Ciência & Tecnologia

Como descobrir se o seu celular está sendo rastreado?

Notou interferências estranhas em suas ligações? Anda desconfiado que estão lhe vigiando? Você pode estar sendo rastreado pelo celular.

Existem diferentes formas de como descobrir se o seu celular está sendo rastreado. Em geral, as pessoas que invadem os sistemas dos celulares alheios utilizam malwares para conseguir as informações pessoais das vítimas.

Entretanto, é possível descobrir se o celular está ou não sendo rastreado por meio de alguns códigos e algumas diferenças no funcionamento do seu aparelho.

Portanto, se você estiver desconfiado de que tem alguém vigiando você, a melhor forma de se proteger é desvendando esse mistério. Assim, neste artigo, aprenda como descobrir se o seu celular está sendo rastreado.

Como descobrir se o seu telefone está sendo rastreado

1. *#21#

Primeiramente, esse código permite descobrir se as ligações, mensagens e demais dados estão sendo encaminhados a outro número. Além disso, aponta o número para o qual essas informações estão sendo desviadas.

Continua após a publicidade

Aliás, esse tipo de rastreamento concede acesso aos seus horários, itinerários, pessoas com quem você mantém contato. Também conta com seus dados financeiros e todo o tipo de informação que você possa imaginar ficam vulneráveis, se você não tomar providências.

2. *#62#

Já esse é um código para descobrir o destino das informações quando alguém não consegue entrar em contato com você.

Continua após a publicidade

Acima de tudo, o certo é que o desvio habilitado seja um dos números de sua operadora. Enviá-lo para caixa postal, portanto, é o melhor método.

3. ##002#

Inicialmente, esse código desabilita todo tipo de desvio que possa existir em seu telefone. Ele é muito útil, especialmente, quando você estiver em área de roaming, uma vez que as ligações encaminhadas para a caixa de mensagem deixarão de ser cobradas.

Continua após a publicidade

4. *#06#

Com esse código, por sua vez,  você pode descobrir o Identificador Internacional de Equipamento Móvel, o IMEI. Isso permite que você localize seu aparelho, caso ele seja roubado ou perdido.

Isso é possível, visto que cada celular transmite esse código automaticamente, mesmo se houver uma troca de chip, por exemplo.

Além disso, se você tiver acesso a essa informação do seu telefone, será possível conferir, por meio deste link, qual a marca do seu celular, o modelo e também a ficha técnica e assim por diante.

Para rastrear localizações ou descobrir se está sendo rastreado

Da mesma forma, alguns códigos especiais podem ajudar você a descobrir se tem alguém rastreando suas localizações… e servem também para descobrir a localização de outras pessoas. Mas, para que eles funcionem, é preciso baixar um aplicativo chamado Netmonitor.

Continua após a publicidade

A seguir, com o app em mão, os códigos necessários são estes:

  • Para iPhone: *3001#12345#*
  • Para Android: *#*#4636#*#* ou *#*#197328640#*#*

Inicialmente, a primeira coisa a se fazer é entrar em UMTS Cell Environment, depois em UMTS RR info e anotar os números de Cell ID (CID) que o aplicativo indicará.

Esses são os números das estações básicas situadas perto de onde você está. Seu próprio celular vai se conectar à que oferecer um sinal melhor.

O segundo passo é ir ao menu principal, acessar MM info. Em seguida, vá até Serving PLMN e também anote os números de Local Area Code (LAC).

Continua após a publicidade

Por fim, quando tiver esses dois dados, vá até este link e, então, você poderá rastrear a localização no mapa da estação básica à qual seu celular está conectado.

Como saber se você está sendo rastreado pelo celular?

A seguir, estão alguns sinais que ajudam descobrir se o seu telefone está sendo monitorado. Além disso, com essas informações você pode tomar as medidas necessárias e proteger sua privacidade, bem como seus dados pessoais.

1. Aplicativos indesejados no celular

Se, de repente, você encontrar alguns aplicativos em seu telefone que não foram baixados por você, é possível que seu telefone tenha sido adulterado.

Nesse caso, um aplicativo indesejado pode ser um método de espionagem que se disfarça como qualquer outro, sem que você note sua presença no celular.

Continua após a publicidade

2. Superaquecimento do celular

O aplicativo de espionagem também é capaz de rastrear a localização do seu dispositivo em tempo real. E, para isso, utiliza o funcionamento do GPS, que pode levar ao superaquecimento do aparelho.

Assim, se você notar uma temperatura mais alta no seu celular, fique atento!

3. Mau funcionamento do celular

Se o seu dispositivo começou a funcionar incorretamente, de repente, é provável que ele esteja sendo monitorado. Uma tela azul ou vermelha piscando, configurações automatizadas, dispositivo que não responde, etc. podem ser alguns sinais de que você está sendo rastreado.

4. Ruído de fundo ao fazer chamadas

Alguns dos aplicativos de espionagem podem gravar as chamadas feitas no telefone. Para ter certeza, ouça com atenção ao fazer uma chamada. Se houver um leve ruído ou eco de fundo, é possível que seu telefone esteja sendo monitorado.

Continua após a publicidade

5. Histórico estranho do navegador

Verifique a navegação do seu telefone para saber se ele está sendo monitorado. Veja se alguém abriu links desconhecidos e os usou para baixar o aplicativo de rastreamento ou espionagem em seu dispositivo.

6. Consumo alto dos dados móveis

Alguns os aplicativos de rastreamento utilizam a internet com intuito de compartilhar as informações da vítima. Se você suspeitar que esse rastreamento esteja acontecendo, observe as configurações do seu celular e o relatório do consumo de dados.

No caso de haver picos de consumo, pode ser você seja vítima de espionagem.

7. Consumo excessivo anormal da bateria

Para considerar esse fator válido, é necessário que o usuário analise de que forma vem usando seu celular e se esse consumo rápido não é motivado por isso.

Continua após a publicidade

Caso a duração da bateria tenha abaixado, mesmo que o uso se mantenha igual, pode ser que seu dispositivo esteja sendo alvo de espionagem, já que essa atividade demanda muita energia de seu aparelho.

Como proteger seu celular de ser rastreado?

Se você ficou preocupado com essas inúmeras possibilidades de espionagem e usa um Android, a dica é para que você tenha um antivírus.

Certamente, isso irá ajudar a verificar seu celular periodicamente para encontrar eventuais vírus, já que eles fazem uma série de fotos do espaço ao seu redor, usando a própria câmera do seu celular.

Então, ele cria modelos em 3D do ambiente e envia seus dados, junto com as senhas e informações do smartphone aos hackers mal-intencionados.

Continua após a publicidade

Outras recomendações

Outra dica importante é restringir o tipo de conversa e dados compartilhados pelo celular (em ligações ou por mensagens) para evitar ser rastreado. Da mesma forma, ser criterioso sobre a divulgação de seu número é um bom tipo de precaução.

Não instale aplicativos desconhecidos em seu celular e também é importante ter prudência ao abrir links desconhecidos.

Lembre-se de que cabos que não sejam os seus também devem ser evitados. Acima de tudo, porque eles podem roubar seus dados ou transmitir arquivos suspeitos para seu aparelho.

Por fim, falando nos perigos de você ser rastreado pelo celular, que tal aprender usar esse recurso para o bem? Aprenda, nessa outra matéria, como transformar seu celular velho em um possante novamente.

Continua após a publicidade

Fontes: Tech Tudo, Sempre Update, Canal Tech.

Próxima página »

Escolhidas para você