas próximas décadas.

Vovó cospe dentadura ao assoprar vela do bolo de seu aniversário

O tempo máximo de vida vai aumentar?

Mas, apesar da notícia ser animadora, os cientistas garantem que nem tudo é tão perfeito assim. Conforme o coautor do estudo, Brandon Miholland, do Albert Einstein College of Medicine, é possível que muita gente tenha uma vida ligeiramente mais longa que os ditos 115 anos, no entanto, as chances do tempo de vida humana ultrapassar os 125 anos são ridiculamente pequenas: uma em 10 mil.

5

O cientista explica que embora a expectativa máxima de vida humana tenha aumentado desde a década de 1970, agora parece que este tempo máximo atingiu um limite. Para ele, e conforme relatado no estudo, as evidências sugerem que pode haver um limite biológico para o tempo de vida dos seres humanos, mesmo com todo o otimismo da medicina e as melhores condições de vida com a qual contamos.

3

Elixir da vida

Para Miholland, aliás, a única forma de ultrapassarmos esse novo máximo tempo de vida que parece estabelecido é por meio da intervenção da medicina. Mas, a menos que os médicos encontrem um “elixir da vida”, algo diferente de tudo já visto até aqui, é possível que nosso tempo máximo de vida não ultrapasse os 115, 125 anos.

1

Ah, gente, está bom, não? E, se você quiser chegar pelo menos mais perto dos tal limite máximo de vida que acabamos de citar é melhor você ler esta outra matéria: 11 truques infalíveis que podem salvar sua vida algum dia.

Fonte: Exame