Ciência & Tecnologia

Quando o celular foi inventado? E quem o inventou?

O celular foi inventado em 1973, porém, ele é completamente diferente daquele que conhecemos hoje. Conheça essa história!

Atualizado em 25/02/2019
Por Toni Nascimento

Hoje é quase impossível imaginar como seria a nossa vida sem o celular. Alguns estudiosos, afirmam que o objeto já pode ser considerado uma extensão do nosso corpo. Mas, se atualmente ele é tão essencial, como as pessoas viviam sem ele a (por incrível que pareça) poucas décadas atrás?

As gerações mudam, e com elas, as necessidade e prioridades. Mas se você acha que a chegada do celular na sua vida foi rápida, como uma invenção instantânea, está redondamente enganado.

A tecnologia necessária para criar um celular (e um celular, na teoria) saiu em 16 de outubro de 1956, e o telefone móvel com essa tecnologia em 3 de abril de 1973. Quer entender mais? Te explicamos.

Ericsson MTA

Primeiro telefone móvel, o celular foi inventado em 1973

A Ericsson, em 1956, usou as tecnologias desenvolvidas até aquele momento para lançar a primeira versão do celular, chamado de Ericsson MTA (Mobilie Telephony A). Era realmente uma versão bem rudimentar, totalmente diferente do que conhecemos hoje. O aparelho só era móvel se fosse levado em um carro, porque pesava quase 40 quilos. Além disso, o custo de produção também não facilitava sua popularização. Ou seja, a versão nunca pegou no gosto do povo.

Em abril de 1973 a Motorola, concorrente da Ericsson, lançou o Dynatac 8000X, um celular portátil com 25 cm de comprimento e 7 cm de largura, pesando  1 quilo, com uma bateria que durava 20 minutos. A primeira chamada telefônica de um celular móvel, foi feita de uma rua em Nova Iorque pelo engenheiro eletrotécnico da Motorola, Martin Cooper, para seu concorrente, o engenheiro Joel Engel, da AT&T. A partir daí Cooper passou a ser considerado o pai do celular.

Demorou seis anos para os telefones celulares começarem a funcionar no Japão e na Suécia. Nos EUA, apesar de ser o país sede da invenção, o funcionamento só começou em 1983.

Lançamento no Brasil

Primeiro telefone móvel, o celular foi inventado em 1973

O primeiro celular do Brasil foi lançado em 1990, chamado Motorola PT-550. Ele foi vendido inicialmente no Rio de Janeiro e logo depois em São Paulo. Por causa do atraso, ele já chegou mais atrasado. Desde o lançamento, o celular no Brasil já passou no Brasil por 4 gerações:

  •  1G: a fase analógica, dos anos 1980;
  •   2G: Início dos anos 1990, usava os sistemas CDMA e TDMA. Também é a geração dos chips, o chamado GSM;
  •  3G: a atual geração de celulares em boa parte do mundo, operando desde o final dos anos 1990, possibilitou o acesso a internet entre outras funções digitais avançadas;
  • 4G: atualmente em desenvolvimento.

Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Como descobrir se você está sendo rastreado pelo celular

Fonte: Tech Tudo

Imagem: Manual dos Curiosos

Próxima página »

Escolhidas para você